carrinho
home blog loja perfeita Como montar vitrine de loja em 10 passos
dica varejo

Como montar vitrine de loja em 10 passos

loja, negócio

Mulher ruiva andando no shopping vendo como montar vitrine de loja enquanto segura sacola de compras.Mulher ruiva andando no shopping vendo como montar vitrine de loja enquanto segura sacola de compras.

Saber como montar vitrine de loja é uma das principais estratégias que devem ser colocadas em questão por empreendedores do setor do comércio. De olho no fato de que a primeira impressão pode ser determinante para que o cliente possa se interessar pelos produtos ofertados pela sua loja.

Sim, ao levar a máxima de que ?a primeira impressão é a que fica?, saber como montar vitrine de loja é, sabidamente, uma das mais importantes ferramentas estratégicas para lojas de varejo. 

Uma pesquisa da The Global Association for Marketing at Retail determinou que aproximadamente 83% das decisões de compra são concluídas em razão de uma vitrine atrativa e bem construída.

Portanto, de olho na importância de uma correta execução da sua estratégia visual, vamos te ensinar em 10 passos básicos como montar vitrine de loja de uma maneira que vai encantar os seus clientes. Boa leitura!

Por que investir no vitrinismo?

Mulher sorridente ao ar livre segurando sacolas de compras e olhando vitrines de lojas.
Saber como montar vitrine de loja é essencial para tornar seu ponto de vendas mais atrativo.

Antes de entender como montar vitrine de loja da melhor maneira possível, vamos esclarecer o conceito técnico do vitrinismo. Este termo é utilizado para designar uma das estratégias do visual merchandising de uma empresa, utilizando técnicas de ambientação que levem potenciais clientes até sua loja, impactando aqueles que passam pela fachada.

Ou seja, o principal objetivo desta abordagem é aumentar um volume de vendas no varejo, assim como aumentar a receita do negócio. 

A vitrine precisa ser uma vendedora silenciosa, que faz dos produtos expostos itens de desejo que chamem a curiosidade e a necessidade de compra dos clientes, refletindo a identidade da marca para com o público-alvo.

Saber como montar vitrine de loja da melhor maneira é uma ação que requer uma série de fatores bem delimitados, tais como organização de estoque, gestão de perdas e respeito aos prazos do setor de compras. Só assim é possível alcançar os reais objetivos da sua loja ? ou seja, vender mais.

Dentre os principais benefícios de saber como montar vitrine de loja adequadamente, podemos elencar abaixo:

  • Uma vitrine atrativa impulsiona aquelas chamadas compras por impulso;
  • Com esta ação, é possível eliminar os produtos de queima de estoque;
  • Uma boa vitrine consegue gerar maior engajamento para junto de seu público-alvo.

Como montar vitrine de loja da melhor maneira?

Funcionária sorridente mostrando como montar vitrine de loja, arrumando cosméticos para exposição.
A estratégia de saber como montar vitrine de loja corretamente irá fortalecer sua marca.

Posicionar corretamente os itens na sua vitrine não é o único passo que um lojista deve adotar, já que o vitrinismo é uma estratégia que exige planejamento e atenção redobrados

Vamos, abaixo, conhecer as 10 dicas que preparamos neste material especial para que você aprenda como montar vitrine de loja da melhor maneira.

  1. Fique atento às datas comemorativas

Não é segredo para ninguém que trabalha com comércio que as datas comemorativas são essenciais para impulsionar as vendas. Seja o Natal, o Dia dos Namorados, a Black Friday ou o Dia das Mães, fato é que todo bom lojista precisa ter, anualmente, um calendário de datas comemorativas muito bem-organizado.

Desta maneira, é possível antever suas ações comerciais, organizando a vitrine da sua loja da maneira correta para cada ocasião. 

Lembre-se que muitos comércios optam por manter suas vitrines devidamente decoradas durante semanas em períodos comemorativos, de modo a impulsionar ainda mais as oportunidades de venda.

  1. Pense em decorações temáticas

Já que estamos falando sobre as datas comemorativas, uma dica para aprender como montar vitrine de loja passa diretamente pela decoração personalizada adequada à época do ano.

O Natal, por exemplo, é uma ocasião com itens decorativos muito marcantes e específicos ? e é quase impossível passear por centros comerciais no último mês do ano sem se deparar com luzes natalinas ou outros apetrechos, como guirlandas, presépios ou trenós. 

Pense em levar este tipo de ideia também para outras datas, como a associação de uma decoração mais romântica no Dia dos Namorados, ou uma mais lúdica e infantil no Dia das Crianças.

  1. Respeite a identidade visual da sua marca

Um desafio que quem deseja aprender como montar vitrine de loja passa diretamente é saber como reorganizar a ambientação da fachada do seu empreendimento sem desrespeitar a identidade visual da sua marca.

É preciso estabelecer uma estratégia que leve em conta os elementos gráficos que criem uma conexão imediata entre o seu cliente e a sua loja. Portanto, é possível sempre se reinventar mantendo a personalização da sua empresa.

  1. Invista em painéis digitais

A digitalização está em alta e os painéis digitais vêm se destacando como ótimas alternativas de otimizar a visualização de produtos em uma vitrine. Estes materiais expositivos são visualmente atraentes e ainda colaboram para a exposição de outras mídias, como vídeos e GIFs.

Além de ser um diferencial que pode chamar a atenção do seu cliente, o painel digital pode agir como um estímulo que leve o consumidor a decidir pela compra.

  1. Aposte nas queimas de estoque

Indispensável na hora de saber como montar uma vitrine de loja é conseguir organizar uma boa visualização de queima de estoque. Assim, é possível enfeitar a sua vitrine com banners e anúncios das ofertas, destacando oportunidades imperdíveis de compra para atrair mais clientes. 

As liquidações costumam ser estratégias comerciais muito fortalecedoras para o comércio.

  1. Atente-se aos preços expostos

Um erro muito grave, porém comum, ao organizar uma vitrine é a exposição de preços equivocados, o que pode prejudicar o andamento de uma venda e afugentar o seu consumidor. Lembre-se de que a sensação de desorganização não é atrativa para um cliente.

Para evitar este erro, cuidado redobrado e atente-se sempre aos preços colocados nos produtos para que nenhum item seja exposto com um valor errado. 

  1. Não ignore as tendências

É claro que nenhum comércio precisa abrir mão de uma identidade própria ? e fazer de alguns produtos personalizados um diferencial. 

No entanto, lojas que ignoram produtos que estejam passando por alta procura tendem a sofrer prejuízos, já que o seu cliente pode buscar por este item na concorrência.

  1. Todo o espaço pode e precisa ser explorado
Explorar todas as oportunidades dentro da organização de uma vitrine faz toda a diferença.

Legenda: Explorar todas as oportunidades dentro da organização de uma vitrine faz toda a diferença.

Alt text: Funcionária mostrando como montar vitrine de loja ao ajeitar plantas para exposição.

Não importa se o seu espaço é grande ou pequeno. Para saber como montar vitrine de loja é preciso aproveitar com eficiência todas as lacunas disponíveis

Portanto, na hora de planejar o layout da sua vitrine, tenha em mãos todas as medidas oficiais. Lembre-se de que todo aproveitamento de espaço será bem-vindo na hora de atrair potenciais novos consumidores.

  1. Organização e limpeza são indispensáveis

Sua vitrine pode ter um excelente planejamento e layout. No entanto, se manchas, sujeiras ou poeiras passarem despercebidas pela sua equipe, é muito provável que não passem aos olhos dos consumidores ? e este é um erro fatal. 

Portanto, lembre-se de colocar a limpeza e a higienização da sua vitrine sempre em primeiro lugar

  1. Explore o meio da vitrine

O meio da vitrine é considerado a área mais nobre. Portanto, aproveite este espaço de maior destaque para posicionar os melhores e mais competitivos produtos que a sua loja tem a oferecer naquele momento. 

Não se esqueça de definir com cautela e de modo estratégico quais são exatamente estes itens.
Gostou das nossas dicas sobre como montar vitrine de loja? Acesse nosso blog e leia mais conteúdos sobre gestão e comércio!

publicado em loja perfeita.

tags loja, negócio.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais