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Identidade visual, o que é e como criar uma para seu negócio!

Prateleira de supermercado cheia de produtos. O elemento em destaque da imagem é a placa que indica a seção de iogurtes do estabelecimento, que traz a identidade visual do local.Prateleira de supermercado cheia de produtos. O elemento em destaque da imagem é a placa que indica a seção de iogurtes do estabelecimento, que traz a identidade visual do local.

A identidade visual é a alma de um negócio! É ela que transmite informações sobre a sua empresa para um cliente, ajuda a estabelecer conexão e ainda conta com uma série de outras funções igualmente importantes.

No entanto, você sabia que a identidade visual é formada por um conjunto de vários itens e não apenas pelo logotipo de uma empresa?

Para trabalhar com esta ferramenta, é preciso conhecê-la em detalhes. Por isso, criamos este guia completo sobre o assunto! Acompanhe a seguir!

O que é identidade visual?

Como dito anteriormente, a identidade visual é muito mais do que o logotipo de uma loja. Na realidade, ela é formada por um conjunto de diversos elementos que ajudam uma pessoa a identificar, conhecer e criar uma relação com a sua marca.

Dentre os componentes de uma identidade visual no varejo, podemos citar:

  • Fachada da loja;
  • Uniforme dos colaboradores;
  • Gôndolas;
  • Decoração da loja;
  • Cartão de visitas;
  • Panfletos;
  • Cartazes;
  • Sacolas;
  • Placas e painéis.

Após o processo de desenvolvimento de uma identidade, um empresário pode criar um manual de aplicação, indicando os modos como as cores, as fontes e o logo devem ser usados em peças de comunicação da sua empresa.

Qual a importância da identidade visual?

Uma identidade visual bem estabelecida permite que o público conheça uma marca com facilidade. Sendo assim, com apenas um rápido olhar, uma pessoa poderá saber qual empresa foi responsável por uma mensagem. 

Ao mesmo tempo, a identidade visual permite que ideais sejam associados a uma marca. Por exemplo, grandes empresas fazem com que temas como saúde, esportes ou inovação sejam atrelados às suas identidades, se tornando referências quando alguém busca um produto nessa área.

Para os pequenos empreendedores, ter uma identidade bem construída ajuda a criar uma boa impressão, passar credibilidade e criar uma relação com o público, fatores que podem ajudar o seu negócio a decolar.

Uma mulher branca, em frente a uma prateleira de produtos alimentícios, segurando um copo de plástico tampado, com frutas picadas em seu interior.
Além de gerar reconhecimento, uma identidade visual marcante pode fazer com que o cliente associe a marca à qualidade do produto.

Logotipo e branding

Antes de prosseguirmos e explicarmos como criar uma boa identidade visual, é crucial que você conheça alguns conceitos e domine termos que possuem relação com este assunto.

Em primeiro lugar, citamos o logotipo. Este já é um velho conhecido e é formado pela junção do símbolo de uma empresa com o seu nome escrito na fonte escolhida para representar o negócio.

Outro conceito importante é o de branding, que se refere às estratégias de comunicação criadas pela empresa. Sendo assim, um branding deve levar em conta a identidade visual e todos os elementos que compõem esta para criar peças, como banners e postagens em redes sociais, e definir objetivos.

Como criar uma identidade visual?

Para tornar mais simples o trabalho de criar uma identidade visual, montamos uma lista com os principais elementos que devem ser levados em conta neste processo. São eles:

  • Público;
  • Fonte, cores e formas;
  • Slogan;
  • Aplicação.

Veja a seguir algumas dicas de como colocar em prática cada um desses tópicos:

1. Conheça o público

Antes de começar o trabalho, é preciso conhecer o seu público-alvo. Uma boa identidade visual permite que as marcas se comuniquem com seus clientes e transmitam uma mensagem.

Sabendo disso, as identidades visuais são desenvolvidas escolhendo cores, formas e elementos visuais que conversem com os consumidores. E conhecer o seu público-alvo (sua idade, seus gostos, seus interesses) é a melhor forma de ser assertivo nesta etapa do processo.

Para isso, você pode investir na criação de personas, ou seja, pessoas fictícias que representam quem vai consumir ou comprar na sua loja. Caso seu negócio ainda seja pequeno, também vale a pena observar o público-alvo dos seus concorrentes ou do seu setor de mercado.

2. Fonte, cores e formas

Com todas essas informações de público-alvo em mãos, chegou a hora de começar a definir alguns elementos da identidade visual. Para decidir quais fontes, cores e formas irão fazer parte da identidade, é preciso sempre ter em mente o que você quer comunicar aos seus clientes.

Isso porque todos os elementos que a compõem transmitem uma mensagem. Na psicologia das cores, por exemplo, cada cor do círculo cromático representa diferentes sentimentos.

O vermelho representa paixão, calor, perigo, e pode ser usado para transmitir a sensação de alta intensidade e confiança. O azul remete aos sentimentos de calma, serenidade e tranquilidade. Já o verde está associado à saúde, à vitalidade, à natureza, e assim por diante.

No universo das fontes, aquelas com serifa, por exemplo, passam uma maior seriedade. Em compensação, formas arredondadas tendem a criar um clima mais leve e divertido.

Todo esse trabalho de combinação visual com o perfil do seu público-alvo é necessário para criar ou melhorar o relacionamento com os clientes. Além, é claro, de destacar sua loja em meio às demais.

3. Slogan

É necessário que o slogan esteja de acordo com tudo que integra uma identidade visual. Por isso, para planejar uma frase de efeito, é preciso levar em conta as sensações e a mensagem que se quer transmitir, o perfil da marca, o tipo de produto, etc.

Um bom slogan, associado a uma identidade visual bem construída, faz com que os clientes identifiquem sua marca e seu negócio de imediato.

Por fim, não se esqueça que também é possível alterar o slogan com o tempo ou criar um específico para determinada época do ano.

4. Aplicação

Depois de toda essa parte teórica e criativa, chegou o momento de aplicar tudo isso na prática. De cara, o principal local para inserir sua recém-criada identidade visual é na fachada da sua loja. Essa é a primeira coisa que as pessoas vão ver quando estiverem próximas ao estabelecimento.

Por isso, a fachada deve ser chamativa e reunir os elementos mais importantes da identidade visual. O investimento nesse espaço é o primeiro passo para se destacar no bairro ou na avenida em que a sua loja está localizada.

Mas, é claro que você também precisa dar uma atenção para a parte interna do ponto comercial. Gôndolas, sacolas, placas, painéis e vitrines são todos elementos que podem (e devem) receber a sua identidade visual.

Se você tiver funcionários, dá para criar uniformes com as suas cores. Assim, os clientes podem identificar com mais facilidade quem trabalha ou não no estabelecimento.

Também não podemos deixar de fora o mundo digital. Caso sua loja tenha redes sociais, você pode personalizá-las conforme a identidade visual criada, permitindo que os consumidores o identifiquem até no virtual.

Uma mulher negra, de cabelos cacheados, usando camiseta polo azul-claro e um avental escuro, trabalhando como caixa de um supermercado.
Através da identidade visual, os clientes podem associar sua loja a produtos ou serviços de qualidade.

Próximos passos

A criação de uma identidade visual é o começo de um processo. Em seguida, cabe a você aplicá-la de maneira correta e estabelecer uma comunicação efetiva com seus clientes, aproveitando os benefícios que esta possibilita.

Além de uma boa identidade, também existem outros fatores que podem ajudar a sua empresa a se tornar mais assertiva!

Para te ajudar nesse processo, semanalmente publicamos artigos relacionados ao mundo do varejo. Por isso, continue acompanhando o nosso blog! Aqui, você encontra dicas práticas que podem te ajudar a se tornar um empreendedor mais preparado e por dentro das melhores práticas do mercado!

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