carrinho
home blog inovação Marketing Sensorial: saiba o que é e como usá-lo
dica varejo

Marketing Sensorial: saiba o que é e como usá-lo

Marketing sensorial, negócio, sentidos

Marketing sensorial

Usar a criatividade para atrair novos clientes é um dos pontos altos para o negócio. Principalmente no campo do marketing, as estratégias utilizadas visam a conversão e o fortalecimento da relação cliente e marca.

Uma das alternativas mais recentes encontradas é o marketing sensorial, conheça:

O que é marketing sensorial?

Marketing sensorial é uma estratégia de marketing que visa utilizar os 5 sentidos como estímulo, são eles: tato, olfato, paladar, visão e audição. Sendo visto como uma nova tendência para soluções criativas, ele é usado para criar desejo, curiosidade e vínculo emocional com o consumidor.       

Isso quer dizer que o marketing sensorial utiliza de influências positivas através dos sentidos para gerar comunicação, atingindo o subconsciente das pessoas criando experiências únicas. Além disso ele pode ser usado para inovar na identidade e conceito da marca, o que faz com que as pessoas associem momentos a determinado produto ou empresa e gere envolvimento.

Veja a seguir alguns benefícios da prática do marketing sensorial:

– Criar vínculo afetivo com o consumidor;

– Fidelizar os clientes através da boa experiência:

– Diferenciação ? explorar o produto de maneira não convencional;

– Promover ações com custos menores;

– Inovar na identidade da marca.   

Os sentidos explorados no marketing sensorial

Audição

A música mexe com o emocional do consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pela Heartbeats Internacional, 35% das pessoas ficam mais tempo na loja quando gostam das músicas tocadas e 31% retornam para comprar.

A criação de playlists personalizadas pode gerar um ambiente mais agradável para a compra. Lembre-se também que é necessário escolher de acordo com o seu público e identidade da marca, além de manter o volume de maneira que seja confortável para seus clientes.

Olfato

O cheiro está muito ligado à lembrança e isso pode ser usado a favor da marca. Ao propor sempre o mesmo aroma na loja ou em determinado setor dentro dela, cria-se uma identidade que pode se tornar memorável.

É importante que essa fragrância esteja associada com o negócio para criar um local mais harmonioso como, por exemplo, um estabelecimento relacionado à praia com um perfume que remeta ao mar.

Tato

O tato pode ser difícil de ser explorado, mas não é impossível. Durante a compra física, dificilmente os consumidores não irão encostar nos produtos para escolhê-los. Estimule esse comportamento. Um exemplo de como fazer isso é a exposição dos produtos de maneira que seja possível senti-los, como tocar um tecido ou experimentar um creme. 

Visão

Sem dúvida esse é um dos sentidos mais usados dentro do marketing. Peças promocionais, exposição no ponto de vendas e identidade da marca são algumas das maneiras que ele pode ser apresentado.

Aposte na criatividade para produzir diferentes ambientes que transmitam a mensagem que o negócio quer passar. Além disso, a disposição dos produtos é essencial pois ajuda na hora da conversão da compra. Quem não é visto, não é comprado!

Paladar

É possível utilizar o paladar mesmo não sendo do ramo alimentício e a degustação é a maneira mais popular de implementá-lo. Por exemplo, ofereça biscoitos ou balas que conversem com sua identidade, ou até mesmo um simples cafezinho.

publicado em inovação.

tags Marketing sensorial, negócio, sentidos.

assuntos relacionados

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Uma vendedora de uma loja de cosméticos mostrando um hidratante para outra mulher, provavelmente uma cliente.Uma vendedora de uma loja de cosméticos mostrando um hidratante para outra mulher, provavelmente uma cliente.

atendimento, empreendedorismo

Tudo o que você precisa saber sobre vendas e negociação!

Entender sobre vendas e negociação é uma habilidade fundamental para todo e qualquer comerciante. Isso porque nem sempre o cliente ou fornecedor estará seguro sobre a compra logo de cara. Ou, então, porque ele estará disposto a tentar baixar o preço o máximo possível. Sendo assim, conseguir convencer a pessoa sobre as qualidades do seu […]

ver mais