carrinho
home blog loja perfeita Como melhorar o atendimento usando a empatia no trabalho
dica varejo

Como melhorar o atendimento usando a empatia no trabalho

atendimento, empatia, loja

A empatia no trabalho pode ser uma ferramenta muito poderosa para melhorar as diferentes frentes de uma organização. Esse sentimento nobre, que traz diversas consequências positivas em nossa vida particular, também é capaz de impactar significativamente as relações interpessoais no ambiente laboral.

Portanto, é muito importante que todos os envolvidos de uma empresa entendam que a empatia no trabalho é uma habilidade indispensável e que deve ser praticada e exercitada também como forma de garantir um maior êxito nos projetos operacionais.

Sabemos, contudo, que isso nem sempre é uma tarefa fácil. Todos temos dias estressantes, problemas pessoais e dificuldade de relacionamento –  situações que podem colocar à prova nossa empatia no trabalho.

Entendendo que é uma habilidade que requer técnica e preparo, fique atento a esse texto sobre como aprimorar essa característica para oferecer um atendimento diferenciado, aumentando o grau de satisfação de todos os envolvidos. Confira!

Afinal, o que é a empatia?

Close-up de uma pessoa segurando as mãos de outra, representando a empatia no trabalho.
Ser empático é compreender os sentimentos vivenciados por outra pessoa.

A empatia é um sentimento diretamente ligado à sensação de se colocar no lugar de outra pessoa para conseguir, ainda que superficialmente, compreender suas atitudes, sentimentos e opiniões.

Ser empático é uma capacidade psicológica e emocional de ocupar em pensamento a posição de outro para poder compreendê-lo melhor

Embora algumas pessoas pensem que a empatia é uma habilidade nata entre as pessoas, ela é, acima de tudo, uma habilidade que pode ser treinada, desenvolvida e aperfeiçoada. 

Benefícios de se exercer a empatia no trabalho

A empatia no trabalho melhora significativamente o atendimento, um dos principais pilares do sucesso das empresas na atualidade. 

É preciso salientar que os consumidores mudaram: estão cada vez mais críticos, exigentes e interessados em receber um atendimento que os coloquem como protagonistas.

Assim sendo, o atendimento empático pode ser um trunfo para que a sua empresa se posicione à frente da concorrência. 

Com a empatia exercida nos processos de relacionamento com o cliente, hoje essa habilidade se tornou um valor ético indispensável para agradar os novos perfis de consumidores.

Se antes o cliente buscava apenas produtos e serviços de qualidade a baixo custo, hoje as interações e experiências fazem diferença. Eles tendem a optar por instituições que ofereçam experiências marcantes e, acima de tudo, humanizadas, reforçando o poder da empatia no trabalho.

Já existem pesquisas recentes que comprovam que a experiência oferecida por uma determinada empresa já é tão importante para seus consumidores quanto a qualidade do produto ou serviço adquirido. 

Benefícios de um atendimento empático 

Para quem trabalha com atendimento, a empatia no trabalho precisa ser ainda mais reforçada e aprimorada, já que o marketing, a qualidade dos produtos e serviços e a precificação já não operam mais como os únicos fatores determinantes para clientes nas jornadas de compra.

Dentre os inúmeros benefícios que podemos elencar com o atendimento empático, estão:

  • Uma melhor satisfação do cliente com relação aos serviços oferecidos pela empresa, um fator muito importante para fisgar sua fidelização.
  • Edificação de uma imagem positiva da organização perante o mercado e o público-alvo ? ou seja, os potenciais futuros consumidores;
  • Fortificação dos processos entre relacionamento e cliente, já que esse se sentirá muito mais bem-vindo pela empresa e poderá se tornar um promotor da marca, operando no tradicional marketing boca a boca;
  • Crescimento de credibilidade e compromisso da marca para junto de seus clientes, que já não querem mais ser interpretados apenas como números e oportunidades de negócio, mas como agentes indispensáveis para a manutenção da empresa.

Como posso exercer a empatia no trabalho?

Imagem vista de baixo para cima de cinco pessoas em círculo juntando os punhos ao centro enquanto sorriem.
Praticar a empatia no trabalho auxilia na compreensão de como as motivações dos colegas de trabalho influenciam no desenvolvimento da empresa.

Conforme já anteriormente mencionado, a empatia no trabalho é uma habilidade que precisa de constante desenvolvimento e aperfeiçoamento. 

Confira, abaixo, algumas dicas que podem ser valiosas para que você aplique no seu dia a dia e consiga melhorar, cada vez mais, seu sentimento empático com todos ao seu redor.

Crie uma liderança empática

Já existem muitos e bons profissionais disponíveis no mercado que dominam a empatia no trabalho. 

Para gestores de empresas, optar pela contratação de colaboradores que apresentem essa característica para liderar equipes é o primeiro passo a ser implementado para que a empatia seja regra dentre todo o departamento.

A empatia é um princípio da liderança positiva, capaz de fazer uma escuta ativa dos demais funcionários, da compreensão dos diferentes perfis profissionais e da comunicação não violenta.

Ofereça flexibilidade

A motivação no trabalho é muito importante para que os colaboradores exerçam suas atividades com maior empenho, foco e dedicação. 

Funcionários felizes e satisfeitos com o próprio trabalho tendem a levar maior empatia ao atendimento ao cliente, agregando valor à própria conduta.

E uma das maneiras mais interessantes de se incentivar a cultura motivacional na sua organização é se mostrar uma empresa moderna – que investe em horários flexíveis, cursos de aprimoramento profissional e outras atividades que tornem o dia a dia profissional mais satisfatório.

Valorize sempre o diálogo

Imagem de uma mulher praticando a empatia com um homem em um ambiente de trabalho. Eles estão sentados de frente um para o outro e ela apoia a mão esquerda no ombro dele.
O diálogo desenvolvido no ambiente de trabalho ajuda no entendimento das dificuldades enfrentadas pelo outro.

O diálogo aberto e a troca de informações com diferentes percepções, fazem parte de uma cultura de empatia no trabalho.

Procure entender os pontos de vista e os feedbacks que seus colaboradores levam, como forma de entender pontos críticos que merecem melhoria.

Crie espaços de convivência em que os colaboradores se sintam verdadeiramente à vontade para mostrar suas ideias e suas vivências.

Fomente a inovação

A inovação é a palavra-chave para a sobrevivência das empresas em tempos cada vez mais digitais, em que a agilidade de processos e metodologias na concorrência podem acabar esmagando organizações presas ao analógico.

Portanto, ao compreender que erros fazem parte do processo, os colaboradores podem se sentir encorajados a colocar novas ideias em execução, com a plena consciência de que não serão julgados se cometerem algum equívoco. 

Diversidade e inclusão são fundamentais

De nada adianta cobrar de seus colaboradores a empatia no trabalho se a empresa não está em consonância com o respeito à diversidade

Alguns grupos sociais, como pessoas pretas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, são historicamente prejudicados pelo mercado de trabalho.

Quantas empresas não perderam bons talentos por não saber conviver com a diversidade? Ter empatia é também tolerar aquele que é diferente de você, e respeitar cada vivência individual

Com essas cinco dicas, é possível que a sua empresa se torne um ambiente mais acolhedor e com colaboradores que pratiquem, da melhor forma possível, a empatia no trabalho.
Gostou do post? Para ler outros conteúdos focados em dicas de gestão, acesse nosso blog!

publicado em loja perfeita.

tags atendimento, empatia, loja.

assuntos relacionados
Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.Um homem segurando uma caneta sobre uma mesa com um caderno, calculadora e um notebook.

atendimento, empreendedorismo

Entenda como montar um fluxo de caixa para sua empresa!

O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, está relacionada diretamente a uma boa gestão financeira. Sendo assim, é muito importante que todos os empresários conheçam as principais ferramentas para manter os resultados positivos, como montar um fluxo de caixa, por exemplo.  Pensando em ajudá-lo a crescer de forma organizada, mantendo a saúde […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Imagem publicitária da nova linha de esmaltes Risqué + Bridgerton.

empreendedorismo, esmaltes, loja

Nova linha Risqué + Bridgerton: saiba porque vender na sua loja!

Inspirada em um dos maiores sucessos da Netflix, a nova linha Risqué + Bridgerton traz cores exclusivas para expressar os diferentes estados de espírito de uma mulher empoderada. Os novos tons prometem ser sucesso tanto entre os fãs da série quanto entre os consumidores esmaltes. Descubra abaixo as vantagens de vender em sua loja! Bridgerton: […]

ver mais
Uma vendedora de uma loja de cosméticos mostrando um hidratante para outra mulher, provavelmente uma cliente.Uma vendedora de uma loja de cosméticos mostrando um hidratante para outra mulher, provavelmente uma cliente.

atendimento, empreendedorismo

Tudo o que você precisa saber sobre vendas e negociação!

Entender sobre vendas e negociação é uma habilidade fundamental para todo e qualquer comerciante. Isso porque nem sempre o cliente ou fornecedor estará seguro sobre a compra logo de cara. Ou, então, porque ele estará disposto a tentar baixar o preço o máximo possível. Sendo assim, conseguir convencer a pessoa sobre as qualidades do seu […]

ver mais