carrinho
home blog loja perfeita 7 melhores técnicas de abordagem de vendas
dica varejo

7 melhores técnicas de abordagem de vendas

loja, vendas

Imagem de uma vendedora entregando uma sacola de compra para a cliente dentro de uma loja de roupas.

Embora existam pessoas naturalmente mais inclinadas ao talento da negociação com clientes, uma boa estratégia comercial passa por um aprimoramento de técnicas, e dominar uma abordagem de vendas de excelência é uma delas.

O papel da abordagem de vendas no processo comercial é muito importante justamente por se tratar da primeira impressão que o cliente tem da loja e de seus colaboradores ? e toda a jornada de compra passa por um atendimento que compreenda as necessidades do cliente.

De olho nisso, selecionamos as 7 melhores técnicas de abordagem de vendas que você deve incorporar ao dia a dia da sua equipe comercial. É através delas que você verá, em pouco tempo, crescimento orgânico dos resultados em vendas do seu negócio. Boa leitura!

O que são as técnicas de abordagem de vendas?

Vendedora atrás de um balcão em uma loja de roupas. Ela veste máscara e está em frente a um notebook.
Quando falamos em abordagem de vendas, é necessário estar atento às necessidades dos clientes.

Essas técnicas de abordagem de vendas são um conjunto de estratégias e táticas utilizadas por colaboradores de equipes comerciais com o objetivo de fechar mais negócios e aumentar as conversões.

É importante dizer que elas podem ser aplicadas em diversos estágios do processo comercial ? ou seja, da pré-venda até a pós-venda. As técnicas de abordagem de vendas podem ser extraídas de metodologias de gestão, ou ainda ser adquiridas com a experiência do vendedor no dia a dia.

Como não se trata de uma ciência exata, a abordagem de vendas passa por constantes aprimoramentos, como forma de conseguir acompanhar as mudanças dos hábitos de consumo e do próprio mercado comercial. 

Se antes a ?lábia? era considerada um diferencial arrasador para que uma venda fosse efetuada, hoje as novas técnicas de abordagem de vendas optam por focar nos desejos e nas necessidades dos clientes, fazendo uma abordagem consultiva.

Cada vez mais os consumidores entendem do que necessitam quando vão até uma loja e se sentem menos persuadidos a comprar algo de que não precisam por pressão. 

Portanto, é preciso que os vendedores consigam entender como ajustar a solução da loja às demandas do cliente, agindo para que o produto a ser comprado agregue valor a quem o compra.

  1. Conheça o produto ou serviço melhor do que ninguém
Vendedora ajudando o cliente a escolher um par de óculos em uma ótica, usando técnicas de abordagem de vendas.
Ter um bom conhecimento sobre o produto ou serviço cria a possibilidade de argumentar com mais propriedade.

A primeira dica de abordagem de vendas é essencial: torna-se quase impossível convencer alguém de que determinado produto ou serviço é relevante quando não se tem domínio sobre o mesmo.

Podemos destacar os benefícios existentes na situação em que o vendedor conhece profundamente aquilo que se deve vender como:

  • Maiores possibilidades de apresentar argumentos contundentes ao cliente;
  • Maior capacidade de externalizar diferenciais no produto que sejam interessantes às necessidades dos consumidores, personalizando aquilo que se deve vender;
  • Empoderamento do vendedor, tornando seu discurso mais confiável;
  • A mistura da boa retórica do vendedor e do valor agregado ao produto ou serviço fazem com que ele seja mais competitivo ? ainda que não tão barato quanto a concorrência.
  1. Tenha em mente o perfil ideal do seu cliente

Existem diversos perfis de clientes, e nem todos eles são exatamente aqueles capazes de agregar valor à sua marca. Praticamente todas as empresas possuem um perfil de cliente ideal e é preciso realizar uma abordagem aprofundada sobre este entendimento para se poder criar uma segmentação.

Esta segmentação é considerada uma das técnicas de abordagem de vendas, já que através dela é possível filtrar informações essenciais sobre os consumidores e, assim, poder realizar vendas direcionadas e personalizadas com aquelas pessoas que se encaixam preferencialmente no perfil ideal do cliente que você busca.

  1. Se interesse pelo cliente

Não podemos falar em abordagem de vendas sem que o vendedor demonstre senso de empatia e verdadeiro interesse pelos problemas e expectativas do seu cliente.

As pessoas se sentem mais seguras e confortáveis em fazer negócio quando criam um sentimento de identificação e proximidade com o seu vendedor ? ainda que este vínculo seja criado de maneira curta.

Conheça o limite da negociação com o seu cliente como se ele fosse um amigo, sem que haja uma intimidade forçada. Se apresente e demonstre desejo em entender o porquê de o seu cliente estar interessado no seu produto ou serviço.

  1. Fuja do óbvio
Cliente em uma loja de roupas escolhendo peças em uma arara.
É preciso inovação e criatividade na abordagem de vendas.

As abordagens tradicionais já não cabem mais ao mundo dos negócios de hoje. Não faz mais sentido bajular de maneira pouco realista o seu cliente. 

Esta mudança se deve ao fato de os clientes entrarem em contato com vendedores por precisarem de uma solução para um problema, e não de bajulação desnecessária e artificial.

Esta técnica arcaica ainda é utilizada por vendedores conservadores, que costumam padecer com falta de boa retórica para sustentar sua argumentação e proposta.

  1. Estude os gatilhos de vendas

Dentro da abordagem de vendas, é preciso saber utilizar os principais gatilhos mentais do mercado. Em resumo, são metodologias que trabalham a motivação e a influência a partir de palavras e estímulos.

Gatilhos mentais são um conhecimento dentro do universo da ciência de vendas que merecem ser estudados e bem empregados para impulsionar as transações comerciais, de modo a evidenciar as principais características positivas de um produto ou serviço.

Alguns dos principais gatilhos são a prova social, a escassez e a novidade, por exemplo. No primeiro caso, é possível atestar a qualidade do produto ao associá-lo a depoimentos de pessoas que já o experimentaram e comprovaram sua eficiência.

Já o gatilho mental da escassez impõe ao consumidor o fato de o produto ser limitado ou temporário, influenciando a compra através do medo de perdê-lo.

E com relação à novidade, o fato de o produto estar há pouco tempo no mercado consegue engatilhar os seus clientes a comprá-lo em função do sentimento de exclusividade.

  1. Estimule a escuta ativa
Vendedora em uma floricultura acenando para a cliente após realizar uma venda utilizando técnicas de abordagem de vendas.
A escuta ativa estimula a criação de laços entre o cliente e o vendedor.

Outra dica para que a abordagem de vendas se torne mais humanizada é exercer a chamada escuta ativa. Além de a comunicação ficar mais empática, sincera  e respeitosa, ainda permite que a transação comercial considere tudo aquilo que o cliente diz.

Em poucas palavras, esta abordagem acredita que o vendedor deve saber ouvir mais do que falar.

  1. Adapte-se à linguagem de cada cliente

O Brasil é um país culturalmente vasto, rico e complexo. E é natural que vendedores se deparem com os mais diferentes perfis de clientes, com linguagens distintas.

Em resumo: o vendedor precisa saber com quem está falando e estabelecer uma comunicação mais assertiva. Não faz sentido abordar uma linguagem muito técnica para um leigo, tampouco uma comunicação rasa com um cliente com perfil mais técnico.
Se você gostou das dicas de abordagem de vendas e busca conhecer melhor os segredos para uma gestão corporativa mais eficiente, acesse nosso blog e leia mais conteúdos como este!

publicado em loja perfeita.

tags loja, vendas.

assuntos relacionados
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais