carrinho
home blog loja perfeita Como desenvolver a diversidade e inclusão nas empresas
dica varejo

Como desenvolver a diversidade e inclusão nas empresas

diversidade, loja

Os novos modelos de negócio vêm humanizando cada vez mais a relação entre marca e consumidor, e esse processo passa pelo entendimento de que a sociedade mudou e a pluralidade deve ser respeitada, integrada e valorizada.

Vem se tornando um consenso que a diversidade e inclusão nas empresas são medidas que trazem muitos benefícios aos ambientes de trabalho, fazendo com que os antigos e novos negócios invistam cada vez mais recursos nessa demanda tão atual e pertinente.

Muitas companhias já têm compreendido a importância e o alcance que essas temáticas vêm ganhando em diversos espaços. 

Por isso, talvez seja a hora de entender melhor como aplicar políticas de diversidade e inclusão nas empresas como forma de adequar a sua organização às novas realidades do mercado, e colher também os seus benefícios.

Afinal, o que é a diversidade e inclusão nas empresas?

Imagem de um homem com síndrome de down entre um homem e uma mulher cadeirantes. Os três são funcionários e estão dentro de uma cafeteria, representando a diversidade e a inclusão nas empresas.
Nas empresas, a diversidade e a inclusão correspondem a um ponto que abriga vantagens a todos.

A diversidade e inclusão nas empresas é um dos principais fenômenos culturais que vêm impactando as políticas organizacionais das instituições nos últimos anos. 

Se a inovação é a palavra-chave para a sobrevivência e sucesso de empresas em uma era de intensa transformação digital, as modificações do tratamento dado às pessoas também são necessárias.

É cada vez mais comum que a sociedade entenda quão importante é integrar e respeitar as diferenças sociais, religiosas, étnicas, culturais, raciais e sexuais dos indivíduos para que o mundo seja mais justo e equilibrado.

E esse cenário em que o protagonismo de grupos sociais antes marginalizados e discriminados passa a ganhar forma e vem trazendo impactos significativos na maneira como as marcas se posicionam.

Em resumo: conforme a sociedade muda e avança, é natural que as empresas invistam em políticas internas para acompanhar essas transformações culturais e sociais. 

Este fenômeno é histórico e está em constante evolução, uma vez que até meados do século passado, mulheres não exerciam atividades remuneradas ? e as que exerciam, eram mal vistas. 

Se hoje este pensamento é absurdo e retrógrado, é porque a sociedade avançou e superou alguns dos pensamentos machistas com relação ao papel da mulher na pirâmide social ? e este é um dos itens básicos da necessidade de se investir em diversidade e inclusão nas empresas.

Como investir em diversidade e inclusão nas empresas?

Três funcionárias sentadas em frente a uma mesa, discutindo em frente a um notebook, dentro de uma lanchonete.
Pensar de forma inclusiva potencializa a quebra de padrões tradicionais que reforçam o preconceito.

A discriminação de determinados grupos sociais, historicamente, levou muitas pessoas a papéis de subvalorização na hierarquia do mundo corporativo. 

E a diversidade e inclusão nas empresas vem transformando isso. Alguns desses grupos incluem o aumento da participação corporativa de:

  • Mulheres, sobretudo as que são mães;
  • Pessoas pretas e pardas;
  • Pessoas que se reconhecem como LGBTQIA+;
  • PCD ? pessoas com deficiência;
  • Profissionais veteranos, com idade superior a 50 anos.

Infelizmente, ainda é comum que algumas organizações mais arcaicas e analógicas desprezem o papel da diversidade e inclusão nas empresas e vetem a contratação de colaboradores com essas características.

Também é comum que promovam essa política de fachada, recrutando aprendizes e estagiários de grupos minoritários, mas impedindo que colaboradores diversos ascendam e ocupem espaços de poder dentro da cultura organizacional.

Entenda, abaixo, algumas estratégias que podem garantir uma aplicação de políticas realmente eficazes de diversidade e inclusão nas empresas para que você considere levar à sua instituição.

  1. Capacitação de líderes à nova política organizacional

Modificar toda uma estrutura de políticas internas não é, definitivamente, uma tarefa fácil de ser executada do dia para a noite. 

Portanto, é indispensável que você consiga o apoio dos principais líderes dos diferentes setores da sua organização para que eles consigam levar a diversidade e inclusão nas empresas para dentro dos departamentos.

Boas lideranças são capazes de capturar boas intenções e torná-las fatos concretos, através de experiências claras e que estejam alinhadas aos valores e às expectativas dos colaboradores, priorizando ações e mensurando o progresso.

É válido salientar que o treinamento das lideranças também é muito importante, como forma de estabelecer a nova abordagem, mais rápida e facilmente, para toda a empresa, desenvolvendo habilidades e conscientizando colaboradores antigos da nova rota da política organizacional da organização.

  1.  Respeito e apreciação de características individuais
Uma mulher preta vestindo um turbante e um headset sentada em frente a uma mesa com um notebook. Ao fundo, aparecem outras mulheres sentadas.
A diversidade no ambiente de trabalho contribui com a melhora do clima organizacional.

Embora este item pareça óbvio, a realidade é que o preconceito mascarado impede gestores de atribuirem o mesmo peso e valor a duas opiniões – quando é de uma pessoa diversa e a outra de um colaborador mais encaixado aos padrões sociais conservadores.

Respeitar a individualidade de cada um e entender que nenhum funcionário se torna menos capaz por sua etnia, orientação sexual, gênero, condição física ou faixa etária é o primeiro passo para que a empresa realmente apoie a pluralidade de ideias.

O grande trunfo desta estratégia é aproveitar as características individuais, normalmente provenientes de vivências culturais próprias, que cada um de seus colaboradores traz. 

Muitas vezes, é possível encontrar em uma pessoa uma habilidade interessante que falta a outra.

E trabalhar para que essas habilidades se tornem complementares no dia a dia das atividades laborais é uma das formas de se promover diversidade e inclusão nas empresas.

  1. Invista em novos modelos de negócios

A diversidade e inclusão nas empresas vai muito além de selecionar colaboradores com perfis mais heterogêneos. 

Essa estratégia passa diretamente por um novo cálculo na rota dos modelos de negócios oferecidos pela sua empresa, já que entender e respeitar a diversidade é também trabalhar para que as organizações procurem oferecer produtos ou serviços a novos perfis de consumidores, também diversos.

Seja em indústrias alimentícias, ligadas ao universo da moda ou da tecnologia, passando por instituições de saúde, educacionais ou advocatícias.

São muitas as maneiras de se estudar sobre atingir um novo perfil de público quando se quer investir em diversidade e inclusão nas empresas.

Dentre as vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua organização, podemos destacar:

  • Melhoria da percepção externa do público quanto à sua empresa;
  • Maior possibilidade de mesclar e aperfeiçoar diferentes habilidades e perfis distintos de colaboradores;
  • Incentivo à criatividade e inovação e ao respeito aos novos modelos de trabalho;
  • Colaboradores mais engajados e satisfeitos;
  • Conquista de novos nichos mercadológicos;
  • Maior visibilidade e destaque frente à concorrência;
  • Aumento dos lucros e da competitividade.

Se você entendeu como é importante investir em diversidade e inclusão nas empresas e está disposto a aprender outras maneiras de trazer inovação para a sua organização, acesse nosso blog e confira mais conteúdos sobre empreendedorismo!

publicado em loja perfeita.

tags diversidade, loja.

assuntos relacionados
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais