carrinho
home blog empreendedorismo Gerenciamento de tempo: como ser mais eficiente?
dica varejo

Gerenciamento de tempo: como ser mais eficiente?

empreendedorismo, gerenciamento, organização

O gerenciamento de tempo é uma estratégia que precisa ser adotada para executar melhor as tarefas e que acaba sendo um desafio para muitos profissionais. 

A correria do dia a dia acaba sendo um empecilho para a plena execução de atividades não só profissionais, uma vez que a má gestão do próprio tempo pode prejudicar até mesmo a vida particular.

Em razão disso, esse gerenciamento precisa ser feito com foco e determinação, de modo que o fluxo de trabalho seja cumprido adequadamente, evitando prejuízos, atrasos e insatisfação de clientes ou mesmo de gestores.

De líderes a estagiários, todos precisam entender que a gestão de tempo é fundamental para o desenvolvimento de projetos de uma empresa

Portanto, selecionamos neste artigo algumas dicas cruciais para que você consiga entender como ser mais eficiente na divisão das suas tarefas do dia a dia. Confira!

Afinal, o que é gerenciamento de tempo?

Imagem de uma mulher sentada no banco de uma praça, comendo um bolinho e mexendo no notebook que está sobre o banco. Ao lado do notebook, há um copo de café descartável, uma agenda, uma bolsa e uma blusa.
O mau gerenciamento de tempo pode resultar em confusão em meio a múltiplas demandas.

O gerenciamento de tempo é, sinteticamente, o planejamento e a mensuração do tempo que será gasto em cada atividade. 

Se você sai do trabalho às 18h e gasta uma hora, em média, no trânsito até chegar em casa, não se pode marcar um jantar com a família às 19h. 

Isso também vale para o trabalho: se você entende que a execução de uma tarefa demanda 8 horas, não prometa entregá-la em 6 horas. 

Para poder fazer um melhor gerenciamento de tempo, cronometre a execução de determinadas atividades, principalmente aquelas que precisam ser feitas com certa frequência, tais como:

  • Fechamento de caixa;
  • Emissão de folha de pagamento;
  • Criação de fluxo de atividades;
  • Envio de e-mails periódicos; 
  • Redação de relatórios.

Sua execução pode ser um pouco mais complexa do que a teoria, uma vez que as rotinas laborais estão se tornando cada vez mais dinâmicas, com um maior número de demandas a serem entregues, muitas vezes no mesmo dia. 

Dicas para fazer um melhor gerenciamento de tempo

O primeiro passo para que o seu gerenciamento de tempo seja bem-sucedido é conhecer bem todas as atividades destinadas a você. E para isso, vamos à nossa primeira dica.

  1. Tenha uma agenda
Pessoa sentada em frente a uma mesa enquanto faz seu gerenciamento de tempo ao fazer anotações em uma agenda. Em cima da mesa também há três celulares, um teclado de computador e um mouse.
O uso da agenda é essencial para a organização dos compromissos.

Ao ter uma agenda, você pode e deve anotar tudo o que for escalonado como demanda para você. Com esse instrumento, é possível observar e administrar com maior exatidão tudo o que se deve fazer.

Por isso, não hesite em comprar uma agenda ? ou mesmo utilizar uma digital. Lembre-se sempre de estar acompanhado dessa caderneta, e anote tudo sempre. Ao menor sinal de dúvida, o lembrete estará lá, registrado.

  1. Não deixe tarefas incompletas

Outra dica fundamental para um melhor gerenciamento de tempo é concluir tudo aquilo que for iniciado. Não respeitar esta lição é um dos piores hábitos que atrapalham o desenvolvimento das demandas. 

É evidente que imprevistos acontecem, mas tente dar início a uma atividade somente quando estiver com o tempo totalmente livre e integrado para se dedicar a ela. 

Muitas pessoas se consideram inquietas e tentam exercer mais de uma atividade por vez, fazendo pausas espaçadas entre elas, o que acaba tirando o foco e a concentração a cada troca de demanda realizada.

