carrinho
home blog loja perfeita 7 dicas fundamentais de como atender um cliente
dica varejo

7 dicas fundamentais de como atender um cliente

atendimento, loja

Imagem de um homem sentado em frente a uma mesa branca enquanto faz anotações, com grandes janelas ao fundo e uma pessoa sentada ao seu lado. Em cima da mesa, há um notebook, uma agenda, um porta-treco e um vaso com folhas.

O atendimento ao cliente é uma das esferas mais importantes de qualquer empresa, de qualquer segmento. 

Se você já ouviu a máxima de ?o cliente sempre tem razão?, é porque sabe que o propósito de uma organização é satisfazer os seus consumidores. Portanto, é natural que muitos profissionais do setor queiram sempre aprender como atender um cliente.

A constante evolução nos hábitos de consumo dos brasileiros, que cada vez mais exige digitalização, personalização de atendimento e senso de empatia, faz com que seja necessário que os profissionais do setor estejam sempre se atualizando com as melhores práticas do mercado.

Visando te ajudar nessa missão, selecionamos 7 dicas essenciais de como atender um cliente com maestria e profissionalismo, com o que há de mais atualizado nas estratégias do mercado. Confira!

Afinal, o que é um bom atendimento?

Antes que você aprenda como atender um cliente, é preciso um bom entendimento sobre o conceito do atendimento de excelência. Assim, você poderá atuar de maneira mais assertiva, o que trará incontáveis benefícios para você e para a sua empresa.

Tratar bem seus consumidores não é a única prática de um bom atendimento, que se estende à necessidade de criar um relacionamento de confiança com os clientes.

Existem três situações em que um consumidor se sente respeitado e bem atendido pelas empresas:

  • Quando os colaboradores são simpáticos e atenciosos;
  • Quando os produtos são de boa qualidade;
  • Quando o atendimento é ágil.

Com essa informação, já é possível ter uma base para saber como atender um cliente: foco na qualidade das ofertas, no treinamento de suas equipes de atendimento e na agilidade para solucionar conflitos.

Benefícios em se oferecer um bom atendimento ao cliente

Imagem de duas mulheres e um homem sentados em volta de uma mesa. O homem e uma mulher se cumprimentam enquanto a outra observa, representando como atender bem um cliente. Em cima da mesa há um tablet, um notebook, três xícaras de café e um prato de sobremesa.
Ao saber como atender um cliente, a fidelização se torna frequente.

Quando você aprende como atender um cliente da melhor maneira possível, logo poderá perceber as incontáveis vantagens que essa estratégia traz tanto para a sua empresa, quanto para o consumidor.

Instituições que têm em seu quadro de clientes pessoas satisfeitas com os produtos ou serviços tendem a ampliar seu número de consumidores, aumentando assim os valores do ticket médio

Em outras palavras, quanto mais satisfação do cliente, mais vendas e, consequentemente, mais lucro.

Quando um cliente se sente bem atendido e aumenta seu grau de satisfação, ele se sente mais seguro para voltar a comprar, com mais frequência, no mesmo lugar. Além do mais, consumidores fidelizados ajudam no marketing boca a boca, principalmente por conta da Internet.

Esse conjunto de ações traz uma maior credibilidade junto ao seu público-alvo, o que garante uma maior frequência nas negociações

Em resumo, aprender como atender um cliente também trará uma maior base de contatos para a sua empresa, possibilitando ainda um vínculo duradouro com os seus consumidores

Como atender um cliente em 7 passos

Agora que você já entendeu a importância deste conceito, vamos ao passo a passo de como atender um cliente com excelência:

  1. Educação e cordialidade
Imagem de duas mulheres dentro de uma floricultura, de frente para a outra, divididas por um balcão, fazendo a representação de como atender bem um cliente. Uma das mulheres entrega para a outra uma sacola com flores dentro, enquanto sorriem. 
A simpatia e educação na hora da venda é essencial para oferecer um atendimento de qualidade.

Essa dica pode até parecer óbvia, mas a realidade é que a má postura dos atendentes é um dos principais problemas em muitas empresas que lidam com o público. 

Em diversas situações, a correria ou até mesmo outros problemas podem afetar o desempenho de vendedores, que não dedicam ao cliente a atenção fundamental para efetuar a venda.

Profissionais que desejam aprender como atender um cliente da melhor maneira possível precisam compreender que a cordialidade, a gentileza, o diálogo agradável e a receptividade são itens indispensáveis em sua rotina.

Atitudes fazem com que o cliente se sinta estimulado a se interessar ainda mais pelos demais produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

  1. Seja rápido e eficaz

Conforme já anteriormente citado, o cliente hoje em dia se interessa cada vez mais por um atendimento que seja ágil e que resolva seu problema o quanto antes, pois ele não tem tempo a perder. 

Poucas coisas desagradam mais um consumidor do que ficar aguardando por muito tempo até ser atendido. O sentimento de ter sido preterido ou ignorado pode levá-los a deixar a sua empresa sem nenhuma compra, mesmo que o ponto de vendas tenha sido atrativo.

