carrinho
home blog empreendedorismo 8 características de um bom gestor
dica varejo

8 características de um bom gestor

liderança, negócio, varejo

Imagem vista de cima de seis braços juntando as mãos em cima de uma mesa de madeira com artigos de trabalho sobre ela, como um caderno, folhas e um notebook.

As características de um bom gestor dependem da área a ser liderada, e é certo que a tarefa de gerenciar um time ou uma empresa não está entre as coisas mais fáceis a serem feitas, mas não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Além dos desafios do dia a dia da própria gestão, as características de um bom líder precisam incluir um bom controle emocional para liderar pessoas, seus conflitos e suas particularidades. 

Não existe uma regra matemática para esse tipo de situação, mas as constantes mudanças e atualizações no mercado e seus reflexos no mundo corporativo vêm fazendo com que seja exigido, cada dia mais, um desempenho acima da média para liderar uma empresa.

A responsabilidade é grande, uma vez que essa atividade é indispensável para garantir o sucesso do planejamento de ações que trarão os resultados desejados pelas empresas

Confira, neste artigo, 8 dicas que podem ajudar o trabalho de um gestor a ser ainda melhor:

Qual a importância de um bom gestor para uma empresa?

Imagem de uma mulher com os braços cruzados e sorrindo. Ao fundo, há um grupo de pessoas em um ambiente de trabalho ao redor de uma mesa com computadores, canecas e cadernos.
Um bom gestor é importante para refletir a ideologia e a postura da organização dentro do ambiente de trabalho.

Um gestor de excelência tem como responsabilidade uma das fases mais importantes do processo produtivo de uma empresa: a etapa final. Em outras palavras, um bom gestor tem em suas mãos o poder de decisão acerca da qualidade de produtos ou serviços que serão comercializados pela companhia.

Dominar conceitos de inteligência de mercado são algumas das principais características de um bom gestor, já que ele pode e deve compreender as estratégias que vêm dando certo e errado na concorrência e quais são os principais desejos e mudanças nos hábitos de consumo dos clientes

Cabe a um bom gestor determinar os padrões de qualidade da sua empresa, analisar os testes e feedbacks sobre determinado produto, dar suporte para times e, muitas vezes, supervisionar o trabalho até mesmo de outros gestores de múltiplas equipes ? como a comercial, a de marketing e a de tecnologia.

Mesmo os gestores responsáveis por apenas uma área da empresa precisam contar com as expertises necessárias para liderar, pois o desempenho da equipe por ele liderada impacta diretamente nos resultados finais de toda a empresa.

Conheça 8 características de um bom gestor

Agora que você sabe a importância de ser um bom gestor, fique atento nessa lista de competências que são essenciais para gerir um time ou empresa!

1. Proatividade

Dentre as características de um bom gestor, a proatividade é uma das mais importantes, uma vez que um líder eficiente não pode se deixar vencer pelo comodismo e pela apatia

Pense em um colaborador que só pensa mediante cobrança de uma terceira pessoa e trabalha de maneira reativa, buscando somente um aumento salarial. Esse, certamente, não é o perfil de alguém que deseja aprender como ser um gestor de sucesso.

Um líder para ninguém botar defeito é proativo e está em constante melhora, em busca de novas informações, aprimoramento de habilidades e tentando capturar oportunidades para fazer a roda girar.

Gestores eficientes estimulam seus funcionários a produzirem sempre mais e melhor. Além do mais, ele também conta com uma visão ampla e estratégica para alavancar o próprio crescimento profissional, não permitindo que a própria carreira se torne obsoleta.

2. Saber liderar

Imagem de cinco pessoas apoiadas em frente a uma grande janela, durante o dia. A pessoa ao meio, tem um notebook em seu colo e aponta para a tela enquanto todos observam.
Um bom gestor deve ser aquele que dá suporte ao trabalho da equipe.

Embora pareça um pouco óbvio, a liderança de pessoas é uma das características de um bom gestor mais difícil de se encontrar. O senso de liderança não envolve tão somente cumprir a hierarquia, supervisionando a equipe e cobrando resultados.

Uma boa liderança é aquela que mobiliza os colaboradores para um objetivo comum e que permite a troca de experiências, de sugestões e de habilidades

Liderança não tem a ver, necessariamente, com uma posição de poder, mas sim de persuasão e influência através de uma comunicação assertiva com seus subordinados, na exposição das ideias e na busca por soluções.

