carrinho
home blog inovação Merchandising: o que é e por que é tão importante?
dica varejo

Merchandising: o que é e por que é tão importante?

Inovação, Merchandising

Merchandising: o que é a sua importânciaMerchandising: o que é a sua importância

O marketing é um campo de estudos muito amplo e uma de suas facetas é o merchandising. Mesmo muito recorrente, algumas pessoas não conhecem sua definição ou a utilizam a prática mesmo sem perceber. Entenda a seguir essa estratégia e o porquê ela pode ser relevante para seu negócio.

O que é merchandising?

Quando pensamos nessa prática, temos que ter em mente que o merchandising são várias ações, um conjunto de estratégias mercadológicas que visa valorizar o produto no ponto de venda, seja online ou físico.

Mas ele não para por aí! Praticamente todos os esforços colocados na exposição do produto estão relacionados com o merchandising, como na disposição dos produtos nas gôndolas e prateleiras, os componentes visuais, os cheiros, as cores e até a iluminação do espaço. Tudo pensado para valorizar os itens e atrair o consumidor de maneira certa.

De forma geral podemos dizer que o merchandising é uma harmonização entre produto, momento, quantidade, local e preço.

Por que é tão importante?

Resumidamente, sua principal função é a conversão da compra, o que consequentemente resulta em lucro para o negócio. Além disso, promover os produtos pode atrair novos consumidores para a marca. Isso também ajuda no giro do estoque e evita que os produtos fiquem parados por muito tempo.

Outro ponto importante é que, o merchandising pode passar uma mensagem de forma sutil, quase como de maneira natural. Isso também ajuda a proporcionar um vínculo com o público. Portanto, vale a pena investir. Não perca a chance de usufruir desses benefícios na sua loja!

publicado em inovação.

tags Inovação, Merchandising.

assuntos relacionados

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Uma mulher organizando uma parede cheia de araras de roupas.Uma mulher organizando uma parede cheia de araras de roupas.

empreendedorismo, loja perfeita

O que é visual merchandising?

Chamar a atenção do consumidor é essencial para quem deseja vender mais. Existem várias formas de fazer isso, e uma das mais completas e efetivas a médio e longo prazo é o visual merchandising. Com ele, você cria um padrão de organização física para a sua loja que se torna facilmente reconhecível. Além disso, também […]

ver mais
Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.

Inovação

Comunicação empresarial interna: o que é e como colocar em prática

Independente do tamanho ou setor de uma organização, a comunicação empresarial interna é uma prática essencial. Ela tem como principais objetivos o compartilhamento de informações e estratégias, visando a melhora dos processos! Mas para aplicar essa metodologia em sua empresa de forma eficiente, primeiro é necessário seguir alguns passos. Sendo eles, investir em diferentes canais […]

ver mais