carrinho
home blog loja perfeita Como desenvolver a diversidade e inclusão nas empresas
dica varejo

Como desenvolver a diversidade e inclusão nas empresas

diversidade, loja

Os novos modelos de negócio vêm humanizando cada vez mais a relação entre marca e consumidor, e esse processo passa pelo entendimento de que a sociedade mudou e a pluralidade deve ser respeitada, integrada e valorizada.

Vem se tornando um consenso que a diversidade e inclusão nas empresas são medidas que trazem muitos benefícios aos ambientes de trabalho, fazendo com que os antigos e novos negócios invistam cada vez mais recursos nessa demanda tão atual e pertinente.

Muitas companhias já têm compreendido a importância e o alcance que essas temáticas vêm ganhando em diversos espaços. 

Por isso, talvez seja a hora de entender melhor como aplicar políticas de diversidade e inclusão nas empresas como forma de adequar a sua organização às novas realidades do mercado, e colher também os seus benefícios.

Afinal, o que é a diversidade e inclusão nas empresas?

Imagem de um homem com síndrome de down entre um homem e uma mulher cadeirantes. Os três são funcionários e estão dentro de uma cafeteria, representando a diversidade e a inclusão nas empresas.
Nas empresas, a diversidade e a inclusão correspondem a um ponto que abriga vantagens a todos.

A diversidade e inclusão nas empresas é um dos principais fenômenos culturais que vêm impactando as políticas organizacionais das instituições nos últimos anos. 

Se a inovação é a palavra-chave para a sobrevivência e sucesso de empresas em uma era de intensa transformação digital, as modificações do tratamento dado às pessoas também são necessárias.

É cada vez mais comum que a sociedade entenda quão importante é integrar e respeitar as diferenças sociais, religiosas, étnicas, culturais, raciais e sexuais dos indivíduos para que o mundo seja mais justo e equilibrado.

E esse cenário em que o protagonismo de grupos sociais antes marginalizados e discriminados passa a ganhar forma e vem trazendo impactos significativos na maneira como as marcas se posicionam.

Em resumo: conforme a sociedade muda e avança, é natural que as empresas invistam em políticas internas para acompanhar essas transformações culturais e sociais. 

Este fenômeno é histórico e está em constante evolução, uma vez que até meados do século passado, mulheres não exerciam atividades remuneradas ? e as que exerciam, eram mal vistas. 

Se hoje este pensamento é absurdo e retrógrado, é porque a sociedade avançou e superou alguns dos pensamentos machistas com relação ao papel da mulher na pirâmide social ? e este é um dos itens básicos da necessidade de se investir em diversidade e inclusão nas empresas.

Como investir em diversidade e inclusão nas empresas?

Três funcionárias sentadas em frente a uma mesa, discutindo em frente a um notebook, dentro de uma lanchonete.
Pensar de forma inclusiva potencializa a quebra de padrões tradicionais que reforçam o preconceito.

A discriminação de determinados grupos sociais, historicamente, levou muitas pessoas a papéis de subvalorização na hierarquia do mundo corporativo. 

E a diversidade e inclusão nas empresas vem transformando isso. Alguns desses grupos incluem o aumento da participação corporativa de:

  • Mulheres, sobretudo as que são mães;
  • Pessoas pretas e pardas;
  • Pessoas que se reconhecem como LGBTQIA+;
  • PCD ? pessoas com deficiência;
  • Profissionais veteranos, com idade superior a 50 anos.

Infelizmente, ainda é comum que algumas organizações mais arcaicas e analógicas desprezem o papel da diversidade e inclusão nas empresas e vetem a contratação de colaboradores com essas características.

Também é comum que promovam essa política de fachada, recrutando aprendizes e estagiários de grupos minoritários, mas impedindo que colaboradores diversos ascendam e ocupem espaços de poder dentro da cultura organizacional.

Entenda, abaixo, algumas estratégias que podem garantir uma aplicação de políticas realmente eficazes de diversidade e inclusão nas empresas para que você considere levar à sua instituição.

  1. Capacitação de líderes à nova política organizacional

Modificar toda uma estrutura de políticas internas não é, definitivamente, uma tarefa fácil de ser executada do dia para a noite. 

Portanto, é indispensável que você consiga o apoio dos principais líderes dos diferentes setores da sua organização para que eles consigam levar a diversidade e inclusão nas empresas para dentro dos departamentos.

Boas lideranças são capazes de capturar boas intenções e torná-las fatos concretos, através de experiências claras e que estejam alinhadas aos valores e às expectativas dos colaboradores, priorizando ações e mensurando o progresso.

É válido salientar que o treinamento das lideranças também é muito importante, como forma de estabelecer a nova abordagem, mais rápida e facilmente, para toda a empresa, desenvolvendo habilidades e conscientizando colaboradores antigos da nova rota da política organizacional da organização.