3. Cultura de feedback

A imagem mostra um homem e uma mulher de frente para o outro separados por uma mesa de madeira, apertando as mãos, representando gestor e funcionário. Eles estão ao lado de uma grande janela e em cima da mesa há um notebook, uma prancheta e alguns cadernos.
A prática do feedback é importante para dar retorno ao funcionário sobre seu desempenho.

A cultura do feedback precisa ser uma prática constante na rotina de um bom gestor. 

Colaboradores precisam, em geral, de um líder motivador, que estimule na busca de resultados, mas que também saiba dizer o que a equipe precisa fazer para melhorar, além de estar aberto a críticas.

Um canal de diálogo verdadeiramente aberto e transparente é uma excelente estratégia de aperfeiçoamento do trabalho, tanto individual quanto coletivo. Isso porque é também uma forma de estimular e engajar o colaborador e o próprio gestor.

4. Maturidade profissional

Uma das principais características de um bom gestor é o comprometimento com o sucesso dos projetos, com a missão e com os valores da empresa

Vestir a camisa não significa apenas representá-los, mas também aplicá-los no dia a dia do ambiente de trabalho. 

5. Inteligência emocional

Ter autocontrole pode ser uma tarefa dificílima em um ambiente de trabalho, mas imprescindível para que a roda do seu negócio gire de maneira harmônica

E por isso, muito se fala que aqueles que desejam saber como ser um gestor de sucesso precisam dominar o conceito de inteligência emocional. Para tanto:

  • Domine suas emoções;
  • Aprenda a lidar com os sentimentos negativos;
  • Analise o próprio comportamento;
  • Faça autocrítica;
  • Não tenha medo de se expressar;
  • Desenvolva o dom da empatia;
  • Tenha resiliência.

6. Gerenciamento de crises e de conflitos

Os conflitos fazem parte da rotina de qualquer ambiente de trabalho e saber lidar com eles de maneira edificante é uma das principais características de um bom gestor. 

O trabalho em conjunto é indispensável para o sucesso dos projetos, e para que ele tenha êxito, as relações interpessoais precisam ajudar para que o ambiente laboral seja harmônico.

Como já mencionado, a empatia precisa fazer parte das atribuições de um gestor de sucesso, para que ele se coloque no lugar de seus liderados e compreenda cada ponto de vista. 

Saber ouvir é o primeiro passo para resolver insatisfações e colocar uma pedra em situações desgastantes e desagradáveis.

7. Controle de processos e de pessoas

Outra das características de um bom gestor é saber negociar e delegar as funções para os liderados de maneira segura, que demonstre confiança e respeito pelo trabalho de cada um. 

Isso tudo sem deixar de lado o controle e acompanhamento do desenvolvimento de cada projeto e de cada funcionário ? do estagiário ao analista sênior.

Agir para que as entregas sejam feitas dentro do prazo estipulado e saber quais são as devidas alterações no percurso que precisam ser feitas fazem parte da rotina de um bom líder

Resumidamente, um gestor eficiente é o agente estratégico e catalisador de pessoas, ações e processos em constante movimento.

8. Planejamento é a palavra-chave

Na imagem é possível ver uma mulher vestindo roupa social em frente a uma mesa com artigos de trabalho sobre ela, como cadernos, folhas, um tablet e também uma xícara de café.
 O planejamento de um gestor consiste em traçar os caminhos para alcançar um objetivo, passando por possíveis cenários.

Sem dúvidas, não podemos encerrar essa lista de dicas das características de um bom gestor sem mencionar a capacidade analítica e estratégica de planejar

E esse planejamento passa pela admissão de novos colaboradores, pela resolução de conflitos e pelo foco em ganhos e resultados.

Toda a estratégia de negócios executada é um elo entre as partes envolvidas no processo de produção de um negócio. Sua importância é tamanha que o planejamento é a ponta do iceberg do bom desempenho e do faturamento saudável de qualquer empresa.

Agora que você já entendeu quais são as principais características de um bom gestor, é hora de tentar aplicá-las em busca de novos resultados para a sua empresa!
E se você chegou até aqui de olho em aprender como ser um gestor de sucesso e quer ler mais conteúdos sobre gestão e empreendedorismo, acesse o nosso blog e leve a administração do seu negócio para outro patamar!

publicado em empreendedorismo.

tags liderança, negócio, varejo.

assuntos relacionados
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais