carrinho
home blog empreendedorismo 5 critérios para considerar na seleção de fornecedores
dica varejo

5 critérios para considerar na seleção de fornecedores

empreendedorismo, varejo

Fornecedor em frente a algumas caixas de papelão enquanto faz anotações em uma prancheta.

A seleção de fornecedores é um dos itens mais importantes na administração de qualquer empresa que necessite do bom funcionamento de sua cadeia de suprimentos para poder operar suas atividades normalmente. 

Por ser uma ação muito estratégica, que quando adotada incorretamente pode trazer muitos prejuízos à rotina comercial e administrativa, é preciso levar em consideração alguns critérios muito específicos para conduzir sua seleção de fornecedores. 

Por isso, elaboramos neste texto os 5 principais critérios para você considerar na hora de realizar a sua contratação e seleção de fornecedores para o seu negócio. Boa leitura!

Por que a seleção de fornecedores é tão importante?

Quando pensamos em uma boa seleção de fornecedores, o comprometimento do fornecedor e sua competência em atender às demandas adequadamente devem ser pontos cruciais na hora de fazer a escolha.

Também precisamos avaliar que existe uma grande diferença entre os processos de negociação e o de seleção de fornecedores. Isso se dá pelo fato de que, em um primeiro momento, um fornecedor pode nos transmitir ser mais comprometido e adequado.

No entanto, durante o estágio de negociação, é preciso manter o foco em conseguir uma condição favorável quando os fornecedores já foram previamente escolhidos.

É durante a fase de seleção de fornecedores que você consegue informações mais precisas a respeito do grau de confiabilidade de cada um, permitindo que o departamento comercial possa fazer as compras com maior segurança, baseada em fatos, e não somente em impressões.

Dado isso, vamos agora aos principais critérios que devem ser levados em consideração na hora de realizar a seleção de fornecedores:

  1.  Histórico da empresa no mercado
Fornecedora conferindo a mercadoria em seu estoque.
Uma seleção de fornecedores cautelosa é importante para garantir que prazos sejam cumpridos.

Fazer uma checagem prévia do histórico da empresa que você pretende contratar é um primeiro passo indispensável. Aqui, você é abastecido de informações do desempenho dos fornecedores com base em fatos que podem ser facilmente verificáveis.

Quando um fornecedor consegue comprovar que já atendeu a outras empresas com eficiência, é possível considerar que esta opção está em condições de ser selecionada.

Ao dar oportunidade para empresas que são novas no mercado, sua experiência deve ser feita com cautela, fazendo pedidos menores em uma primeira leva e levando em consideração ainda outros critérios dos quais falaremos na sequência.

Isso porque os critérios para a seleção de fornecedores podem se complementar: um histórico positivo pequeno pode ser diminuído quando a inovação oferecida pela empresa é realmente interessante e atrativa para as suas expectativas.

  1.  Situação econômica do seu fornecedor

Muitas vezes, por melhor que o fornecedor aparente ser, talvez seja difícil que ele entregue os resultados que você espera se estiver com sua saúde financeira debilitada.

É claro que alguns problemas pontuais e imprevistos podem ser naturais à rotina de qualquer organização. No entanto, ligue o sinal de alerta caso a empresa apresente um histórico frequente de dívidas e atrasos, que podem comprometer o seu estoque.

Este critério, embora seja especialmente importante no momento da seleção dos fornecedores, precisa ser monitorado com uma certa periodicidade, já que a saúde financeira das empresas pode mudar a todo momento.

  1. Capacidade de produção
Homens conferindo a mercadoria enviada por seus fornecedores em uma floricultura.
É importante definir a capacidade de entrega de um fornecedor de acordo com suas demandas.

Quando uma empresa oferece uma qualidade excepcional em seus produtos, mas com baixa capacidade produtiva, pode ser uma boa alternativa quando ela oferece matéria-prima ou insumos para produção de produtos com baixa demanda.

No entanto, você deve reconsiderar este fornecedor quando ele ameaça comprometer seus prazos e suas receitas em produtos que tenham alta demanda.

Vamos supor que você tenha um supermercado, que necessita do envio de opções práticas de hortifruti que tenham alta demanda, como tomates, batatas, cenouras, etc.

Se um produtor de agricultura familiar fornece quantidades menores de produtos como estes, mas com maior qualidade, talvez seja melhor contratá-lo para o envio apenas destes vegetais. 

Deixando assim, os com maior demanda com algum fornecedor que te atenda com uma produtividade mais alta.

  1. Boas práticas e qualidade

No entanto, de nada adianta você optar por uma empresa com alta produtividade se a qualidade de seus produtos deixa a desejar. 

Considerar a qualidade e as boas práticas mercadológicas durante a seleção de fornecedores é um critério  fundamental que vem sendo deixado de lado por muitas empresas.

Se você começa a oferecer em seu hortifruti legumes de baixa qualidade, é possível que os clientes passem a optar por comprá-los na concorrência, prejudicando seu caixa e sua receita. 

Por isso, levante sempre indicadores acerca da qualidade dos materiais oferecidos pelas empresas de fornecimento de matéria-prima.

  1. Custos
Mulher conferindo a mercadoria enviada por seus fornecedores em uma loja de roupas.
Ao fazer uma seleção de fornecedores, o preço é um critério importante.

A economia também deve ser um critério a ser levado em conta na seleção de fornecedores. Afinal, a compra dos materiais impacta diretamente na sua competitividade, nos seus custos e no preço final.

No entanto, o critério de preço é mais valioso quando são avaliados todos os custos indiretos. 

Se um fornecedor é geograficamente mais distante, talvez o frete seja mais alto, por exemplo. Este critério também precisa levar em conta as condições de flexibilidade de negociação que podem fazer a diferença.

Lembre-se ainda que a seleção de fornecedores é a fase final do processo de qualificação e homologação, quando o gestor já reuniu uma lista com seus potenciais parceiros comerciais.

Na sequência, é necessário classificar quais são as empresas aptas a participarem da cadeia de suprimentos, levando em consideração justamente os critérios de seleção de fornecedores previamente elencados.
Agora que você já conhece a importância de utilizar bons critérios na seleção de fornecedores, acesse nosso blog! Leia outros conteúdos como este sobre gestão e empreendedorismo para poder continuar acertando nas escolhas estratégicas e decisivas do seu negócio.

publicado em empreendedorismo.

tags empreendedorismo, varejo.

assuntos relacionados
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Imagem publicitária da nova linha de esmaltes Risqué + Bridgerton.

empreendedorismo, esmaltes, loja

Nova linha Risqué + Bridgerton: saiba porque vender na sua loja!

Inspirada em um dos maiores sucessos da Netflix, a nova linha Risqué + Bridgerton traz cores exclusivas para expressar os diferentes estados de espírito de uma mulher empoderada. Os novos tons prometem ser sucesso tanto entre os fãs da série quanto entre os consumidores esmaltes. Descubra abaixo as vantagens de vender em sua loja! Bridgerton: […]

ver mais
Uma mulher organizando uma parede cheia de araras de roupas.Uma mulher organizando uma parede cheia de araras de roupas.

empreendedorismo, loja perfeita

O que é visual merchandising?

Chamar a atenção do consumidor é essencial para quem deseja vender mais. Existem várias formas de fazer isso, e uma das mais completas e efetivas a médio e longo prazo é o visual merchandising. Com ele, você cria um padrão de organização física para a sua loja que se torna facilmente reconhecível. Além disso, também […]

ver mais