carrinho
home blog empreendedorismo Gestão de cadeia de suprimentos: o que é e como funciona?
dica varejo

Gestão de cadeia de suprimentos: o que é e como funciona?

Inovação, loja, varejo

Administrar uma empresa não é algo simples, pois além da relação com os clientes, parceiros e investidores, ainda é necessário cuidar de toda a rotina operacional. E uma boa gestão de cadeia de suprimentos (ou Supply Chain Management, em inglês) é considerada fundamental para o sucesso de um negócio.  

Mas o que é a gestão de cadeia de suprimentos e como você pode trabalhar essa questão com qualidade na sua empresa?

Neste artigo, vamos nos aprofundar neste conceito, entender quem pode estar envolvido nessa ação, sua importância e os maiores desafios. Além disso, vamos citar os maiores erros cometidos e como manter seu negócio funcionando com excelência a todo vapor. 

Continue a leitura!

O que é cadeia de suprimentos?

A imagem mostra um encarregado de cadeia de suprimentos, dentro de um armazém cheio de mercadorias, vestindo um capacete de proteção, enquanto escreve em uma prancheta. 
A gestão de cadeia de suprimentos tem como objetivo gerenciar tarefas referentes à logística interna e externa de uma empresa.

O processo conhecido como cadeia de suprimentos consiste em garantir e possibilitar que tal produto ou serviço esteja disponível pelo fornecedor

É um conjunto de técnicas que tem como objetivo gerar fluxo de bens, finanças, serviços e informações – tudo isso partindo de um time formado por fábrica, fornecedores e clientes. 

Pode-se dizer que o conceito de supply chain é considerado o ciclo de vida de um produto, sendo ela um conjunto de ações que surgem desde que é concebido até o seu consumo. 

Seu gerenciamento correto e devidamente estruturado resulta na otimização do serviço e na imagem do produto, assim, satisfazendo os clientes finais. 

Quando se trata de gestão da cadeia de suprimentos, considera-se os serviços de logística – quais fornecedores escolher, quanto pagar pelos produtos ou serviços e quais devem ser as estratégias de recebimento, armazenamento e, em última instância, distribuição de mercadorias.

Quais são as principais áreas responsáveis?

Imagem vista de cima de uma empresa com vários caminhões e carros estacionados ao redor, durante o dia. 
A supply chain possui uma equipe de pessoas de diferentes áreas responsáveis pela administração.

Como a gestão da cadeia de suprimentos não é considerada algo simples e fácil, deve ser realizada com a integração de vários departamentos da empresa

Geralmente, as empresas estabelecem uma área específica para Supply Chain Management (gestão de cadeia de suprimentos), e uma equipe profissional é responsável por coordenar e tomar as principais decisões. 

Que tal acompanharmos cada função de cada departamento? Vamos lá!

Compras

O departamento de compras lida diretamente com os fornecedores e é responsável por fazer os pedidos selecionados. 

Esta área é responsável por determinar a melhor oportunidade de negociação, principalmente em termos de preço, prazos de entrega e condições de pagamento.

Vendas

O Supply Chain Management é responsável por afetar o preço e a qualidade final de cada produto, e as vendas atuais ou as previsões de demanda são o que realmente importa para esse departamento – que deve ser considerado o principal fornecedor de informações relacionadas à decisão final.

Estoque

O estoque está localizado entre o fornecedor e o cliente, pois é nele que estão concentrados os produtos antes que a venda seja realizada

O grande diferencial no estoque está diretamente relacionado ao seu fluxo de funcionamento, que faz toda a diferença no controle de custos e na entrega, sem contar na garantia de qualidade dos produtos e entregas realizadas aos fornecedores. 

Como otimizar a cadeia de suprimentos?

A imagem mostra uma mulher, aparentemente consultando preço de uma mercadoria, dentro de um armazém cheio de caixas de papelão, enquanto segura um tablet, veste uniforme e máscara de proteção em seu rosto. 
É possível melhorar a qualidade do seu serviço utilizando algumas otimizações.

Saber com o que está lidando é fundamental para reconhecer as necessidades de um serviço, e com a Supply Chain Management não seria diferente. 

Se seu objetivo dentro dessa área é a otimização dos serviços, listamos algumas dicas fundamentais para a melhoria do seu negócio:

  1. Fabricação dos produtos;
  2. Localização de fornecedores;
  3. Planejamento entre oferta e demanda;
  4. Armazenamento do produto;
  5. Garantia de entrega aos fornecedores;
  6. Avaliação do serviço de atendimento ao cliente e garantia de otimização.

