carrinho
home blog inovação Cliente mal-educado: como lidar e melhorar o relacionamento
dica varejo

Cliente mal-educado: como lidar e melhorar o relacionamento

atendimento, Inovação, loja

Vendedora cumprimentando um casal de clientes em sua loja. Ao fundo, luz natural iluminando a sala por uma janela.Vendedora cumprimentando um casal de clientes em sua loja. Ao fundo, luz natural iluminando a sala por uma janela.

Empresas que lidam diretamente com público precisam estar sempre aptas a enfrentar um tipo de problema recorrente: o cliente mal-educado. A  famosa afirmação de que ?o cliente sempre tem razão? nem sempre pode ser considerada verdadeira.

Por isso, é bastante necessário que as organizações tenham na ponta do lápis uma estratégia bem planejada sobre como lidar com o cliente mal-educado, visto que este perfil pode trazer sérios problemas quando a empresa não está preparada para recebê-lo.

Saber lidar com um cliente mal-educado não significa desvalorizá-lo, mas sim mostrar a ele que a falta de educação pode tirar seu direito e sua razão. Existe uma linha tênue entre uma reclamação ou crítica construtiva e uma grosseria que parta para o campo da ofensa. 

O ideal é manter bons hábitos e estratégias para evitar que incidentes como este aconteçam no seu comércio. Por isso, separamos algumas dicas e estratégias para lidar com o cliente mal-educado. Confira!

  1. Invista na escuta ativa
Funcionário no caixa de uma loja atendendo uma cliente. 
A forma como você se comunica com os clientes mal-educados é importante para que o diálogo seja eficiente.

Pode parecer estranho, mas a primeira dica para lidar com um cliente indelicado é escutar atentamente o que ele tem a dizer

Pratique a escuta ativa, que é basicamente ouvir o seu desabafo, sem interrompê-lo, para na sequência repetir tudo que foi falado, de modo a confirmar se a mensagem foi transmitida corretamente.

  1. Pergunte ao cliente

Quando o cliente age com grosseria, é preciso que você procure compreender o que motivou aquele comportamento. Assim sendo, tente realizar perguntas que te possibilitem compreender melhor a situação.

  1. Não esqueça dos seus outros clientes

Pode acontecer de uma discussão ser acompanhada por outros clientes ? tanto em um espaço físico quanto virtual. 

Por esta razão, lembre-se sempre de cultivar sua imagem junto aos demais consumidores, que podem acabar perdendo o respeito por você, especialmente se considerarem que naquela situação te faltou inteligência emocional e seu comportamento foi inapropriado.

  1. Mantenha a calma e a compostura
Imagem de uma funcionária conversando com um cliente enquanto ele permanece sentado e lendo um jornal.
Trabalhe sua linguagem corporal ao lidar com clientes mal-educados.

Não deixe nunca de ter razão em alguma situação desagradável com um cliente mal-educado. Pelo contrário: busque manter a serenidade, mesmo que a situação incômoda esteja acontecendo de maneira remota. 

Evite, durante o diálogo, algumas atitudes que demonstrem que você está com a paciência abatida, tais como: 

  • Cruzar os braços;
  • Empinar o nariz;
  • Fazer caras e bocas;
  • Revirar os olhos;
  • Levantar o dedo.

Ao se manter focado e conduzindo o diálogo com base no ?olho no olho?, apesar do descontrole do cliente, você terá um ponto a seu favor.

  1. Busque sempre a sinceridade com o seu cliente

Mesmo que o consumidor esteja sendo mal-educado, nunca deve-se mentir para ele. 

Busque expor, com clareza e honestidade, todos os fatos de forma transparente e não faça promessas que não poderão ser honradas apenas para, em um breve momento, conseguir acalmar os ânimos do cliente mal-educado.

  1. A discussão não deve ser prolongada

Toda discussão com um cliente deve durar somente o tempo necessário para que haja, minimamente, um entendimento entre as partes. 

Assim sendo, é preciso trabalhar para evitar que a discussão se prolongue e seja mais extensa do que o necessário, o que pode fazer com que o relacionamento com aquele consumidor se desgaste de tal maneira que acarrete danos que não possam ser revertidos.

  1. Não revide na mesma moeda
Imagem de uma funcionária de uma loja que sabe lidar com cliente mal-educado. Ela está cumprimentando um casal de idosos enquanto sorri.
Apesar de parecer complicado, a calma na hora de revidar um cliente mal-educado é um ponto importante.

A importância em não se exaltar passa, diretamente, no tom das mensagens trocadas quando você lida com um cliente mal-educado de maneira virtual. 

Aqui o cuidado deve ser redobrado, uma vez que é muito fácil que as pessoas interpretem de outra maneira a sua intenção comunicativa.

Se você e o consumidor estiverem conversando através de um app de mensagens, mantenha a calma, não atropele suas mensagens e não ?grite? ? na internet, o uso do capslock acaba sendo considerado como se você estivesse alterando a voz.

Pode parecer tentador em alguns casos, mas nunca devolva na mesma moeda a grosseria recebida.

  1. Exerça a empatia

É importante mostrar ao cliente mal-educado que você está conseguindo se colocar no lugar dele. Para isso, exerça o dom da empatia, já que muitas vezes o comportamento deselegante acaba sendo fruto de uma insatisfação. 

Busque tentar se imaginar do outro lado da moeda: como você se sentiria se estivesse lidando com uma marca pela qual você paga por produtos ou serviços?

A empatia te ajudará a entender, com maior clareza, a insatisfação do seu cliente para que você consiga, então, tentar solucionar o problema com maior facilidade.

  1. Demonstre interesse em resolver o problema dele

Muitas vezes, o cliente mal-educado, por mais que esteja transmitindo sua comunicação com uma grosseria desnecessária, só quer ter um problema solucionado. E quando trabalhamos com o público, o empenho em elucidar problemas é muito importante.

Portanto, evite dar prazos muito longos ? desde que não sejam irreais. Demonstre que você se irá se dedicar em encontrar uma solução eficiente e ágil para aquela demanda.

  1. Não leve o problema para o lado pessoal
Duas clientes saindo de uma loja de cosméticos segurando sacolas e com aparência feliz.
Não leve as provocações ou grosserias para o lado pessoal.

Apesar de tudo, o seu relacionamento com aquela pessoa ainda é estritamente profissional. Ainda que você não esteja em um bom dia, é preciso entender que um cliente mal-educado faz parte dos ossos do ofício quando se lida com o público.

Quando você não é o gestor responsável pela área e o problema parece sair da sua alçada, não hesite em levar a problemática a um supervisor mais experiente, que poderá propor soluções mais eficientes e apaziguar a situação com mais praticidade. 

Cabe aos gestores saber trabalhar todas essas estratégias e entender que, muitas vezes, um colaborador da sua equipe não estará devidamente preparado emocional e profissionalmente para lidar com um cliente mal-educado em toda e qualquer situação.

Por fim, é preciso entender que alguns casos são irreversíveis, embora raros e mais difíceis. Nem tudo está sob sua alçada de resolução: alguns problemas você simplesmente não conseguirá resolver e o cliente pode acabar optando por ir embora do seu quadro de consumidores. 

É preciso, neste caso, repensar as estratégias que causaram o problema para evitar que ele se repita, no futuro, com outras pessoas. Aqui, não é hora de procurar culpados, mas sim de trazer soluções.

Gostou deste conteúdo? Leia mais sobre dicas de gestão e empreendedorismo acessando nosso blog!

publicado em inovação.

tags atendimento, Inovação, loja.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais