carrinho
home blog inovação Conheça as principais técnicas de persuasão em vendas
dica varejo

Conheça as principais técnicas de persuasão em vendas

Inovação, loja, vendas

Mulher loira de costas está conversando com um casal, usando técnicas de persuasão para fechar uma venda.Mulher loira de costas está conversando com um casal, usando técnicas de persuasão para fechar uma venda.

Dominar as técnicas de persuasão em vendas se tornou requisito obrigatório para departamentos comerciais de praticamente todas as empresas. Em um cenário altamente competitivo como o que vivemos, garantir a força do carro-chefe de toda organização ? a venda ? é indispensável para manter sua instituição viva e fortalecida.

Vale destacar que no universo corporativo, a persuasão é elemento constante, envolvendo todos os espaços e stakeholders da organização. Na área comercial, a chamada persuasão em vendas precisa estar contextualizada em diferentes aspectos: passando pelas estratégias de marketing, chegando até a ponta do processo de vendas, garantindo o elo entre cliente e vendedor.

Para melhor compreensão de como se deve aplicar este poder de persuasão nas suas vendas e fechar um negócio, resolvemos elaborar um conteúdo contando quais são as mais modernas técnicas do mercado. Boa leitura!

A importância da persuasão em vendas: técnica ou dom?

Uma mulher negra está em uma loja de cosméticos recebendo recomendação de um produto de uma vendedora.
É possível se tornar um melhor vendedor ao explorar as diferentes técnicas de persuasão!

Muito se atribui persuasão em vendas a um suposto dom que excelentes vendedores possuiriam desde sempre – é um equívoco. A palavra ?persuasão? tem ligação direta com uma estratégia de indução, em que vemos ser possível convencer outra pessoa a realizar algo que queremos.

A persuasão em vendas, portanto, tem relação com a estratégia usada na área comercial, de modo a induzir os potenciais consumidores a efetuarem uma compra. E esta técnica não passa, de maneira nenhuma, pela arte de ludibriar o seu cliente. 

Estamos, aqui, falando de uma estratégia em se aperfeiçoar a comunicação com o seu interlocutor.

Para quem acredita que existem clientes intransigentes e que não se permitem influenciar, uma informação que pode ser reconfortante: todos os seres humanos estão, em maior ou menor grau, inclinados a serem conduzidos por terceiros. Evidentemente, existem aqueles com quem a persuasão em vendas agirá com maior facilidade e com outros, o caminho poderá ser um pouco mais trabalhoso.

Entendendo o funil de vendas

Um ponto muito importante para se atentar no processo de persuasão em vendas é saber em que momento da decisão de compra está o cliente – ou seja, em que etapa do funil de vendas.

Basicamente o funil de vendas representa as etapas da jornada de compra do cliente, do momento em que entra em contato com sua empresa até o pós-venda

Normalmente, utilizamos esse conceito para determinar estratégias de marketing e venda, pois dependendo da etapa em que a pessoa estiver, a abordagem e os esforços serão diferentes.

No topo do funil, estão as pessoas que passam pela fase de consciência, na qual estão tendo um primeiro contato com a sua empresa e trazem uma necessidade específica, descobrindo problemas.

No meio do funil, estão aqueles que estão começando a enfrentar esse problema e considerando suas opções de solução. E no fundo do funil, o cliente já está decidido em comprar.

É necessário destacar que a complexidade do produto ou serviço comercializado pela sua empresa influenciam diretamente na sua estratégia de venda e técnica de persuasão.

Os leads hoje em dia são muito bem-informados, uma vez que as informações disponíveis na internet são cada vez mais democráticas. E em muitas organizações, com o uso de estratégias de marketing digital, estes dados são propositalmente levados até os potenciais consumidores, de modo a facilitar o entendimento destes sobre como a marca pode ajudá-lo.

Confuso? Vamos a um exemplo! 

Como funciona o funil de vendas na prática?

Foto de um painel de cortiça, alguns post-its coloridos com gráficos estão colados ao redor e uma folha amarela no centro traz o funil de vendas desenhados e alguns pins coloridos distribuídos por ele.
O funil de vendas representa a jornada do cliente, do primeiro contato com sua marca ao pós-venda.

Vamos imaginar que a sua empresa comercializa produtos de estética. Através das redes sociais, vocês trabalham conteúdos que falam sobre peles maduras, como linhas de expressão podem surgir e divulgam um de seus cosméticos que promete trazer uma aparência mais jovem. 

Assim sendo, uma cliente preocupada com sua aparência pode chegar até uma de suas lojas já ciente de qual problema precisa resolver e qual produto adquirir. Nesse caso, cabe aos vendedores conseguirem fechar a venda, tendo em vista que a pessoa já está no fundo do funil e precisa apenas ser convencida. 

Outro exemplo, pensando no mesmo produto para linhas de expressão, seria um potencial cliente chegar na sua loja com uma reclamação sobre a textura da pele. Um bom vendedor, treinado em técnicas de persuasão em vendas e que entende do seu negócio, irá instruir a pessoa sobre o problema, entregando a solução, que é o seu produto.

7 técnicas de persuasão para aplicar no seu negócio

Ficou mais claro? E agora que você sabe a importância de identificar o momento de compra para conseguir adaptar sua estratégia, vamos às técnicas!

Técnica 1: Crie oportunidades de vendas imperdíveis

Aqui, os vendedores devem fazer uma oferta com um benefício que pareça especial, mas que demande uma compra imediata. Exemplos são muitos, tais como: ?desconto de 30% para clientes que comprarem hoje? ou ?último item neste preço?.

Aqui, trabalhamos com um gatilho mental de urgência, ajudando o vendedor a derrotar a inércia quando um consumidor em potencial até deseja efetuar a compra, mas não se vê diante do gatilho de necessidade do seu produto ou serviço.

Técnica 2: Crie vínculos emocionais

Reconhecer as dores e os desejos do seu cliente, entendendo melhor sobre suas características pessoais, é parte fundamental da persuasão em vendas, de modo a criar um vínculo com este indivíduo para que possa influenciar no resultado das suas vendas.

Técnica 3: Invista em gatilhos de escassez

Um dos melhores gatilhos mentais para trabalhar-se na persuasão em vendas é o da escassez. As pessoas se interessam por aquilo que está escasso

Quando você está fornecendo um desconto ou outro diferencial que seja limitado, não se esqueça de fornecer esta informação ao seu potencial comprador.

Aqui, a dica é não enganar o seu potencial cliente, só entregando a ele o gatilho da escassez se este for verdadeiro. Se o consumidor descobrir que esta escassez é falsa, provavelmente se sentirá traído e não voltará a fechar negócio com a sua marca.

Técnica 4: Gere autoridade na sua área

Gerar autoridade não é só se vender como especialista ? embora reforçar esta impressão seja de imenso valor. 

É preciso, de fato, dominar aquela área em que você atua, procurando transparecer confiança e seriedade ao seu potencial consumidor. Assim, ele sentirá maior segurança ao contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.

Técnica 5: Apele pela novidade

Foto em foco de uma faixa vermelha sendo cortada.
Já pensou por que festas de lançamento são um sucesso? Criar expectativas sobre algo novo é uma técnica de persuasão muito efetiva!

Ao tratarmos aqui outro gatilho mental na persuasão de vendas, estamos diante da exemplificação da novidade. Esta é uma das técnicas mais utilizadas ao atrair novos consumidores para um produto lançado há pouco tempo.

Além de esta estratégia agir para aguçar a curiosidade, é preciso reforçar que as pessoas, em um geral, gostam de ter um item inédito entre seus pertences. Busque vender os diferenciais e vantagens do lançamento de sua marca, por exemplo.

Técnica 6: Gatilho mental da antecipação

Para a persuasão de vendas, você já deve ter percebido que os gatilhos mentais são técnicas muito utilizadas. E muito parecido ao de novidade, é o de antecipação. Aqui, você pode trabalhar para que as pessoas fiquem tentadas a comprar, o quanto antes, um produto ou serviço.

Na indústria do entretenimento, podemos utilizar de exemplo o quanto um trailer de um novo filme pode empolgar os seus futuros espectadores. Na sua empresa, o envio de e-mail marketing pode ser uma arma muito semelhante e poderosa. 

Crie também a sensação de expectativa através de contagens regressivas nas mídias sociais.

É possível, por exemplo, fazer publicações como ?faltam apenas cinco dias para você conhecer o novo rímel à prova d?água da nossa marca?.

Técnica 7: Conte sempre uma boa história

As histórias servem para emocionar, persuadir e até mesmo educar as pessoas. E elas podem fazer parte das técnicas de marketing e vendas como um gatilho poderoso.

Se a sua história é estrategicamente arquitetada com o objetivo de persuadir, estaremos aqui trabalhando pelo lado emocional do seu cliente. Ações como a de ouvir narrativas estão relacionadas com ligações à visão, ao som e com momentos importantes da vida de cada um.

Tudo isso pode levar o seu ouvinte a decidir por um produto ? o seu ? ao detrimento daquele apresentado pela concorrência, ainda que os dois resolvam o mesmo problema. É preciso estudar o perfil do seu público-alvo para poder trabalhar melhor o storytelling da sua marca dentro do contexto da persuasão em vendas.

Pense em criar um vídeo para ser compartilhado pelas suas mídias sociais, mostrando ?como os cosméticos da sua marca recuperaram a autoestima da sua cliente X?.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre persuasão em vendas e deseja aprender ainda mais sobre gestão e empreendedorismo, clique aqui agora mesmo e leia outro de nossos textos!

publicado em inovação.

tags Inovação, loja, vendas.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais