carrinho
home blog empreendedorismo O que é visual merchandising?
dica varejo

O que é visual merchandising?

empreendedorismo, loja perfeita, Merchandising, varejo, vendas, visual merchandising

Uma mulher organizando uma parede cheia de araras de roupas.Uma mulher organizando uma parede cheia de araras de roupas.

Chamar a atenção do consumidor é essencial para quem deseja vender mais. Existem várias formas de fazer isso, e uma das mais completas e efetivas a médio e longo prazo é o visual merchandising.

Com ele, você cria um padrão de organização física para a sua loja que se torna facilmente reconhecível. Além disso, também é possível otimizar ainda mais a experiência de compra do cliente.

Continue a leitura para saber os principais pontos sobre o visual merchandising e como aplicá-lo no seu negócio!

O que é visual merchandising?

Visual merchandising é uma estratégia de investimento em experiências sensoriais, principalmente da parte visual, para chamar a atenção do cliente. A ideia consiste em usar as cores, a iluminação, a disposição do ambiente, a decoração, entre outros elementos, para atrair o olhar do consumidor. 

Afinal, quanto mais atrativa a loja estiver para quem a visita, melhor vai ser a impressão inicial sobre o negócio. Criatividade é essencial. Às vezes, não é preciso investir grandes quantias para criar um espaço interessante, basta remodelar o que já existe.

Quais as vantagens do visual merchandising?

Corredor de loja de roupas, com destaque para o suporte de sacolas de compras
Depois de um tempo, o visual merchandising fixa a sua marca no imaginário do consumidor, ajudando-o a reconhecê-la em qualquer lugar.

Como toda boa estratégia, o visual merchandising, quando bem aplicado, traz inúmeros benefícios para a sua loja. Confira alguns deles:

1. Maior exposição dos produtos

Com o visual merchandising, os produtos, que passam a ser dispostos conforme categorias e disponibilidade de espaço, ganham muito destaque.

As prateleiras estarão sempre repletas de produtos organizados de forma lógica e intuitiva, facilitando a vida do cliente na hora de encontrar o que quer. Sem contar que isso também ajuda seus funcionários no momento de repor os itens.

Uma ideia interessante é investir em experiências sensoriais completas para produtos específicos. No caso de um lançamento, por exemplo, você pode separar um espaço específico para promovê-lo, com amostras para experimentação.

Também é possível aplicar o visual merchandising em pontos de venda, aumentando ainda mais a atratividade desses espaços.

2. Atração de novos clientes

Chamar a atenção de quem passa em frente à sua loja é uma característica em comum entre vitrinismo e visual merchandising. Um ambiente bem organizado e atrativo visualmente vai estimular as pessoas a ?darem uma olhadinha?. E é aí que entra o próximo ponto?

3. Aumento das vendas

Com mais pessoas visitando o seu estabelecimento, atraídas por um visual merchandising bem aplicado, a chance delas adquirirem algum produto aumenta. Ainda mais se a experiência oferecida for única e memorável.

Portanto: sim! Com o visual merchandising, é possível aumentar a circulação de pessoas e, consequentemente, as vendas.

4. Reforço da identidade visual

Uma das coisas mais legais do visual merchandising é poder aplicar toda a identidade visual do seu negócio. Cores, formas, logos, tudo é bem-vindo aqui. Inclusive, isso vai ajudar no reconhecimento da sua marca, já que aumenta a exposição e associa o nome da sua loja a produtos de qualidade e experiências inesquecíveis.

Como aplicar o visual merchandising

Uma vendedora dando a amostra do cheiro de um perfume para uma mulher. As duas estão em uma loja de cosméticos. 
Além de chamar a atenção, amostras e experimentações de produtos ajudam a criar um relacionamento mais próximo com o cliente.

Com uma identidade visual bem definida e uma ideia assertiva para utilização do espaço disponível, aplicar o visual merchandising vai ser uma verdadeira mão na roda. Confira, a seguir, como colocá-lo em prática:

Investir em layout e ambientação

A estética e a decoração do ambiente devem conversar com os produtos vendidos e com o segmento de mercado em que está inserido. Uma loja de cosméticos, por exemplo, vai ser visualmente diferente de um pet shop, não é?

Sendo assim, você deve investir no que é mais adequado para o seu negócio. A organização das prateleiras deve seguir um padrão lógico, da mesma forma que o ambiente.

Tudo deve estar disposto de uma maneira que ?conte uma história?. Use placas e cartazes para destacar as vantagens de produtos que sejam lançamentos ou que estejam em promoção. Use letreiros intuitivos para indicar aos consumidores onde os produtos estão. Entre outras coisas que otimizem a experiência do cliente.

Criar experiências sensoriais

Estimular os sentidos é a grande sacada do visual merchandising. Explorar a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato é uma ótima forma de criar memórias nos clientes, assim eles associam o produto ou sua loja com a experiência agradável que eles tiveram.  Veja como utilizar os 5 sentidos na sua loja:

  1. Visão: o principal sentido a ser explorado (e ponto-chave do visual merchandising). Cores, formas, slogans e tudo mais que compõe a sua identidade visual podem e devem ser utilizados aqui para chamar a atenção;
  2. Audição: pode ser estimulada por uma playlist condizente com os valores da marca. Ou, até, em audiobooks oferecidos ou tours guiados para apresentar um produto;
  3. Olfato: utilizar o marketing olfativo é uma ótima opção para transformar sua loja em uma experiência marcante para o cliente. Por isso, escolha um aroma que represente a sua loja para utilizar em seus produtos;
  4. Paladar: oferecer comes e bebes, é claro. Para a promoção de um produto alimentício, por exemplo, você pode oferecê-lo para experimentação.
  1. Tato: esse sentido pode ser explorado através do contato físico com o produto. Sentir a peça de roupa no corpo, testar cosméticos na própria pele ou ter a experiência de testar um eletrônico antes da compra.

Explore a psicologia das cores

Citamos bastante as cores e, agora, vamos nos aprofundar nelas. Você pode usar a psicologia das cores, estudo que busca entender como o cérebro humano identifica cada cor, para criar um ambiente harmônico.

O primeiro ponto aqui é não fugir da sua cartela. Se você tem uma identidade visual definida, ela provavelmente já conta com uma paleta de cores. Mantenha-se nela para gerar ainda mais reconhecimento de marca.

Agora, dentro dessa paleta, você pode brincar com todas as cores que ali estão para destacar produtos específicos ou favorecer certos espaços. Se o vermelho estiver disponível, use-o em campanhas promocionais para gerar a sensação de urgência. Use o verde em locais que você quer que seus clientes sintam paz e tranquilidade. E assim por diante.

Você pode aliar esse conceito com uma boa iluminação e vai ver como é possível criar um ambiente realmente agradável e funcional. Afinal, esse é o objetivo do visual merchandising.

Gostou das dicas e vai usá-las para aplicar o visual merchandising na sua loja? Então, visite o site da Loja do Varejo para garantir todas as mercadorias que precisar! 

publicado em empreendedorismo.

tags empreendedorismo, loja perfeita, Merchandising, varejo, vendas, visual merchandising.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais