carrinho
home blog inovação Empresa verde: o que é e quais as vantagens de se tornar uma?
dica varejo

Empresa verde: o que é e quais as vantagens de se tornar uma?

Inovação, negócio

Close-up das mãos de um homem segurando uma muda de planta representando a empresa verde.Close-up das mãos de um homem segurando uma muda de planta representando a empresa verde.

O conceito de empresa verde está cada vez mais em alta e urge a necessidade de conscientização a respeito da importância dos impactos sobre o meio ambiente e como é necessário adotar ações que tragam resultados sustentáveis.

A sustentabilidade nas empresas pode e deve ser seguida, desde ações muito simples, mas que fazem toda a diferença. Neste artigo, vamos explicar do que se trata o conceito de uma empresa verde e como a sustentabilidade pode trazer impactos não só para o meio ambiente, como também para as próprias organizações. Boa leitura!

Como funciona o conceito de sustentabilidade nas empresas?

Uma empresa verde é aquela que trabalha com o conceito de sustentabilidade empresarial, e esta terminologia está diretamente ligada à somatória de um conjunto de ações e políticas sustentáveis, garantindo responsabilidade socioambiental às operações e produções da organização.

Empresas autoproclamadas sustentáveis fazem uso de uma abordagem com foco nos valores éticos, sociais, econômicos e ambientais a longo prazo. 

E isto passa, necessariamente, por todos os processos, englobando transparência nas ações, visão futurística e envolvimento de todos os colaboradores em um engajamento sustentável. Uma empresa verde, portanto, passa por uma mudança na cultura organizacional da instituição.

Quais são os benefícios de uma empresa verde?

Legenda: Adotar uma postura que preza pela sustentabilidade no meio profissional é o que caracteriza uma empresa verde.

Alt text: Empresários sentados em volta de uma mesa com folhas de conteúdos sustentáveis sobre ela, incentivando a empresa verde.

Uma empresa verde traz incontáveis benefícios não somente para a criação de um futuro sustentável, mas também garante um impacto no negócio, refletindo na marca valores caros para investidores, para clientes e para o próprio mercado. 

Conheça, abaixo, os principais diferenciais que a sustentabilidade nas empresas pode gerar.

Maior competitividade

Quando falamos em agregar valor a uma marca, é preciso que esta se posicione, dentro do seu escopo de produtos e serviços, com itens que a diferenciam da concorrência. Uma empresa verde pode acabar se tornando a favorita dos consumidores preocupados com a sustentabilidade no planeta, e acredite, este grupo está cada vez maior.

Assim sendo, suas ações refletem, simultaneamente, em menor impacto para o meio ambiente e em uma boa imagem frente a um grupo de clientes engajados e que trocarão a concorrência por você justamente por este diferencial.

Melhoria na imagem da empresa

Em uma era digitalizada como a atual, se tornou imperativo sustentar uma imagem positiva do seu negócio ? sobretudo no ambiente virtual. A credibilidade de organizações conscientes e responsáveis é potencializada ao se adotar um caráter de responsabilidade socioambiental.

Novos investidores

Uma marca com boa reputação e credibilidade frente ao mercado e aos clientes naturalmente atrai os olhos de investidores. Uma empresa verde preenche esses requisitos, conforme é possível observar em um relatório divulgado pela KPMG.

As informações atestam que cerca de 45% só oferecem seu dinheiro para instituições com preocupações ambientais. Sustentabilidade, fator social e governança formam o tripé preponderante para brilhar os olhos de investidores na atualidade.

Redução de custos

Uma empresa verde alavanca as chances de ver uma redução de custos real e concreta acontecer. Um dos pilares da sustentabilidade nas empresas é a redução do desperdício ? como energia, água e papel, entre outros. Assim, é possível que a instituição gaste menos dinheiro em múltiplas áreas

Organizações socialmente responsáveis também podem receber incentivos fiscais do governo, de forma a encorajar as práticas sustentáveis na economia brasileira.

Defesa do meio ambiente

Esta, que é a principal bandeira da sustentabilidade, não poderia ser deixada de fora. Empresas com foco ecológico são mais propensas a investir em soluções inovadoras, sustentáveis e que não agridem, nem atentam contra o meio ambiente, gerando a menor quantidade possível de impactos.

Aqui, é possível adotar uma logística invertida, com reaproveitamento de matéria-prima, incentivo a políticas de reciclagem e descarte regular de dejetos tóxicos, como pilhas e baterias.

