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Conheça 5 boas práticas de atendimento e fidelização dos clientes

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Conhec?a 5 boas pra?ticas de atendimento e fidelizac?a?o dos clientesConhec?a 5 boas pra?ticas de atendimento e fidelizac?a?o dos clientes

Atualmente, com o mercado em constante expansão, é importante encontrar maneiras de manter seus clientes comprando com você. Veja a seguir 5 dicas que vão te ajudar a melhorar seu atendimento e fidelizar seus usuários!

1. Conheça seu público

É fundamental entender seu cliente, não apenas sua necessidade como consumidor, mas também por qual momento ele está passando. Um bom atendimento começa com simpatia, mas não para por aí. A partir do momento em que você compreende os anseios de seu comprador fica mais fácil de entregar um atendimento de qualidade, trazendo assim, credibilidade para sua empresa. 

2. Treine sua equipe

Com uma equipe qualificada, atender seu público com qualidade vira uma tarefa simples. Não é preciso muito para alcançar a excelência, com um time que conheça muito bem os produtos da empresa, cursos, treinamentos e materiais didáticos você já irá notar a diferença na hora do atendimento.

3. Comunique-se corretamente

Descomplique! Falar de maneira complicada com o consumidor pode prejudicar o entendimento e, em alguns casos, causar constrangimento. O indicado é se comunicar de maneira prática e fácil para que todos os públicos compreendam. Por exemplo, caso seu público não seja extremamente específico, evite usar expressões técnicas que poucas pessoas conhecem. 

4. Utilize a comunicação S.C.O.T

O S.C.O.T é o que sustenta um bom atendimento. Ele é um acrônimo e seus elementos são: 

  • Segurança, responsável por transmitir confiança ao cliente.
  • Clareza e Objetividade, para passar a mensagem de maneira com que todos entendam. 
  • Transparência, para prometer ao consumidor apenas aquilo que você pode entregar. 

5. Não esqueça do pós-venda

Será que meu cliente ficou satisfeito? Essa é uma das perguntas mais importantes que devemos fazer. A etapa do pós-venda contribui muito com a fidelização do cliente, por isso insira métodos para coletar de feedbacks, esclarecer de dúvidas e atender as reclamações. Assim, você supera as expectativas de seus consumidores. 

publicado em empreendedorismo.

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