  1.  Respeito e apreciação de características individuais
Uma mulher preta vestindo um turbante e um headset sentada em frente a uma mesa com um notebook. Ao fundo, aparecem outras mulheres sentadas.
A diversidade no ambiente de trabalho contribui com a melhora do clima organizacional.

Embora este item pareça óbvio, a realidade é que o preconceito mascarado impede gestores de atribuirem o mesmo peso e valor a duas opiniões – quando é de uma pessoa diversa e a outra de um colaborador mais encaixado aos padrões sociais conservadores.

Respeitar a individualidade de cada um e entender que nenhum funcionário se torna menos capaz por sua etnia, orientação sexual, gênero, condição física ou faixa etária é o primeiro passo para que a empresa realmente apoie a pluralidade de ideias.

O grande trunfo desta estratégia é aproveitar as características individuais, normalmente provenientes de vivências culturais próprias, que cada um de seus colaboradores traz. 

Muitas vezes, é possível encontrar em uma pessoa uma habilidade interessante que falta a outra.

E trabalhar para que essas habilidades se tornem complementares no dia a dia das atividades laborais é uma das formas de se promover diversidade e inclusão nas empresas.

  1. Invista em novos modelos de negócios

A diversidade e inclusão nas empresas vai muito além de selecionar colaboradores com perfis mais heterogêneos. 

Essa estratégia passa diretamente por um novo cálculo na rota dos modelos de negócios oferecidos pela sua empresa, já que entender e respeitar a diversidade é também trabalhar para que as organizações procurem oferecer produtos ou serviços a novos perfis de consumidores, também diversos.

Seja em indústrias alimentícias, ligadas ao universo da moda ou da tecnologia, passando por instituições de saúde, educacionais ou advocatícias.

São muitas as maneiras de se estudar sobre atingir um novo perfil de público quando se quer investir em diversidade e inclusão nas empresas.

Dentre as vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua organização, podemos destacar:

  • Melhoria da percepção externa do público quanto à sua empresa;
  • Maior possibilidade de mesclar e aperfeiçoar diferentes habilidades e perfis distintos de colaboradores;
  • Incentivo à criatividade e inovação e ao respeito aos novos modelos de trabalho;
  • Colaboradores mais engajados e satisfeitos;
  • Conquista de novos nichos mercadológicos;
  • Maior visibilidade e destaque frente à concorrência;
  • Aumento dos lucros e da competitividade.

Se você entendeu como é importante investir em diversidade e inclusão nas empresas e está disposto a aprender outras maneiras de trazer inovação para a sua organização, acesse nosso blog e confira mais conteúdos sobre empreendedorismo!

publicado em loja perfeita.

tags diversidade, loja.

assuntos relacionados
Close-up dos braços de duas pessoas estendidos na frente um do outro. Uma pessoa segura um cartão de crédito e a outra uma máquina de cartão.

Inovação, loja, varejo

Você conhece a diferença entre preço e valor?

Embora sejam palavras muitas vezes associadas como sinônimos, a diferença entre preço e valor pode ser gritante e muito significativa para a estratégia comercial da sua empresa. Evidentemente, ambas as expressões são correlacionadas e também complementares, mas é interessante saber quando se aplica cada uma delas. Conhecer a diferença entre preço e valor pode fazer […]

ver mais
Imagem de uma vendedora entregando uma sacola de compra para a cliente dentro de uma loja de roupas.

loja, vendas

7 melhores técnicas de abordagem de vendas

Embora existam pessoas naturalmente mais inclinadas ao talento da negociação com clientes, uma boa estratégia comercial passa por um aprimoramento de técnicas, e dominar uma abordagem de vendas de excelência é uma delas. O papel da abordagem de vendas no processo comercial é muito importante justamente por se tratar da primeira impressão que o cliente […]

ver mais
Imagem publicitária da nova coleção de esmaltes Risqué + Iza.Imagem publicitária da nova coleção de esmaltes Risqué + Iza.

lançamentos, loja

Nova coleção Risqué + Iza

A coleção de esmaltes Risqué+Iza aborda o universo feminino de maneira única, principalmente pela linha de esmaltes ter sido criada tendo como inspiração a cantora Iza, dona de hits como ?Brisa?, ?Ginga? e ?Meu Talismã?. Considerada uma das mais importantes personalidades midiáticas e do cenário musical da atualidade, a artista é sinônimo também de beleza, […]

ver mais
Imagem de duas mulheres dentro de uma loja olhando para uma camiseta com uma etiqueta de preço. Atrás da camiseta, há uma arara de roupas.

empreendedorismo, loja, varejo

Aprenda a fazer a precificação de produtos corretamente

É comum que muitos empreendedores iniciantes (ou não) encontrem como uma das maiores dificuldades na gestão de seus negócios realizar a precificação de produtos.  No entanto, a realização correta e estratégica dessa atividade é um dos mais importantes pilares para o êxito de qualquer negócio. Assim sendo, neste artigo vamos esclarecer o porquê de a […]

ver mais