A empatia no trabalho pode ser uma ferramenta muito poderosa para melhorar as diferentes frentes de uma organização. Esse sentimento nobre, que traz diversas consequências positivas em nossa vida particular, também é capaz de impactar significativamente as relações interpessoais no ambiente laboral.
Portanto, é muito importante que todos os envolvidos de uma empresa entendam que a empatia no trabalho é uma habilidade indispensável e que deve ser praticada e exercitada também como forma de garantir um maior êxito nos projetos operacionais.
Sabemos, contudo, que isso nem sempre é uma tarefa fácil. Todos temos dias estressantes, problemas pessoais e dificuldade de relacionamento – situações que podem colocar à prova nossa empatia no trabalho.
Entendendo que é uma habilidade que requer técnica e preparo, fique atento a esse texto sobre como aprimorar essa característica para oferecer um atendimento diferenciado, aumentando o grau de satisfação de todos os envolvidos. Confira!
Afinal, o que é a empatia?
A empatia é um sentimento diretamente ligado à sensação de se colocar no lugar de outra pessoa para conseguir, ainda que superficialmente, compreender suas atitudes, sentimentos e opiniões.
Ser empático é uma capacidade psicológica e emocional de ocupar em pensamento a posição de outro para poder compreendê-lo melhor.
Embora algumas pessoas pensem que a empatia é uma habilidade nata entre as pessoas, ela é, acima de tudo, uma habilidade que pode ser treinada, desenvolvida e aperfeiçoada.
Benefícios de se exercer a empatia no trabalho
A empatia no trabalho melhora significativamente o atendimento, um dos principais pilares do sucesso das empresas na atualidade.
É preciso salientar que os consumidores mudaram: estão cada vez mais críticos, exigentes e interessados em receber um atendimento que os coloquem como protagonistas.
Assim sendo, o atendimento empático pode ser um trunfo para que a sua empresa se posicione à frente da concorrência.
Com a empatia exercida nos processos de relacionamento com o cliente, hoje essa habilidade se tornou um valor ético indispensável para agradar os novos perfis de consumidores.
Se antes o cliente buscava apenas produtos e serviços de qualidade a baixo custo, hoje as interações e experiências fazem diferença. Eles tendem a optar por instituições que ofereçam experiências marcantes e, acima de tudo, humanizadas, reforçando o poder da empatia no trabalho.
Já existem pesquisas recentes que comprovam que a experiência oferecida por uma determinada empresa já é tão importante para seus consumidores quanto a qualidade do produto ou serviço adquirido.
Benefícios de um atendimento empático
Para quem trabalha com atendimento, a empatia no trabalho precisa ser ainda mais reforçada e aprimorada, já que o marketing, a qualidade dos produtos e serviços e a precificação já não operam mais como os únicos fatores determinantes para clientes nas jornadas de compra.
Dentre os inúmeros benefícios que podemos elencar com o atendimento empático, estão:
- Uma melhor satisfação do cliente com relação aos serviços oferecidos pela empresa, um fator muito importante para fisgar sua fidelização.
- Edificação de uma imagem positiva da organização perante o mercado e o público-alvo ? ou seja, os potenciais futuros consumidores;
- Fortificação dos processos entre relacionamento e cliente, já que esse se sentirá muito mais bem-vindo pela empresa e poderá se tornar um promotor da marca, operando no tradicional marketing boca a boca;
- Crescimento de credibilidade e compromisso da marca para junto de seus clientes, que já não querem mais ser interpretados apenas como números e oportunidades de negócio, mas como agentes indispensáveis para a manutenção da empresa.
Como posso exercer a empatia no trabalho?
Conforme já anteriormente mencionado, a empatia no trabalho é uma habilidade que precisa de constante desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Confira, abaixo, algumas dicas que podem ser valiosas para que você aplique no seu dia a dia e consiga melhorar, cada vez mais, seu sentimento empático com todos ao seu redor.
Crie uma liderança empática
Já existem muitos e bons profissionais disponíveis no mercado que dominam a empatia no trabalho.
Para gestores de empresas, optar pela contratação de colaboradores que apresentem essa característica para liderar equipes é o primeiro passo a ser implementado para que a empatia seja regra dentre todo o departamento.
A empatia é um princípio da liderança positiva, capaz de fazer uma escuta ativa dos demais funcionários, da compreensão dos diferentes perfis profissionais e da comunicação não violenta.
Ofereça flexibilidade
A motivação no trabalho é muito importante para que os colaboradores exerçam suas atividades com maior empenho, foco e dedicação.
Funcionários felizes e satisfeitos com o próprio trabalho tendem a levar maior empatia ao atendimento ao cliente, agregando valor à própria conduta.
E uma das maneiras mais interessantes de se incentivar a cultura motivacional na sua organização é se mostrar uma empresa moderna – que investe em horários flexíveis, cursos de aprimoramento profissional e outras atividades que tornem o dia a dia profissional mais satisfatório.
Valorize sempre o diálogo
O diálogo aberto e a troca de informações com diferentes percepções, fazem parte de uma cultura de empatia no trabalho.
Procure entender os pontos de vista e os feedbacks que seus colaboradores levam, como forma de entender pontos críticos que merecem melhoria.
Crie espaços de convivência em que os colaboradores se sintam verdadeiramente à vontade para mostrar suas ideias e suas vivências.
Fomente a inovação
A inovação é a palavra-chave para a sobrevivência das empresas em tempos cada vez mais digitais, em que a agilidade de processos e metodologias na concorrência podem acabar esmagando organizações presas ao analógico.
Portanto, ao compreender que erros fazem parte do processo, os colaboradores podem se sentir encorajados a colocar novas ideias em execução, com a plena consciência de que não serão julgados se cometerem algum equívoco.
Diversidade e inclusão são fundamentais
De nada adianta cobrar de seus colaboradores a empatia no trabalho se a empresa não está em consonância com o respeito à diversidade.
Alguns grupos sociais, como pessoas pretas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, são historicamente prejudicados pelo mercado de trabalho.
Quantas empresas não perderam bons talentos por não saber conviver com a diversidade? Ter empatia é também tolerar aquele que é diferente de você, e respeitar cada vivência individual.
Com essas cinco dicas, é possível que a sua empresa se torne um ambiente mais acolhedor e com colaboradores que pratiquem, da melhor forma possível, a empatia no trabalho.
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