Vantagens do gerenciamento de cadeia de suprimentos 

Imagem ilustrativa que apresenta a figura do planeta Terra com marcações em vários países, um caminhão, uma mulher segurando uma prancheta e um homem sentado em frente a um computador.
O gerenciamento de cadeia de suprimentos está relacionado a melhorias significativas dentro do seu negócio.

Ter um plano de gerenciamento da cadeia de suprimentos pode gerar grandes vantagens dentro da sua empresa. Os benefícios mais relevantes são:

Melhoria da logística da empresa

Um dos benefícios dentro da cadeia de suprimentos é o fato de melhorar a logística do seu negócio – que é considerado um ponto relevante, já que o aperfeiçoamento dessa área significa crescimento dentro desse ramo. 

Aumenta a eficiência na entrega 

A velocidade no tempo de entrega e na qualidade do serviço é extremamente valorizado pelos clientes. Com um bom gerenciamento de cadeia de suprimentos, a tendência é que os processos fiquem mais rápidos e eficientes

Controle e rastreabilidade do produto

Outro ponto positivo dentro do SCM é a garantia do controle sobre o produto em todas as etapas pelas quais ele passa, devido ao rastreamento.

Redução de custos

Uma logística de abastecimento eficiente está diretamente ligada à redução de custos, já que, quando implementada, você não precisará se preocupar mais em adquirir mais produtos do que precisa, aumentando os custos de armazenagem desnecessários. 

Principais desafios no supply chain e como superá-los

Em muitos casos, os maiores desafios dentro do supply chain estão relacionados à estratégia. Ou seja, superar expectativas e entregar bons resultados conforme as expectativas de mercado. 

Para que fique mais claro, separamos algumas das maiores dificuldades dentro do gerenciamento de cadeia de suprimentos e como ultrapassá-los, se liga só:

Relacionamento com fornecedores

Os fornecedores guardam um papel importante para as atividades de uma empresa, devido ao impacto que eles têm sobre produtividade, prazos e o atendimento sobre a demanda do mercado.

No entanto, nem sempre a indústria consegue lidar eficientemente com a rede de fornecedores, podendo causar, então, carência no atendimento das demandas para o cliente final.

A solução para esse problema seria uma comunicação mais aberta e clara, evitando a instabilidade na execução dos processos. 

Transporte

A imagem mostra três caminhões em um local aberto, durante o dia. 
O transporte é um dos aspectos mais complexos dentro de uma gestão.

A distribuição e o transporte podem ser considerados um dos pontos que mais consomem recursos dentro de uma empresa, e que dependem diretamente de uma gestão estratégica. 

Pelo motivo da instabilidade das rodovias brasileiras, o transporte se torna mais arriscado e custoso para uma organização, sem contar a dimensão territorial. Por isso, a distribuição é dificultosa, prejudicando diretamente os negócios. 

Neste caso, ainda existem falhas na distribuição, o que faz com alguns clientes tenham estoques elevados de produtos, enquanto outros estão sofrendo com a falta dele.

Mensuração de resultados

Outro desafio dentro da gestão da cadeia de suprimentos é a mensuração de resultados. 

A mensuração significa ter uma avaliação constante dos processos dentro de um negócio, e é o que permite acompanhar o desempenho e desenvolvimento. Além disso, é um elemento fundamental para a tomada de decisão

E embora a mensuração seja uma questão fundamental para os negócios, o levantamento de informações nem sempre é fácil para a contribuição de gestores e líderes. 

Por isso, o uso estratégico da tecnologia é considerado uma das soluções mais eficientes neste caso, como os softwares. Estes são responsáveis pela coleta de dados e fornecimento de indicadores importantes para um resultado eficiente na tomada de decisões. 

Como vimos nesta publicação, fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos pode render inúmeros benefícios para o seu negócio, fazendo com que ele se torne mais eficiente e dinâmico, além de reduzir custos. 

Essas vantagens podem ser otimizadas quando a empresa conta com ferramentas estratégicas que melhoram o processo do fluxo de recebimentos e entregas da empresa.

Gostou do post e quer saber mais sobre empreendedorismo? Tenha acesso a mais conteúdos como esse acessando nosso blog!

publicado em empreendedorismo.

tags Inovação, loja, varejo.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais