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8 ações de dia das mães para vender mais!

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Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio.

É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem suas vendas, com ações não apenas para as mães, mas também para aquelas que desempenham o papel materno em diferentes contextos, como sogras, tias, amigas e irmãs. 

Reconhecendo o potencial desse período para os negócios, nossa equipe da Loja do Varejo compilou uma lista de estratégias e ações de dia das mães para ajudar os empreendedores a aproveitarem ao máximo essa ocasião. Vamos lá?

O dia das mães para o comércio brasileiro

O dia das mães no Brasil é uma das datas mais importantes para o comércio, movimentando muito o mercado varejista. As lojas se preparam para este evento com antecedência, lançando campanhas promocionais e oferecendo uma variedade de produtos atrativos e ações de dia das mães.

O que torna essa data tão lucrativa para os varejistas são os tipos de presentes mais procurados: roupas, calçados, acessórios e itens de perfumaria, todos muito populares para homenagear as mães. 

8 ações de dia das mães para vender mais

Listamos 8 ideias para vender mais no dia das mães para você colocar em prática na sua loja. São estratégias simples e que devem ser analisadas se funcionam de acordo com seu público e região de atuação. Veja a seguir!

Planeje-se com antecedência

O planejamento é o primeiro passo para se dar bem nas vendas em qualquer data especial, seja o dia das mães, dia dos namorados, natal e outros. Antecipar-se às necessidades do mercado permite que você esteja preparado para atender à demanda dos clientes, evitando problema de falta de estoque ou atrasos nas entregas, por exemplo. 

Faça um levantamento detalhado do estoque atual e identifique quais produtos são mais populares ou têm maior potencial de venda durante essa época. 

Junto a isso, planeje campanhas promocionais e ações de marketing algumas semanas antes para ter tempo de criar conteúdo relevante e envolvente, além de garantir que suas mensagens cheguem ao público-alvo no momento certo. 

Prepare estratégias de comunicação

Através de anúncios online ou físicos, você pode direcionar suas promoções para usuários que estão mais propensos a se interessarem pelos seus produtos, aumentando suas chances de conversão de vendas. 

Invista em campanhas em redes sociais e WhatsApp, panfletos e anúncios em outdoors, mantendo-os informados sobre suas promoções especiais e ações para o dia das mães. 

Inclusive, possuir diferentes meios de comunicação e divulgação aumenta o contato dos clientes e as vendas, pois oferece aos consumidores uma forma conveniente de fazer perguntas, tirar dúvidas e consultar produtos.

Invista em promoções atrativas para o dia das mães

Mãe posando com o filho no colo enquanto mostra sacolas de presentes. Eles estão na frente de uma loja de shopping com um cartaz de ?sale?.
É importante se planejar com antecedência para conseguir bons resultados nesta data.

As promoções funcionam em qualquer época do ano, mas quando a concorrência cresce muito, especialmente, em datas comemorativas, elas se tornam uma forte aliada do seu negócio. 

Oferecer descontos progressivos ou criar combos de produtos relacionados à data pode incentivar os clientes a aumentarem o valor de suas compras, aproveitando as ofertas especiais. Essa abordagem não apenas estimula o aumento do ticket médio, mas também aumenta a percepção de valor por parte dos clientes, tornando a experiência de compra mais gratificante.

Depois de definir quais promoções vai incluir em sua loja, o segredo é promover a ação com alguns dias ou até semanas de antecedência, para que os consumidores já estejam preparados para realizar as compras. 

Então, destaque as promoções em anúncios impressos, redes sociais e outdoors, garantindo que os clientes estejam cientes das oportunidades de economia disponíveis durante as ações de dia das mães. 

Capacite a equipe 

Realizar treinamentos específicos sobre os produtos e as promoções da data permite que os funcionários estejam bem informados e preparados para oferecer um atendimento de qualidade aos clientes. 

Durante esses treinamentos, é importante destacar os produtos mais populares para presentear as mães e as estratégias de vendas mais eficazes para aproveitar ao máximo essa oportunidade de negócio.

Contrate trabalhadores temporários

Contratar trabalhadores temporários para auxiliar no atendimento e na reposição de estoque pode a sua loja estar preparada para lidar com o aumento do fluxo de clientes durante as ações de dia das mães. E, assim como os funcionários recorrentes, é fundamental treinar os temporários também, ok?

Esses funcionários extras podem ajudar a aliviar a carga de trabalho da equipe regular e garantir que todos os clientes sejam atendidos de forma rápida e eficiente. E para melhorar ainda mais, estabeleça metas claras e incentive a equipe a se esforçar para alcançá-las durante o período.

Ofereça opções de entrega e retirada

Ao disponibilizar a entrega em domicílio ou a retirada na loja, você oferece aos clientes a flexibilidade de escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades e preferências. Essa estratégia pode ser muito útil porque muitos filhos moram longe das mães, por exemplo, e ter essa opção fará com que eles priorizem a compra em sua loja. 

Invista no visual da loja

Uma mulher tirando foto de uma peça de roupa posicionada na vitrine de uma loja.
Com uma vitrine atrativa, sua loja possui mais chances de alavancar as vendas neste dia das mães!

Decorar a loja com elementos temáticos relacionados à data, como flores, cores suaves e imagens que remetam ao amor maternal, pode ajudar a criar um ambiente convidativo. Essa forma de marketing visual pode atrair não somente os clientes mais fiéis, mas novas pessoas que estejam passando pela rua também. 

Você pode colocar os produtos mais relevantes para o dia das mães em áreas de destaque da loja como uma maneira eficaz de direcionar a atenção dos clientes para os itens que são especialmente populares durante essa época do ano. 

Crie um guia de presentes para o dia das mães!

Conhecendo os seus clientes, crie uma lista com os produtos que, geralmente, mais vendem no dia das mães e faça um guia completo para ajudar quem está em dúvida no que comprar de presente. 

Por exemplo, você pode incluir conjuntos de presentes que oferecem uma boa variedade, como perfumes, loções corporais e produtos de banho, proporcionando uma experiência completa de presente para as mães. Coloque dentro de cestas e crie um kit de presentes.

Você pode criar conjuntos de coleções de esmaltes, como os da nova linha Risqué + Bridgerton, deste modo a mãe que ama uma boa manicure pode receber diversas tonalidades de cores para diferentes ocasiões.

Para as mulheres que amam cuidar dos cabelos e não deixam de usar os melhores produtos, a sua loja pode deixar em destaque os kits Monange, que possuem diversas combinações para finalidades específicas. 

O importante é criar uma lista que converse com o seu cliente e que traga comodidade para ele escolher com mais facilidade na hora de comprar o presente de dia das mães. Você pode deixar uma prateleira somente com as indicações da data, imprimir panfletos especiais, enviar a lista por WhatsApp ou e-mail? e por aí vai!

Com as dicas deste artigo, você pode escolher as que mais se encaixam com a realidade da sua loja e começar a implementar assim que possível. O dia das mães está chegando e quanto antes você estiver preparado, melhor!

Além das dicas mencionadas neste artigo, não se esqueça da importância de sempre oferecer os melhores produtos em sua loja. Na Loja do Varejo, você encontra uma ampla variedade de produtos de qualidade que vão encantar os seus clientes.

E se você deseja continuar recebendo dicas valiosas sobre como vender mais e sobre empreendedorismo, não deixe de acompanhar nosso blog. Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar o sucesso!

publicado em empreendedorismo.

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