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Ideias de promoção para varejo: confira as melhores dicas!

Duas bexigas vermelhas com um símbolo de porcentagem grande em cada uma para ilustrar as ideias de promoções.Duas bexigas vermelhas com um símbolo de porcentagem grande em cada uma para ilustrar as ideias de promoções.

Em um mercado altamente competitivo, são as melhores ideias de promoção que garantem a um varejista sair na frente de seus concorrentes e encontrar novos clientes.

No entanto, para não sair no prejuízo, é necessário desenvolver boas estratégias de promoção, saber como mobilizar clientes e escolher o melhor tipo de abordagem para conseguir um sucesso de vendas!

Quer saber mais sobre o assunto e conferir algumas dicas? Então continue lendo este artigo! Nele, criamos um guia completo que pode te ajudar nesta tarefa.

Qual é a importância das promoções?

Boas ideias de promoções podem ser usadas para resolver problemas, trazer novos clientes, divulgar o seu negócio, gerar mais vendas, etc. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância de promover ofertas, criamos uma lista com os principais pontos positivos dessa prática:

  • Aumento nas vendas;
  • Venda de produtos parados no estoque;
  • Geração de conexão com os clientes;
  • Conhecer novos públicos;
  • Geração de receita de forma rápida;
  • Aumento de tráfego;
  • E várias outras.

Qual é o melhor momento para oferecer promoções na sua loja?

Além de ter boas ideias de promoção, é importante que estas sejam realizadas em momentos estratégicos. Em outras palavras, é preciso planejar o período em que haverá maior impacto e mais vendas. 

O final do ano, por exemplo, é um ótimo momento para se realizar promoções. O pagamento do 13º salário e a proximidade com as festas são alguns dos fatores que aquecem o varejo nessa época do ano, mas esse período não é o único para criar ofertas!

Existem outros indicadores que podem apontar o momento ideal para uma promoção: 

  • Quando o estoque de um produto está se aproximando de sua data de validade;
  • Quando um produto está acumulado no estoque;
  • Ao perceber que a empresa está perdendo clientes para seus concorrentes;
  • Quando seu negócio está começando e você precisa atrair clientes.

Como criar uma boa estratégia de promoção?

6 esmaltes nas cores vermelho, amarelo, gelo, azul, rosa e roxo, enfileirados ao lado de uma necessaire rosa da Risqué.
Uma boa ideia de promoção é criar kits com itens que se complementam!

Em primeiro lugar, para realizar uma promoção eficiente, é preciso definir metas. Por exemplo: vender produtos parados no estoque, atrair novos clientes ou fidelizar os consumidores recorrentes. Em seguida, é necessário determinar o preço do produto oferecido, para que a promoção não traga prejuízo. 

Além disso, é crucial que a oferta seja honesta, ou seja, sem oferecer produtos pelo preço normal e dizer que está com desconto. Esta prática pode espantar clientes e prejudicar a reputação do seu negócio. 

Ao mesmo tempo, também é necessário definir um prazo para a promoção. Lembre-se que ofertas com períodos mais curtos podem ativar o gatilho de urgência em um cliente, fazendo com que este compre o produto com medo de perder a oportunidade.

Crie kits promocionais para datas específicas ou apenas para aumentar as vendas. Você pode contar com algumas opções disponíveis em nosso site, como um Kit Química sem Drama ou um Kit Necessaire + 3 Protetor Solar FPS 50 Cenoura e Bronze 200ml, e até mesmo Kit Bozzano Hidratação para o público masculino, por exemplo. 

Por fim, com base em suas metas, é necessário escolher a melhor opção entre os diversos tipos de promoção. 

6 tipos de promoção

Ainda não decidiu qual promoção oferecer no seu negócio? Confira alguns dos tipos de estratégia nos tópicos abaixo e escolha qual se adequa à sua realidade!

1. Promoções sazonais

Em primeiro lugar, temos as promoções sazonais. Esta é uma estratégia que utiliza de datas comemorativas para realizar um número maior de vendas e movimentar o estoque de uma empresa.

Sendo assim, alguns exemplos são promoção de Dia das Mães, vendas mais baratas no Natal, preços especiais no Dia dos Pais, etc.

Este tipo de promoção aproveita o momento em que consumidores estão mais dispostos a fazer compras e pode ser uma boa escolha caso a sua empresa trabalhe com produtos que podem ser vendidos em certas datas comemorativas.

