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Como fazer promoção: 7 dicas para aumentar suas vendas!

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Foto de uma mulher usando uma jaqueta de couro e segurando várias sacolas mostrando o resultado de como fazer uma promoção.

As promoções são muito importantes para todo o negócio. Quase nenhum cliente resiste a uma queima de estoque ou baixa de preços, e quem deseja aprender como fazer promoção precisa entender sobre como inovar nas suas estratégias comerciais para que elas se diferenciem no campo da concorrência.

Visando te ajudar a entender como fazer uma promoção que realmente traga resultados concretos para o seu negócio em pouco tempo, selecionamos 7 dicas de ouro para que você consiga aumentar as suas vendas. Sem mais delongas, vamos lá?

Por que investir em promoções na sua empresa?

Se você deseja aprender como fazer promoção, antes é preciso saber a razão de elas serem tão importantes para a saúde financeira de qualquer empresa. 

De acordo com dados da CNC ? Confederação Nacional do Comércio ?, o ramo de bens duráveis é um dos mais afetados, como o de eletrodomésticos e carros, dentre outros.

Assim sendo, é muito importante e até estratégico que as empresas saibam realizar promoções assertivas. Com a implementação de ações promocionais, sua empresa pode ser beneficiada por:

  • Maior giro de estoques;
  • Novas vantagens ao cliente;
  • Fidelização de público;
  • Conquista de novos clientes;
  • Elevação do faturamento;
  • Aumento da receita líquida.

É por isso que é preciso planejar e saber como fazer promoção antes de fazer estratégias que soem como um tiro no escuro. Agora vamos às X dicas.

Dica 01: O planejamento comercial deve ser feito com antecedência

Foto de três mulheres em volta de uma mesa olhando um gráfico no notebook.
Planejar sua ação de ofertas é um dos pontos mais importantes de como fazer uma promoção.

Não é preciso dizer que o planejamento de vendas é extremamente necessário para que o time comercial tenha um direcionamento. Ou seja, um planejamento deve ser elaborado todo início de ano, traçando os objetivos bem definidos para toda a equipe.

Para que essa estratégia funcione, colete os resultados do ano anterior para poder analisar quais são as ações que melhor funcionaram ? e quais foram as deficitárias. 

Ao olhar para os meses de menor performance, tente compreender as motivações e o que pode ser feito para evitar que esse problema se repita.

Em geral, épocas sazonais podem explicar aumento ou baixa no número de vendas ? e cabe à gestão da empresa se certificar de como fazer promoção específica para cada ocasião

Com uma primeira versão da previsão de vendas para o ano, é possível criar uma estratégia de marketing, cuidar das eventuais novas contratações necessárias e se planejar para os investimentos que serão feitos.

Dica 02: Treine suas equipes

Não é só a gestão da empresa que deve saber como fazer promoção: todos os colaboradores precisam estar em consonância com as boas práticas comerciais para garantir um aumento de vendas.

Assim sendo, investir em treinamento e capacitação de seus funcionários é uma ótima opção e colaboradores se sentem motivados quando percebem que a empresa está investindo no aperfeiçoamento de suas habilidades. 

Os treinamentos podem ser ministrados pelo próprio gestor da equipe, ou ainda podem ser palestras com especialistas.

As capacitações podem incentivar a melhoria de habilidades como prospecção, abordagem e negociação. Outras skills comportamentais, de suma importância para que o trabalho de vendedores seja bem-sucedido, também podem ser aperfeiçoadas, tais como:

  • Inteligência emocional;
  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação;
  • Gestão de tempo;
  • Foco no cliente;
  • Relacionamento interpessoal.

Outra medida que pode ser muito assertiva é realizar reuniões periódicas, que estimulem a integração e a troca de informações e sugestões. A cultura do feedback constante também traz bons resultados para o seu time de vendas.

Dica 03: Aproveite datas específicas

Duas mulheres estão em frente a uma arara de roupas olhando bolsas e uma delas está mostrando para a outra um item.
Se você souber aproveitar a sazonalidade, seus lucros em promoções vão ser bem maiores.

Conforme já mencionado, entender o impacto da sazonalidade nas vendas é tarefa básica de quem deseja aprender como fazer uma promoção que seja acertada. Existem, naturalmente, datas especiais em que os consumidores compram mais, tais como:

  • Dia das Mães e dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal;
  • Dia dos Namorados;
  • Páscoa;
  • Dezembro em geral (em razão do pagamento do 13º salário).

Aproveite corretamente essas datas comemorativas para impulsionar suas vendas com ações promocionais que sejam realmente atrativas. 

Outro exemplo ainda mais característico é a Black Friday, que já se tornou um dos momentos mais importantes para o comércio no Brasil, já que os clientes já aguardam ofertas interessantes na última sexta-feira de novembro.

Outra dica para aproveitar bem as datas especiais é tentar adequar, da melhor maneira possível, a comemoração em questão com o produto que você vende. 

Se você trabalha no ramo alimentício, por exemplo, tente criar opções de produtos personalizadas para o Natal ou Dia dos Namorados ? quando outros segmentos, como moda, tendem a ganhar mais espaço. 

Dica 04: Alinhe os times de marketing, comercial e atendimento ao consumidor

Outra dica para quem quer aprender como fazer promoção: o marketing, e o comercial e o atendimento ao consumidor precisam trabalhar juntos, alinhados nas estratégias e nas metas. 

As ações de marketing agem como um combustível para impulsionar as vendas de qualquer empresa ? é dali que podem sair não somente as ideias de novas campanhas promocionais, como também as estratégias para fidelizar público ou prospectar novos clientes.

Portanto, é preciso que o planejamento de marketing leve em consideração as expectativas do time comercial, compreendendo os perfis que são e que não são de interesse da empresa, o crescimento projetado para taxas de conversão e a previsão de crescimento de vendas por bimestre ou trimestre, por exemplo.

Já o atendimento ao consumidor é responsável por prestar serviço ao cliente antes, durante e depois da compra. Por isso, ele é definido como o suporte necessário que toda empresa deve oferecer, é responsável por estabelecer relações e deve estar alinhado aos outros times para eventuais dúvidas ou problemas que possam surgir. 

Essa dica pode até parecer um pouco óbvia, mas a verdade é que muitas empresas sofrem justamente por não conseguirem fazer com que esses três times falem a mesma língua.

Dica 05: Crie distintos tipos de descontos

Foto em close de uma arara de roupas com uma etiqueta vermelha marcando 30% de desconto.
Um ponto muito importante em como fazer uma promoção: ofereça descontos de verdade!

Se você quer aprender como fazer promoção que seja realmente boa, é preciso entender que os descontos devem ser realmente atrativos para o seu público, mas sem afetar a saúde financeira da sua empresa. 

Pense estrategicamente nos tipos de descontos que você pode oferecer: ao invés de oferecer 50%, ofereça que um cliente compre um produto e leve dois para casa. 

Existem ainda outras ações simples que podem fazer brilhar os olhos dos consumidores, como descontos progressivos, oferta de brindes e montagens de kits personalizados.

Dica 06: Anuncie os descontos

Se a propaganda é a alma do negócio, seu público-alvo precisa ser informado da existência das promoções

Ou seja, um passo importante para quem deseja saber como fazer promoção é criar anúncios incisivos que informem sobre os produtos que estão com descontos.

Tais anúncios precisam ter elementos caprichados, como títulos fortes, descrições detalhadas das vantagens e uma identidade visual forte e atraente. 

O marketing digital vem sendo um importante aliado para criar anúncios que cheguem cada vez mais a um maior número de pessoas.

Dica 07: Não se esqueça dos clientes atuais

Foto de duas mulheres sentadas, viradas uma para a outra, de mãos dadas e em volta delas há várias sacolas de promoção.
Lembre-se que seus clientes fiéis são os mais importantes para seu negócio!

Outro erro recorrente é investir recursos somente na conquista de novos clientes, mas deixando de lado que os consumidores atuais precisam ser mantidos e podem ser uma boa fonte de novos negócios.

Para aprender como fazer promoção, foque em manter os clientes já conquistados e tente vender ainda mais para eles. 

As ações nesse sentido podem consistir na oferta de um produto ou serviço complementar a uma venda já concretizada, ou ainda propor uma melhoria de algo que ele já está levando para casa.

Agora que você já sabe a importância de ações promocionais e já entendeu como fazer promoção que traga resultados práticos para a sua empresa, é hora de colocar a mão na massa e executá-las. 
Para ler outros conteúdos como esse, clique aqui e confira os outros textos sobre gestão e empreendedorismo do nosso blog.

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