  1. Dê espaço para o cliente falar

Depois de uma breve apresentação, é o momento de permitir que o cliente se abra e fale o que realmente busca e deseja. Ouça-o com atenção e permita que ele demonstre qual produto pretende adquirir.

Evite utilizar um linguajar mais técnico ou rebuscado, que pode causar alguma estranheza ou constrangimento. Seja o mais claro e direto possível

  1. Mostre interesse em ajudar
Imagem de um atendente e um cliente dentro de uma loja. O atendente mostra tacos de golf enquanto o cliente observa. Ao fundo, um balcão de atendimento e uma grande porta.
Transmitir interesse faz parte das boas práticas de como atender um cliente.

Em muitas situações, o cliente pode chegar até você um pouco desorientado e sem saber o que realmente quer ou precisa. Também é comum que o consumidor chegue até a loja com algum problema ? como por exemplo, em casos de trocas ou devoluções.

Por mais complexa e delicada que seja a situação, demonstre sempre empatia e o desejo de ajudá-lo a elucidar aquele inconveniente o mais breve possível. 

Clientes ficam mais satisfeitos ao perceberem que o atendente, de fato, entendeu sua intenção.

  1. Mostre proatividade

Uma das melhores estratégias para quem deseja como atender um cliente é a proatividade

As pessoas sempre esperam que as empresas estejam aptas para resolver um problema ou prestar esclarecimentos sobre eventuais dúvidas.

Fugir de hesitações e mesmo se antecipar a possíveis dúvidas, trazendo explicações padrões no atendimento, podem ser um diferencial no seu atendimento.

  1. Apresente-se com firmeza
Imagem de duas pessoas apertando as mãos em um ambiente de trabalho. Entre eles, há uma mesa com um notebook, copos descartáveis de café e uma caneta. Ao fundo, uma grande janela.
Ao transmitir confiança, o cliente terá certeza que sempre poderá contar com seu serviço.

Uma apresentação, embora rápida, precisa ser firme e clara, pois o cliente pode sentir maior segurança e confiança no atendimento que se dispõe a ele.

Dentre as melhores práticas de atendimento, podemos destacar aquelas em que os vendedores logo dizem o próprio nome ao consumidor, gerando assim uma relação de proximidade e confiabilidade.

  1. Personalize o atendimento
Imagem de um homem vestindo roupas sociais sentado em frente a uma mesa, enquanto atende bem um cliente por telefone. Em cima da mesa, há um notebook e um vaso com folhas.
A utilização de mais de um canal de comunicação melhora a experiência do cliente.

O atendimento presencial já não é mais a única forma de cativar os consumidores. 

Marcas inovadoras têm se destacado justamente por fornecer aos seus clientes um atendimento personalizado e diferenciado através de meios digitais, como chatbots, WhatsApp ou redes sociais.

Reunir as melhores práticas sobre como atender um cliente já citadas também no ambiente virtual, buscando estabelecer um vínculo de proximidade com o seu público, pode gerar um imenso grau de satisfação

Por fim, se você realmente quer saber como atender um cliente com sucesso, é imprescindível que você se atente ao pós-venda, principalmente em casos de e-commerce. 

Certifique-se que todas as etapas da venda foram realizadas com sucesso e que o produto vendido chegou com agilidade e segurança ao seu destinatário.

Gostou do post? Para ler mais dicas sobre gestão, vendas e empreendedorismo, acesse nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos como este, garantindo à sua empresa as melhores práticas do mercado!

publicado em loja perfeita.

tags atendimento, loja.

assuntos relacionados
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Imagem publicitária da nova linha de esmaltes Risqué + Bridgerton.

empreendedorismo, esmaltes, loja

Nova linha Risqué + Bridgerton: saiba porque vender na sua loja!

Inspirada em um dos maiores sucessos da Netflix, a nova linha Risqué + Bridgerton traz cores exclusivas para expressar os diferentes estados de espírito de uma mulher empoderada. Os novos tons prometem ser sucesso tanto entre os fãs da série quanto entre os consumidores esmaltes. Descubra abaixo as vantagens de vender em sua loja! Bridgerton: […]

ver mais
Uma vendedora de uma loja de cosméticos mostrando um hidratante para outra mulher, provavelmente uma cliente.Uma vendedora de uma loja de cosméticos mostrando um hidratante para outra mulher, provavelmente uma cliente.

atendimento, empreendedorismo

Tudo o que você precisa saber sobre vendas e negociação!

Entender sobre vendas e negociação é uma habilidade fundamental para todo e qualquer comerciante. Isso porque nem sempre o cliente ou fornecedor estará seguro sobre a compra logo de cara. Ou, então, porque ele estará disposto a tentar baixar o preço o máximo possível. Sendo assim, conseguir convencer a pessoa sobre as qualidades do seu […]

ver mais