carrinho
home blog empreendedorismo Comunicação assertiva: como desenvolver essa habilidade
dica varejo

Comunicação assertiva: como desenvolver essa habilidade

comunicação, negócio

Imagem de cinco pessoas sentadas em volta de uma mesa em ambiente de trabalho. Em cima da mesa há um notebooks e muitas xícaras. Todos têm aparência feliz e vestem roupa social.

Você já ouviu falar em comunicação assertiva? Trata-se de uma das principais habilidades que precisam ser adotadas por qualquer profissional de sucesso. 

Essa competência demonstra qual o nível de inteligência social de um colaborador ? ou seja, sua capacidade de se comunicar com os outros e de fisgar a colaboração dos colegas de trabalho.

Além do mais, a comunicação assertiva é aquela em que conseguimos transmitir as informações com transparência, dinamismo e reciprocidade, podendo então conquistar o retorno desejado. 

Quando bem aplicada, a habilidade é capaz de criar um canal aberto dentro de qualquer equipe, permitindo um diálogo maior entre as partes, favorecendo também a intercolaboração.

Para que você entenda como dominar as estratégias da comunicação assertiva com eficiência, selecionamos algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia. Confira!

Afinal, o que é comunicação assertiva?

Cinco pessoas em frente a uma mesa olhando para um notebook com aparência feliz. Estão em uma sala fechada, e atrás deles há uma grande janela de vidro com luz natural iluminando o ambiente.
Para empresas, é essencial poder contar com profissionais que dominem a comunicação assertiva.

Assertividade está associada à firmeza e segurança nas ações praticadas. Resumidamente, uma comunicação assertiva exige do profissional que seja mais do que um mero orador, mas sim um excelente comunicador.

Para as empresas, em geral, é importante contar com profissionais que dominem a comunicação assertiva, uma vez que eles conseguem se posicionar de maneira clara, coesa e concisa, sem ferir ou atravessar os direitos e individualidades dos colegas.

Tal habilidade é tão valorizada pelas empresas em razão das falhas de comunicação serem alguns dos principais gargalos que atrapalham o sucesso de muitas organizações. 

Quando funcionários e equipes não são capazes de compartilhar informações corretamente, podem surgir dificuldades nos relacionamentos, nas operações de processos e na execução das demandas – sem falar nas boas práticas com os clientes que são fundamentais.

Consequentemente, as ações acabam sendo mal desenvolvidas, impedindo que os times entreguem os resultados esperados. Muitas vezes, atribui-se às falhas de processos a outros gargalos, mas na maioria dos casos, o problema é a falta de uma comunicação assertiva.

É preciso saber se expressar tanto de maneira verbal, como não verbal para que as relações interpessoais das empresas sejam exitosas.

Principais características de uma comunicação assertiva

Uma mulher e um homem olhando para um fichário com folhas e rindo. Os dois estão sentados em frente a uma mesa, em ambiente fechado e vestem roupas sociais.
A comunicação assertiva é fundamental para o crescimento profissional e também pessoal.

A comunicação é uma ampla e complexa ferramenta que ajuda no desenvolvimento do relacionamento entre as pessoas, nos âmbitos social, político, empresarial, cultural ou afetivo. 

Apesar de intrincada, existem alguns fatores que podem influenciar na sua eficiência. Dentre os principais traços da comunicação assertiva, podemos elencar:

  • Inteligência emocional: controlar emoções que possam sabotar um momento racional, em que o respeito à troca de visões conflitantes precisa prevalecer;
  • Prestar atenção nos gestos: a comunicação é também não verbal, e é preciso tomar cuidado para transmitir exatamente o que você expressa no gesticular;
  • Sentimentos honestos: suas palavras precisam expressar a emoção que você, efetivamente, deseja transmitir;
  • Motivação: uma comunicação não assertiva dificulta a concretização de metas e pode prejudicar a produtividade e a motivação dentro do ambiente de trabalho;
  • Respeito: o cuidado com o que se fala deve ser redobrado, evitando piadas e comentários que soem desagradáveis, preconceituosos ou indelicados.

Dicas para adotar uma comunicação assertiva

A imagem mostra algumas pessoas em uma sala fechada, sentadas ao redor de uma mesa, com notebooks e xícaras sobre ela. Todos estão sorrindo e olhando para uma única pessoa na ponta da mesa. 
A comunicação assertiva é baseada no equilíbrio!

Além das características que citamos, existem outras questões que devemos abordar quando falamos em comunicação assertiva. 

Dentre elas, podemos destacar que o exemplo precisa ser dado. De nada adianta determinar o que todos devem fazer, se você não demonstra, na prática, que também segue por esse mesmo caminho. 

Além do mais, quando citamos a questão do respeito, precisamos olhar o outro lado da moeda. Em casos de comportamentos inadequados, é preciso saber ponderar e manifestar sua insatisfação com a situação, de maneira que a pessoa entenda que o alvo da crítica é o seu comportamento, e não ela em si.

Quando envolvemos um determinado lado de uma situação, personalizando um problema, é possível que consigamos apenas levar constrangimento e violência para rebater uma fala ou comportamento problemáticos.

A assertividade na comunicação também precisa ser utilizada para que se chegue mais facilmente a solução de um problema, aumentando assim a motivação no ambiente laboral e abrindo espaço para que todos se sintam confortáveis para expressar seus posicionamentos e ideias.

Aplicando a comunicação assertiva no dia a dia

Em uma sala fechada com grandes janelas, há quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa com artigos de trabalho sobre ela, como agenda, caneta e xícaras. Todos estendem a mão para cima e encostam-a uns nos outros enquanto sorriem.
Um líder que domina a comunicação assertiva é alguém que as pessoas desejam trabalhar.

Para se aperfeiçoar na comunicação assertiva e aplicá-la no cotidiano, é preciso praticar a empatia. Quando você observa e identifica as pessoas ao seu redor e a forma como elas preferem ser acessadas, você demonstra um senso empático e abre margem para uma troca de informações mais clara e direta.

Outra estratégia é saber dominar a comunicação não verbal, pois grande parte dos gestos, posturas e sinais humanos demonstram aquilo que a fala não registra. E saber fazer essa leitura é fundamental para garantir uma comunicação assertiva.

Também é preciso prestar muita atenção à própria fala e tom de voz. Você já parou para se questionar se a maneira como você se expressa é apropriada? 

Em diversas ocasiões, acontece de não avaliarmos se estamos sendo assertivos ou ofensivos ao fazer determinado apontamento. E tudo isso se torna ainda mais delicado em um universo como o corporativo.

A falta de tato pode abrir margem para que críticas e frases de duplo sentido sejam avaliadas de uma maneira errada e soe até mesmo como desrespeito. É possível ser firme e objetivo sem ser agressivo

Troque a ordem das palavras quando for possível para que as expressões não sejam excessivamente rebuscadas. O conteúdo que você deseja transmitir precisa estar acima.

Saber o momento certo de se passar uma informação também é uma característica indispensável para quem deseja dominar a comunicação assertiva. Muitas vezes, embora o que você tenha a dizer seja importante, é preciso sentir antes se aquele é o momento e o lugar corretos para se falar. 

A falta de sensibilidade pode te levar a se comprometer por não saber a hora certa de falar ou de não falar.

Também é muito importante que você saiba ser um bom intermediador, pois comunicação assertiva envolve não só se expressar, mas mediar o diálogo entre pessoas que pensam de maneira antagônica. E manter um ambiente de harmonia e respeito em que a opinião pode ser diversificada e plural é um dos grandes pilares dessa habilidade.

Por fim, é preciso também buscar a constante evolução na sua capacidade de comunicação e de melhoria nas relações interpessoais – invista em autoconhecimento sempre. Ao aplicar essas práticas, é possível começar a exercer a comunicação assertiva que trará à sua carreira um novo status.

Se você gostou do conteúdo e deseja aprender mais dicas sobre gestão e empreendedorismo, acesse agora mesmo os outros textos do nosso blog, sempre focados em dicas fundamentais para toda pessoa que deseja se destacar no universo corporativo!

publicado em empreendedorismo.

tags comunicação, negócio.

assuntos relacionados
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Uma vendedora de uma loja de cosméticos mostrando um hidratante para outra mulher, provavelmente uma cliente.Uma vendedora de uma loja de cosméticos mostrando um hidratante para outra mulher, provavelmente uma cliente.

atendimento, empreendedorismo

Tudo o que você precisa saber sobre vendas e negociação!

Entender sobre vendas e negociação é uma habilidade fundamental para todo e qualquer comerciante. Isso porque nem sempre o cliente ou fornecedor estará seguro sobre a compra logo de cara. Ou, então, porque ele estará disposto a tentar baixar o preço o máximo possível. Sendo assim, conseguir convencer a pessoa sobre as qualidades do seu […]

ver mais
Imagem vista de perto das mãos de um líder em volta de pequenos bonecos de madeira representando pessoas.Imagem vista de perto das mãos de um líder em volta de pequenos bonecos de madeira representando pessoas.

empreendedorismo, negócio

5 dicas de liderança infalíveis para pequenas empresas

Ser um líder eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. No entanto, a liderança em pequenas empresas pode ser particularmente desafiadora, pois geralmente envolve a gestão de um número limitado de funcionários e recursos limitados. É importante, portanto, que os líderes de pequenas empresas desenvolvam habilidades sólidas e implementem […]

ver mais