carrinho
home blog inovação O que é gestão humanizada e como implementá-la
dica varejo

O que é gestão humanizada e como implementá-la

gestão, Inovação, varejo

Dois homens apertando as mãos enquanto separados por uma mesa. Eles estão em um ambiente de trabalho representando uma gestão humanizada

A gestão humanizada é uma das principais maneiras de manter um clima organizacional produtivo, harmônico e empático, enquanto se busca por resultados e bons níveis de produtividade. 

O modelo gerencial conhecido como gestão humanizada é um dos principais agentes que a transformação digital vem trazendo às organizações. 

O processo tem como bandeira promover um maior protagonismo dos colaboradores, com respeito e valorização.

A inovação passa também por aspectos de humanização das relações de trabalho, e a geração de empatia pelas particularidades de cada colaborador.

Por isso, é fundamental que as empresas entendam o conceito de gestão humanizada e se empenhem em aplicar estratégias para que esse tipo de gerenciamento seja efetivamente aplicado, trazendo aumento de produtividade em um ambiente laboral saudável.

Neste artigo, separamos as principais abordagens que a sua empresa pode trazer para implementar uma gestão humanizada de sucesso. Confira!

Afinal, o que é a gestão humanizada?

 Imagem de cinco funcionários em pé juntando as mãos enquanto sorriem.
A criação de laços entre os colaboradores envolvidos é uma das características da gestão humanizada.

Em primeiro lugar, vamos entender, em detalhes, o que é a gestão humanizada. Esse conceito determina que a administração de uma empresa deve estar focada em valores humanos na hora de realizar o planejamento e a execução de suas ações.

A partir do momento em que se adquire uma visão humanizada dos negócios, a busca desenfreada pelo lucro em primeiro lugar deixa de ser uma realidade. 

Essa mudança na cultura organizacional se dá a partir do entendimento que um crescimento com sustentabilidade depende, invariavelmente, de um modelo de gestão que garanta uma equipe satisfeita e motivada para o desempenho de suas funções.

Por esta razão, a gestão humanizada se preocupa em compreender a percepção que os colaboradores têm com relação às políticas internas, às práticas e às metodologias de trabalho. 

Principais benefícios da gestão humanizada

 Imagem de duas funcionárias sorridentes dentro de uma floricultura. Elas vestem aventais e estão uma do lado da outra, enquanto uma está sentada mexendo em um notebook, e a outra em pé mexendo em um tablet.
A gestão humanizada preocupa-se com o bem-estar dos funcionários.

Existem alguns bons diferenciais em se investir em gestão humanizada. Dentre eles, podemos destacar alguns pontos interessantes a seguir. Vamos conhecê-los?

  1. Maior engajamento e motivação

Uma pesquisa realizada pela Gallup apontou que somente 27% dos funcionários são realmente engajados em seus postos de trabalho

Um número considerável de colaboradores realmente desengajados pode atrapalhar o clima organizacional da equipe, desestimulando os colegas de trabalho.

Portanto, a gestão humanizada torna-se uma excelente estratégia para que a empresa consiga combater os problemas desenvolvidos por este quadro. 

Colaboradores mais engajados naturalmente optam por se esforçar em trazer melhorias em suas próprias funções e também em adquirir novas habilidades, o que traz um melhor desempenho para a própria empresa.

Gestões humanizadas trabalham para que as lideranças dediquem maior atenção às características individuais dos colaboradores.

Assim sendo, é possível entender como o profissional vem se sentindo com relação ao seu relacionamento com a empresa e quais são os critérios que potencialmente afetam sua produtividade. 

Enquanto a organização só tem a ganhar ao se permitir receber críticas e feedbacks de seus funcionários, o colaborador poderá compreender que a empresa se preocupa com seus desenvolvimentos pessoais e profissionais.

  1. Aumento da produtividade

Conforme já mencionado, um aumento na produtividade dos funcionários pode sim estar atrelado às práticas da gestão humanizada. 

Atingir as metas é um objetivo essencial para os profissionais. A melhoria deles neste processo depende da forma com que a empresa o auxilia a vencer possíveis dificuldades.

Quando um colaborador é respaldado por uma liderança mais colaborativa e humanizada, é possível que a empresa invista mais em inovação no campo das ideias, e este profissional, uma vez feliz e motivado, acerte em suas decisões com maior frequência.

  1. Retenção de talentos

Já se foi o tempo em que a decisão de contratar um colaborador dependia exclusivamente da empresa. 

Os mais bem capacitados profissionais do mercado hoje também buscam, criteriosamente, vender sua força de trabalho para organizações que apresentem diferenciais em seus modelos de gestão.

E uma gestão humanizada tende a trazer uma melhor experiência, retendo candidatos mais bem qualificados para integrar os times da sua instituição.

As melhores práticas para implementar uma gestão humanizada

Um homem e uma mulher juntando as mãos e comemorando a gestão humanizada enquanto estão sentados em degraus com compartimentos para livros. Ele tem um notebook em seu colo e ela segura um tablet.
Funcionários satisfeitos geram uma força de trabalho mais produtiva, resultando em lucratividade.

Alt text: Um homem e uma mulher juntando as mãos e comemorando a gestão humanizada enquanto estão sentados em degraus com compartimentos para livros. Ele tem um notebook em seu colo e ela segura um tablet.

Agora que você conhece as maiores vantagens em se implementar esse novo tipo de gerenciamento na sua empresa, é hora de conhecer as principais dicas de como aplicá-lo.

Dentre os principais pilares da gestão humanizada, podemos destacar:

  • Maior observação dos indivíduos;
  • Flexibilidade às mudanças;
  • Maior integração com os colaboradores;
  • Uma comunicação assertiva.

Assim sendo, é preciso dizer que a gestão humanizada passa diretamente pelo entendimento dos objetivos, das metas e dos desejos de cada colaborador para que a empresa possa dar o suporte necessário para que eles os realizem

E isso só é possível a partir de uma excelente e analítica observação do comportamento individual de cada funcionário.

Realizar essa mudança na cultura organizacional cria, imediatamente, um sentimento de maior proximidade e integração com os times e com cada funcionário. 

Ao sentirem que as lideranças estão realmente presentes no dia a dia, os colaboradores podem estreitar sua confiança pela empresa e pelo próprio trabalho que desenvolvem.

E a partir do momento em que se observa e se abre para os pontos de vista dos demais trabalhadores, a empresa precisa, gradualmente, se tornar menos analógica e mais flexível a mudanças e adaptações

Como consequência, cria-se um ambiente de trabalho mais confortável e acolhedor para as equipes, aumentando a produtividade.

E, por fim, uma gestão humanizada também precisa estar acompanhada de uma mudança significativa na comunicação realizada entre gestores e colaboradores. 

É preciso que todos na empresa estejam conscientes das mudanças organizacionais para que se empenhem e que essa transformação, de fato, ocorra e seja benéfica para todas as partes envolvidas.

Se você gostou deste conteúdo e já sabe que é a hora de investir em gestão humanizada no seu negócio, acesse nosso blog  e leia outras dicas para aprimorar o gerenciamento da sua empresa!

publicado em inovação.

tags gestão, Inovação, varejo.

assuntos relacionados
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais