O conceito de empresa verde está cada vez mais em alta e urge a necessidade de conscientização a respeito da importância dos impactos sobre o meio ambiente e como é necessário adotar ações que tragam resultados sustentáveis.
A sustentabilidade nas empresas pode e deve ser seguida, desde ações muito simples, mas que fazem toda a diferença. Neste artigo, vamos explicar do que se trata o conceito de uma empresa verde e como a sustentabilidade pode trazer impactos não só para o meio ambiente, como também para as próprias organizações. Boa leitura!
Como funciona o conceito de sustentabilidade nas empresas?
Uma empresa verde é aquela que trabalha com o conceito de sustentabilidade empresarial, e esta terminologia está diretamente ligada à somatória de um conjunto de ações e políticas sustentáveis, garantindo responsabilidade socioambiental às operações e produções da organização.
Empresas autoproclamadas sustentáveis fazem uso de uma abordagem com foco nos valores éticos, sociais, econômicos e ambientais a longo prazo.
E isto passa, necessariamente, por todos os processos, englobando transparência nas ações, visão futurística e envolvimento de todos os colaboradores em um engajamento sustentável. Uma empresa verde, portanto, passa por uma mudança na cultura organizacional da instituição.
Quais são os benefícios de uma empresa verde?
Legenda: Adotar uma postura que preza pela sustentabilidade no meio profissional é o que caracteriza uma empresa verde.
Alt text: Empresários sentados em volta de uma mesa com folhas de conteúdos sustentáveis sobre ela, incentivando a empresa verde.
Uma empresa verde traz incontáveis benefícios não somente para a criação de um futuro sustentável, mas também garante um impacto no negócio, refletindo na marca valores caros para investidores, para clientes e para o próprio mercado.
Conheça, abaixo, os principais diferenciais que a sustentabilidade nas empresas pode gerar.
Maior competitividade
Quando falamos em agregar valor a uma marca, é preciso que esta se posicione, dentro do seu escopo de produtos e serviços, com itens que a diferenciam da concorrência. Uma empresa verde pode acabar se tornando a favorita dos consumidores preocupados com a sustentabilidade no planeta, e acredite, este grupo está cada vez maior.
Assim sendo, suas ações refletem, simultaneamente, em menor impacto para o meio ambiente e em uma boa imagem frente a um grupo de clientes engajados e que trocarão a concorrência por você justamente por este diferencial.
Melhoria na imagem da empresa
Em uma era digitalizada como a atual, se tornou imperativo sustentar uma imagem positiva do seu negócio ? sobretudo no ambiente virtual. A credibilidade de organizações conscientes e responsáveis é potencializada ao se adotar um caráter de responsabilidade socioambiental.
Novos investidores
Uma marca com boa reputação e credibilidade frente ao mercado e aos clientes naturalmente atrai os olhos de investidores. Uma empresa verde preenche esses requisitos, conforme é possível observar em um relatório divulgado pela KPMG.
As informações atestam que cerca de 45% só oferecem seu dinheiro para instituições com preocupações ambientais. Sustentabilidade, fator social e governança formam o tripé preponderante para brilhar os olhos de investidores na atualidade.
Redução de custos
Uma empresa verde alavanca as chances de ver uma redução de custos real e concreta acontecer. Um dos pilares da sustentabilidade nas empresas é a redução do desperdício ? como energia, água e papel, entre outros. Assim, é possível que a instituição gaste menos dinheiro em múltiplas áreas.
Organizações socialmente responsáveis também podem receber incentivos fiscais do governo, de forma a encorajar as práticas sustentáveis na economia brasileira.
Defesa do meio ambiente
Esta, que é a principal bandeira da sustentabilidade, não poderia ser deixada de fora. Empresas com foco ecológico são mais propensas a investir em soluções inovadoras, sustentáveis e que não agridem, nem atentam contra o meio ambiente, gerando a menor quantidade possível de impactos.
Aqui, é possível adotar uma logística invertida, com reaproveitamento de matéria-prima, incentivo a políticas de reciclagem e descarte regular de dejetos tóxicos, como pilhas e baterias.
A fiscalização para um consumo consciente de água, luz e materiais de escritório em geral, bem como adoção de soluções como energia renovável, finalizam o arco de ações que podem gerar menor impacto ambiental.
Como investir em uma empresa verde?
Legenda: Investir em uma empresa verde agrega benefícios aos negócios e ao meio ambiente.
Alt text: Mãos de empresários segurando imagem do planeta terra incentivando a empresa verde.
É preciso pensar em muitas ações estratégicas que fomentem a criação de uma cultura organizacional com o foco de transformar sua empresa para verde. Confira abaixo algumas de nossas dicas:
Economia sustentável
A mudança pode começar por pequenas mudanças no ambiente laboral, que podem trazer significativos impactos na vida particular de seus funcionários ? e, claro, no meio ambiente. É possível, por exemplo:
- Trocar as lâmpadas convencionais por modernas alternativas de LED;
- Investir em automação de processos e arquivamento em nuvem, de modo a reduzir o consumo de papel;
- Fomentar a prática da coleta seletiva e do consumo de materiais reciclados;
- Fazer uso de um sistema de reuso de água;
- Optar pelo consumo de materiais orgânicos;
- Transacionar o sistema de abastecimento de eletricidade da sua empresa por um sistema de energia renovável ? como a eólica ou a solar.
Não é apenas preciso evitar desperdícios de resíduos e materiais quando se gere uma empresa que necessita de matéria-prima no setor químico ou alimentício, por exemplo.
O uso de materiais orgânicos ? sobretudo, de alimentos ?, o não teste em animais e a opção por produtos de baixo carbono devem compor os processos e projetos de trabalho da sua marca.
Incentive uma nova cultura organizacional
As pequenas atitudes já citadas podem acender em seus colaboradores a ideia da transição do seu negócio para uma empresa verde. Mas é preciso que os funcionários estejam conscientes e engajados nesta transição.
Aqui, o departamento do RH pode ter um papel importante na conscientização, elaborando campanhas como a de coleta seletiva, ?segunda-feira sem carne? (projeto que incentiva os indivíduos a consumirem apenas alimentos de origem vegetal nesse dia), incentivo ao transporte alternativo (como bicicletas ou transporte coletivo, em detrimento de carros e motos), dentre outras.
Ações sociais também apontam para uma mudança na cultura rumo a uma empresa verde: a doação de roupas e cobertores para pessoas em situação de rua, por exemplo, é uma prática extremamente sustentável e com forte engajamento social, que pode ser implementada pelo seu RH, de modo a incentivar outra cultura.
Selo verde
O programa Selo Verde foi criado com a finalidade de estimular o respeito aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), criado pela ONU ? Organização das Nações Unidas. Este projeto visa reconhecer organizações que prezam pelas práticas socioambientais, como o combate às alterações climáticas, o consumo e produção responsáveis, e o incentivo à formação de uma cultura cidadã e comunitária sustentáveis.
O selo verde é uma certificação fornecida para todo tipo de empresa verde, de qualquer segmento de atuação. Tal certificado é também chamado de Programa de Rotulagem Ambiental (ISO ? 14020).
São conhecidas duas categorias de selo verde no Brasil: o primeiro é concedido através de uma terceira identidade, responsável por constatar que um determinado produto comercializado por uma instituição é ecologicamente correto.
Já o segundo acontece através de uma autoafirmação da empresa, que informa ao público que seus produtos são recicláveis, orgânicos, energeticamente econômicos ou de baixa agressão ao meio ambiente.
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