Se esforce para concluir a tarefa, mesmo que ela só seja encerrada alguns minutos depois do término do expediente. O acúmulo de tarefas inacabadas pode ser fatal.

  1. Priorize as tarefas mais importantes

O gerenciamento de tempo também requer prioridade. Identifique na sua agenda quais são as principais e mais importantes demandas anotadas

Ao priorizar a execução do que precisa ser feito com mais urgência, você pode conseguir finalizar a atividade até antes do previsto, sobrando tempo para se dedicar a outras funções.

  1. Seja disciplinado

De nada adianta tentar aplicar as outras dicas para fazer um melhor gerenciamento de tempo se não houver disciplina. A rotina regrada faz parte da vida daqueles que obtêm sucesso na gestão do próprio tempo.

Se você é uma pessoa desorganizada, que está frequentemente lutando contra o tempo para entregar tudo em cima da hora, é muito provável que nada funcionará da maneira que deseja

Busque trabalhar melhor sua força de vontade e lutar contra a procrastinação. Existem diversas maneiras de aperfeiçoar essa habilidade, como com atividades físicas, meditação e psicoterapia.

  1. Distribua as cargas horárias corretamente

Uma vez que você já entende que é preciso analisar a sua agenda, priorizar o que deve ser feito e descartar algumas atividades que podem ser deixadas para depois, é hora de eleger qual será o tempo que você pode e pretende gastar em cada demanda.

Uma ideia prática para isso é incluir, na sua divisão de tempo, quanto você gastará para atividades extraprofissionais, tais como:

  • Exercícios físicos;
  • Cozinhar;
  • Dormir;
  • Lazer;
  • Tarefas domésticas.

Adaptando sua rotina a um gasto de tempo específico para cada atividade, fica mais fácil entender quanto você precisará dispor deste mesmo tempo para cada demanda que tiver que cumprir na sua rotina profissional.

  1. Mensure seus resultados

Nada é mais satisfatório e instigante do que perceber que esforços estão sendo recompensados, não é mesmo?

Portanto, busque realizar comparativos entre seus resultados para entender se o gerenciamento de tempo está, de fato, sendo efetivo.

Se não, busque estudar e interpretar quais pontos foram falhos e quais melhorias precisam ser providenciadas para que você chegue até o resultado desejado.

Benefícios do gerenciamento de tempo

Mulher preta falando no celular enquanto está sentada em frente ao notebook. Ela está com expressão contente e está em um ambiente iluminado por luz externa.
Para que o gerenciamento de tempo seja assertivo, é preciso ter proatividade.

São múltiplas as vantagens que um bom gerenciamento de tempo pode trazer para a vida das pessoas. Dentre elas, podemos citar a melhoria da produtividade e eficiência

Poucas coisas trazem mais motivação no trabalho do que perceber que se domina o que faz e que a sua profissão, de fato, faz a diferença de alguma forma. 

Ao perceber que você está sendo cada vez mais o responsável pelo sucesso dos projetos que te envolvem, você trabalhará, certamente, com mais disposição.

Outro benefício é uma melhor reputação profissional. Empresas gostam de profissionais qualificados e que apresentam, entre suas habilidades, um bom autocontrole e autogestão de tempo. 

E por fim, é preciso citar também a melhoria no estresse. A falta de um bom gerenciamento de tempo é responsável por trazer muitos problemas no âmbito empresarial

Saber que o seu trabalho está atrasado ou não está sendo conduzido da melhor maneira possível pode tirar o seu sono até mesmo em momentos de lazer

Portanto, gerir o próprio tempo é sempre uma maneira de ficar tranquilo e relaxado de que tudo está em dia e será entregue no prazo.
Se você gostou deste post, acesse nosso blog e leia mais conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo, com dicas que poderão ajudar a aumentar sua produtividade e sucesso no mercado de trabalho!

publicado em empreendedorismo.

tags empreendedorismo, gerenciamento, organização.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais