carrinho
home blog empreendedorismo 10 dicas para empreendedores iniciantes
dica varejo

10 dicas para empreendedores iniciantes

Inovação, negócio, varejo

Imagem de uma mulher em frente a uma porta azul, segurando uma placa que diz ?bem-vindo, estamos abertos?, em inglês. Ela veste um avental e está com expressão contente.

Dar início a um projeto com fins lucrativos é um dos grandes desafios que muitos brasileiros têm enfrentado nos últimos anos. No entanto, com o aumento do número de novos negócios, a quantidade de obstáculos para uma nova empresa dar certo também se torna maior. 

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para empreendedores iniciantes que queiram prosperar. Acompanhe a seguir!

Principais dificuldades enfrentadas por empreendedores 

São muitas as razões pelas quais as pessoas têm se interessado, cada vez mais, em empreender no Brasil. Seja o desejo por autonomia e estabilidade, a dificuldade em conquistar uma boa colocação profissional ou a baixa capilaridade salarial das vagas disponíveis. 

Independentemente do motivo, os empresários enfrentam algumas dificuldades durante essa jornada. Por isso, as dicas para empreendedores são necessárias até mesmo para quem já tem experiência.

Algumas das principais dificuldades encontradas pelos novos empreendedores são:

  • Inadimplência, uma vez que o índice já chegou a 62,8% em 2019, o que exige da organização um plano financeiro eficaz;
  • O cálculo de custos implicados para saber quanto é necessário ter no capital de giro;
  • Trabalhar a solidão e a inexperiência através de cursos de capacitação;
  • Criar uma rede de networking;
  • Fazer com que sua empresa se torne conhecida no mercado, fidelizando os clientes.

Conheça 10 dicas para empreendedores iniciantes

Para te ajudar a superar os desafios ao empreender, separamos algumas dicas essenciais para o seu negócio prosperar. 

1. Empreenda o quanto antes

A imagem mostra uma mulher em frente a uma arara de roupas, olhando e conferindo as roupas nos cabides, enquanto segura uma prancheta. Ao fundo, há uma parede branca e no canto direito há uma pequena mesa com revistas e plantas sobre ela.
Empreendedores que começam cedo têm mais chances de terem negócios bem sucedidos!

Com o mercado cada vez mais competitivo, é difícil que uma empresa dê certo logo no início. Em geral, é preciso de alguns anos até que o negócio se torne realmente lucrativo.

As oportunidades acabam sendo mais interessantes e benéficas para pessoas jovens, pois as responsabilidades pré existentes podem ser menores. Mas isso não quer dizer que exista uma idade limite para empreender

Para quem tem medo de largar o emprego fixo e se arriscar com um negócio próprio, a dica de ouro é: planejamento

Tenha uma reserva financeira e que possa te cobrir nesse período inicial da nova empresa enquanto ela ainda não traz lucro.

2. Empreender exige tempo e esforço

Uma das dicas para empreendedores mais valiosas é que aquela velha história de que autônomos possuem maior flexibilidade de tempo pode não ser tão verdadeira assim

Principalmente no início de carreira, os empresários precisam trabalhar muito mais do que qualquer funcionário registrado em uma organização. Essa ideia precisa estar clara na mente de quem deseja se aventurar no mundo do empreendedorismo para evitar frustrações.

3. Entenda qual é exatamente o seu mercado

Imagem de uma mulher sorridente, apoiada com os braços sobre uma mesa, vestindo um avental. Sob a mesa, há algumas flores de tipos e cores diferentes. 
Conhecer detalhadamente o segmento que deseja seguir é imprescindível para empreendedores iniciantes. 

Outra dica fundamental para empreendedores é escolher o melhor segmento de atuação. Essa atitude é muito importante para que as chances de sucesso aumentem consideravelmente.

Uma vez que essa área já está definida, é preciso explorar detalhadamente o mercado onde você pretende se inserir. Conhecer o público-alvo da empresa e conhecer boas práticas de atendimento ao cliente é preciso para estabelecer um plano de ação para o marketing, por exemplo.

É válido salientar que é necessário ter uma forte identificação entre o empreendedor e seu negócio. Uma empresa que não reflete os valores e as expectativas pessoais de seu proprietário pode não dar certo.

4. Pense com carinho no branding

A imagem mostra uma mulher posicionada ao centro, em frente a uma mesa, estendendo o braço enquanto segura um copo com café. Ela está em uma cafeteria e veste um avental e uma máscara de proteção no rosto.
A forma como a empresa se comunica visualmente diz muito sobre ela!

Pensar em uma marca forte é outra das muitas dicas para empreendedores em início de carreira. Isso vai muito além de criar um slogan e um nome para sua marca. Também é necessário pensar em uma forma assertiva de comunicar como a empresa se posiciona e como ela irá se diferenciar da concorrência.

Nesta fase, é preciso estabelecer os valores, a missão e visão da sua empresa. Os valores organizacionais que saem da cultura interna do estabelecimento fazem parte da construção de branding e são transmitidos ao mercado.

5. Planejamento financeiro

Na imagem há uma mulher preta sentada em frente a uma mesa enquanto escreve em uma folha de papel e fala ao celular. Ela está em ambiente interno e em cima da mesa também há uma xícara de café e um notebook
Para empreendedores iniciantes terem um controle financeiro melhor, é importante contar com a ajuda de um profissional da área.

Não é possível dar dicas para empreendedores sem passar por um bom planejamento financeiro. Este é um ponto fundamental de qualquer gestão eficiente, pois saber administrar as finanças é indispensável, principalmente quando a empresa tem um crescimento rápido. 

Para conseguir planejar, organizar e executar o que está na planilha de gastos, uma boa tática é buscar a ajuda de um contador

Resumidamente, é preciso viabilizar o planejamento financeiro da empresa com o registro de entradas e saídas do dinheiro diariamente. Com isso, você consegue fornecer os dados e as informações corretas sobre a situação do caixa e a sazonalidade das vendas e das despesas.

Aqui, também não podemos deixar de citar um erro que é muito comum para muitas empresas, sobretudo as pequenas e em início de atividade: empresários que mesclam despesas pessoais com as do próprio negócio. Separe e delimite bem esses dois tipos de gastos.

6. Acerte na comunicação

Mais uma das dicas para empreendedores que não podem ser ignoradas: estratégias de comunicação devem ser implementadas desde o início da execução do negócio. 

A maneira como a empresa se comunica com os clientes é um dos principais pilares de sucesso de qualquer organização. Atualmente, as redes sociais são valiosas para qualquer marca, já que praticamente todo mundo está inserido nesse universo. 

No entanto, existem muitas outras estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas para estabelecer um vínculo com o seu público-alvo. O envio de newsletter, a boa gestão do funil de vendas, o patrocínio de campanhas no Google e a criação de um blog que invista em técnicas de SEO são ótimos exemplos disso.

7. Valorize sua equipe

Imagem de quatro pessoas conversando em frente a uma mesa com artefatos de madeira, caixas e um notebook. Ao fundo, em um ambiente claro, há alguns móveis de madeira, estantes e duas grandes janelas.
A valorização dos seus colaboradores ajuda a melhorar a motivação deles!

Após ter sua equipe consolidada e trabalhando para o crescimento da sua empresa, é muito importante que você valorize o trabalho dos seus colaboradores. A nossa dica é não deixar de lado os feedbacks, tanto positivos quanto negativos. 

Com essa cultura estabelecida, o crescimento profissional de todos pode acontecer em concomitância com o da sua empresa, aumentando a produtividade durante a execução das tarefas. Então, trabalhar questões como motivação de equipes é indispensável

8. Gestão de tempo

Um empreendedor que ainda está engatinhando no mundo dos negócios precisa saber organizar o próprio tempo. É comum que empresas no início possuam apenas seus sócios para planejar, vender, divulgar e executar toda a gestão do negócio. 

Por esse motivo, nesta fase é indispensável criar metodologias de organização de trabalho, compreendendo o que deve ser prioritário para que a gestão do empreendimento não desande. Por exemplo, de nada adianta mover todos os focos em vendas, deixando para trás questões como gestão de estoques e fornecedores.

9. Agregue valor aos seus produtos ou serviços

Na imagem há uma mulher em frente a uma mesa longa. Em cima da mesa há alguns clochês de vidro com tipos variados de comida dentro, pratos, frutas e um vaso de flor. A mulher veste um avental e ao fundo há uma prateleira com diversos temperos.
Empreendedores iniciantes precisam de um diferencial para a marca!

Uma empresa só consegue se destacar frente à concorrência quando apresenta algum diferencial. Caso contrário, ela será apenas mais uma em meio ao oceano

A palavra-chave neste cenário é inovação. Busque entender as mudanças dos hábitos do consumidor para oferecer soluções reais, que atenda novas demandas e novas necessidades. 

Além disso, a responsabilidade social, ou seja, a atuação da empresa que também se preocupa com o bem-estar do público interno e externo, é uma demanda em alta no mercado.

10. Precifique corretamente

A nossa última dica para empreendedores é: de nada adianta oferecer bons produtos ou serviços se você não souber precificá-los adequadamente.

Existem técnicas corretas para definir o valor dos itens importantes do seu empreendimento. Se você encontrar dificuldades nesse percurso, consulte a ajuda de um especialista em finanças. Existem também softwares de gestão cada vez mais completos para auxiliar empreendedores nesse processo.

Agora que você já conferiu nossas principais dicas para empreendedores, é hora de colocar a mão na massa e investir seus conhecimentos e recursos no seu novo negócio!
Para conferir mais dicas sobre gestão, inovação e empreendedorismo, acesse os outros textos do nosso blog e leve o seu conhecimento sobre administração para outro patamar.

publicado em empreendedorismo.

tags Inovação, negócio, varejo.

assuntos relacionados
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Imagem publicitária da nova linha de esmaltes Risqué + Bridgerton.

empreendedorismo, esmaltes, loja

Nova linha Risqué + Bridgerton: saiba porque vender na sua loja!

Inspirada em um dos maiores sucessos da Netflix, a nova linha Risqué + Bridgerton traz cores exclusivas para expressar os diferentes estados de espírito de uma mulher empoderada. Os novos tons prometem ser sucesso tanto entre os fãs da série quanto entre os consumidores esmaltes. Descubra abaixo as vantagens de vender em sua loja! Bridgerton: […]

ver mais
Uma mulher organizando uma parede cheia de araras de roupas.Uma mulher organizando uma parede cheia de araras de roupas.

empreendedorismo, loja perfeita

O que é visual merchandising?

Chamar a atenção do consumidor é essencial para quem deseja vender mais. Existem várias formas de fazer isso, e uma das mais completas e efetivas a médio e longo prazo é o visual merchandising. Com ele, você cria um padrão de organização física para a sua loja que se torna facilmente reconhecível. Além disso, também […]

ver mais