2. Sorteios

Se você busca por ideias de promoção mais simples, o sorteio pode ser uma boa solução! Esta estratégia gera engajamento entre os clientes, com baixos custos de investimento. 

E ao ser realizado em redes sociais, o sorteio pode trazer outros pontos positivos, como mais seguidores e uma maior visibilidade para o perfil da sua empresa. Portanto, se o seu objetivo for conquistar um novo público, esta pode ser a melhor forma de alcançar resultados significativos.

3. Cashback

O cashback é uma estratégia de promoção que busca fidelizar clientes. Esta prática consiste em devolver para o consumidor uma parte do dinheiro que ele gastou realizando a compra. Sendo assim, o varejista pode emitir cupons e incentivar o cliente a retornar à sua loja. 

Vale ressaltar que se estes cupons tiverem um prazo de validade o cliente é motivado a retornar mais rapidamente ao seu estabelecimento. No entanto, para oferecer cashback é necessário definir uma porcentagem de desconto que não prejudique o caixa da empresa.

4. Oferta relâmpago

O varejista pode apelar para ideias de promoção que ativem o senso de urgência no cliente. Em outras palavras: que o façam pensar que aquela é uma oportunidade única e que se não realizar uma compra vai perder uma grande chance.

A estratégia de oferta relâmpago depende de uma boa divulgação, enfatizando o curto tempo e os preços vantajosos. Portanto, é necessário priorizar a comunicação neste tipo de promoção.

Por fim, vale ressaltar que este tipo de promoção pode ser vantajoso para realizar a queima de estoque de produtos que estão perto da data de validade ou estão se tornando obsoletos.

5. Pague 1, leve 2

Está precisando liquidar um produto parado no estoque? Então esta pode ser a melhor tática para alcançar os seus objetivos! 

O estilo ?pague 1, leve 2? de promoção tende a incentivar os clientes a levar produtos mesmo que não estivessem planejando esta compra inicialmente. Sendo assim, pode ser um bom meio de aumentar vendas e criar uma boa reputação com o público.

6. Demonstração gratuita

Esta é uma das ideias de promoção cujo objetivo é reter clientes. Ao mesmo tempo, a demonstração gratuita também pode ser usada para apresentar um novo produto para o mercado e, por consequência, aumentar suas vendas.

A demonstração é um tipo de estratégia de promoção que deve durar por tempo limitado, ou ser realizada com amostras grátis. O funcionamento depende do produto que será disponibilizado.

Qual a melhor ideia de promoção para o varejo?

Grupo de pessoas trabalhando sentados em volta de uma mesa, com xícaras e café e um quadro com post-its ao fundo.
Todas as ideias de promoção devem ter seus resultados analisados.

As melhores ideias de promoção dependem do foco de uma empresa e dos produtos comercializados pelo empresário. Por isso, é necessário analisar com cuidado a sua realidade antes de traçar uma estratégia. 

Para os varejistas, algumas estratégias podem tornar as promoções mais atrativas. Confira algumas dicas!

Quais itens colocar em promoção?

Além de ter boas ideias de promoção, é necessário saber quais itens podem ser vendidos nestas ações. Neste momento, é crucial ter um bom conhecimento sobre o estoque da sua empresa, identificando os produtos que estão acumulando e aqueles que precisam ser vendidos rapidamente.

As datas comemorativas também proporcionam pistas de quais itens você pode abaixar o preço e fornecer condições especiais. Por exemplo, no Dia dos Namorados, os chocolates e flores tendem a despertar maior interesse dos consumidores. 

Um ponto importante a ser considerado, é que o abastecimento do estoque precisa ser feito antes de uma promoção. Por exemplo, se você deseja fazer uma estratégia de promoção para a Black Friday (que acontece em novembro), no mês anterior já é recomendado preparar o estoque para o aumento das vendas.

Como tornar a promoção atrativa?

Além de focar no produto, as boas ideias de promoção também devem levar em conta outros fatores para atrair clientes, como o preço, a divulgação e o prazo.

Estas variáveis podem favorecer uma compra, seja por oferecer um item por um valor muito barato, ou por convencer o cliente que está saindo em vantagem.

Por fim, é necessário monitorar os resultados de sua promoção. Ao verificar quais estratégias tiveram maiores resultados, é possível recriar o cenário e obter lucros novamente com a mesma receita!

E se você gostou dessas dicas, pode conferir muitas outras informações sobre varejo em nosso blog! Acesse outros artigos e saiba como gerir a sua empresa do melhor modo possível.

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