A fiscalização para um consumo consciente de água, luz e materiais de escritório em geral, bem como adoção de soluções como energia renovável, finalizam o arco de ações que podem gerar menor impacto ambiental.

Como investir em uma empresa verde?

Legenda: Investir em uma empresa verde agrega benefícios aos negócios e ao meio ambiente.

Alt text: Mãos de empresários segurando imagem do planeta terra incentivando a empresa verde.

É preciso pensar em muitas ações estratégicas que fomentem a criação de uma cultura organizacional com o foco de transformar sua empresa para verde. Confira abaixo algumas de nossas dicas:

Economia sustentável

A mudança pode começar por pequenas mudanças no ambiente laboral, que podem trazer significativos impactos na vida particular de seus funcionários ? e, claro, no meio ambiente. É possível, por exemplo:

  • Trocar as lâmpadas convencionais por modernas alternativas de LED;
  • Investir em automação de processos e arquivamento em nuvem, de modo a reduzir o consumo de papel;
  • Fomentar a prática da coleta seletiva e do consumo de materiais reciclados;
  • Fazer uso de um sistema de reuso de água;
  • Optar pelo consumo de materiais orgânicos;
  • Transacionar o sistema de abastecimento de eletricidade da sua empresa por um sistema de energia renovável ? como a eólica ou a solar.

Não é apenas preciso evitar desperdícios de resíduos e materiais quando se gere uma empresa que necessita de matéria-prima no setor químico ou alimentício, por exemplo. 

O uso de materiais orgânicos ? sobretudo, de alimentos ?, o não teste em animais e a opção por produtos de baixo carbono devem compor os processos e projetos de trabalho da sua marca.

Incentive uma nova cultura organizacional

As pequenas atitudes já citadas podem acender em seus colaboradores a ideia da transição do seu negócio para uma empresa verde. Mas é preciso que os funcionários estejam conscientes e engajados nesta transição.

Aqui, o departamento do RH pode ter um papel importante na conscientização, elaborando campanhas como a de coleta seletiva, ?segunda-feira sem carne? (projeto que incentiva os indivíduos a consumirem apenas alimentos de origem vegetal nesse dia), incentivo ao transporte alternativo (como bicicletas ou transporte coletivo, em detrimento de carros e motos), dentre outras.

Ações sociais também apontam para uma mudança na cultura rumo a uma empresa verde: a doação de roupas e cobertores para pessoas em situação de rua, por exemplo, é uma prática extremamente sustentável e com forte engajamento social, que pode ser implementada pelo seu RH, de modo a incentivar outra cultura.

Selo verde

O programa Selo Verde foi criado com a finalidade de estimular o respeito aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), criado pela ONU ? Organização das Nações Unidas. Este projeto visa reconhecer organizações que prezam pelas práticas socioambientais, como o combate às alterações climáticas, o consumo e produção responsáveis, e o incentivo à formação de uma cultura cidadã e comunitária sustentáveis.

O selo verde é uma certificação fornecida para todo tipo de empresa verde, de qualquer segmento de atuação. Tal certificado é também chamado de Programa de Rotulagem Ambiental (ISO ? 14020).

São conhecidas duas categorias de selo verde no Brasil: o primeiro é concedido através de uma terceira identidade, responsável por constatar que um determinado produto comercializado por uma instituição é ecologicamente correto.

Já o segundo acontece através de uma autoafirmação da empresa, que informa ao público que seus produtos são recicláveis, orgânicos, energeticamente econômicos ou de baixa agressão ao meio ambiente.

Gostou do conceito de empresa verde e deseja entender mais sobre o universo das práticas de inovação e dos negócios do futuro? Clique aqui agora mesmo e leia mais conteúdos como este!

publicado em inovação.

tags Inovação, negócio.

assuntos relacionados
ma imagem com foco na mão de um homem segurando um tablet com dados e gráficos, enquanto ao fundo duas outras pessoas estão segurando pranchetas com gráficos.

empreendedorismo, Inovação

O que é vantagem competitiva e como ela pode ajudar o seu negócio

A vantagem competitiva emerge como um referencial para o sucesso de qualquer empresa. Compreender o que impulsiona a diferenciação e o destaque em meio à concorrência é essencial para a prosperidade no mercado. Desde a diferenciação de produtos e serviços até a eficiência operacional, cada aspecto é meticulosamente moldado para fortalecer a posição de uma […]

ver mais
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais