carrinho
home blog inovação O que é consumo consciente? Saiba como começar!
dica varejo

O que é consumo consciente? Saiba como começar!

Inovação, sustentabilidade

Mão segurando um pequeno globo terrestre e algumas folhas, mostrando a importância de saber o que é consumo consciente.Mão segurando um pequeno globo terrestre e algumas folhas, mostrando a importância de saber o que é consumo consciente.

Você já parou para pensar sobre o que é consumo consciente? Essa expressão está mais em alta do que nunca, e a preocupação das empresas com a sustentabilidade é uma parte indispensável desse processo.

Portanto, saber o que é consumo consciente é de fundamental importância para atualizar a sua empresa com as melhores práticas do mercado. Muitos clientes têm se atentado a esses valores, e isso se reflete na busca por organizações que estejam em sintonia com princípios sustentáveis e sociais.

Neste post, você vai compreender o que é consumo consciente, o motivo dele estar se destacando na política de empresas sustentáveis, como implementá-lo na sua cultura organizacional e quais os seus benefícios. Boa leitura!

Afinal, o que é consumo consciente?

Imagem vista de cima de uma mulher organizando caixas com itens recicláveis, mostrando o que é consumo consciente.
Saber o que é consumo consciente é se atentar aos impactos que nossas compras causam ao meio ambiente. 

Antes de tudo, é importante perceber que o consumo de qualquer produto ou serviço resultará em consequências, sejam elas positivas ou negativas. Por isso, é indispensável avaliar nossos hábitos ao fazer compras.

O consumo consciente ocorre quando algum recurso é utilizado somente na satisfação de suas necessidades, evitando desperdícios que estejam acima das suas prioridades. Este comportamento está diretamente relacionado a praticamente todas as áreas da vida: seja no consumo de recursos naturais, de alimentos, roupas ou quaisquer outros itens. 

Consumir conscientemente, contudo, não se restringe à prática da compra por aquilo que é essencial. Esta filosofia contempla a busca por alternativas que sejam menos agressivas e danosas ao meio ambiente ? e que consigam agregar melhorias à vida particular do consumidor e também à sociedade em geral.

Para que serve o consumo consciente?

A prática do consumo consciente visa utilizar os recursos naturais com responsabilidade, tanto individual quanto coletivamente. Em um viés mais prático, respeitar estes preceitos sustentáveis passa por uma reação em cadeia, gerando benefícios socioambientais diretos e indiretos para inúmeras pessoas. 

Do ponto de vista individual, este consumo consciente é útil na redução de custos, auxiliando a levar uma vida mais organizada e alinhada com o próprio meio ambiente, satisfazendo suas próprias necessidades apenas com o que é, de fato, necessário.

Vamos a um exemplo prático? O uso de eletrodomésticos energeticamente mais eficazes permite um consumo menor de energia elétrica para seu pleno funcionamento, o que reduz os custos mensais para o bolso desse consumidor

Já com relação à alimentação, é possível começar a pensar a própria dieta de uma maneira mais sustentável, procurando outras saídas para evitar desperdícios, aprendendo a reutilizar resíduos em novas receitas, como talos de legumes e cascas de frutas.

Além do mais, aprender o que é consumo consciente pode criar um estímulo para que as pessoas adotem hábitos saudáveis. Pequenas atitudes, em grande escala, contribuem e muito para a conservação do meio ambiente.

E são essas atitudes que precisam ser implementadas dentro da cultura organizacional das empresas, uma vez que é cada vez mais comum que os consumidores busquem comprar produtos ou serviços de marcas que reflitam os valores pertinentes à sua própria realidade.

Isso vem acontecendo em razão da crescente preocupação socioambiental da sociedade. Logo, empresas que se diferenciam da concorrência com esta pauta tendem a vender mais para um nicho em alta no mercado ? além de, evidentemente, também contribuírem para a luta por um futuro melhor.

Quais práticas estimulam o consumo consciente?

Pessoa segurando símbolo de reciclagem e duas garrafas plásticas, mostrando importância de saber o que é consumo consciente.
Os consumidores estão se preocupando cada vez mais ao entender o que é o consumo consciente na prática.

Sabendo o que é consumo consciente, precisamos destacar que as marcas associadas a esta prática precisam ter o conhecimento de que seus clientes buscarão por produtos ou serviços que as contemplem neste senso de responsabilidade social, econômica e ambiental.

De olho nisso, de nada adianta investir em um marketing irreal de que a sua empresa apoia o consumo consciente, mas produzir e comercializar itens que garantam o desperdício, por exemplo. 

Excesso de embalagens ou utilização de plásticos ao invés de itens biodegradáveis são exemplos de práticas não condizentes com o consumo responsável. Vamos conferir abaixo algumas dicas que podem ser seguidas, dentro desta proposta, pela sua empresa:

  1. Compre na medida certa

Vamos trabalhar um conceito que pode se estender ao individual e ao coletivo – quando falamos de empresa – para que a exemplificação sobre o que é consumo consciente fique mais ilustrativa. 

Se na sua casa, você evita lotar o carrinho do supermercado de alimentos e produtos de higiene ou de limpeza para além do que você e sua família necessitam, esta regra precisa valer na hora de comprar itens, de qualquer natureza, para a sua empresa.

Seja sobre a compra de insumos para a fabricação de determinado produto, seja a compra para a subsistência de um escritório, tais como papéis, envelopes e copos descartáveis, fato é que a compra precisa ser feita dentro de um status de consciência sustentável.

  1. Invista em coleta seletiva

Uma empresa que sabe o que é consumo consciente precisa entender que a utilização de produtos que não são reutilizáveis é um investimento a ser riscado da sua lista.

Um hábito encontrado em cada vez mais residências e corporações é o da coleta seletiva. Invista na separação do lixo seco (como papéis, alumínios, vidros e embalagens) do orgânico (alimentos estragados e restos de comidas).

Lembre-se de um ponto importante: um material reciclável perde sua propriedade de reutilização quando em contato com contaminantes, como cola, solventes, óleos e graxas. 

Por isso, é de fundamental importância realizar a separação correta destes materiais, de modo a não atrapalhar o processo de reciclagem.

  1. Opte por eletrodomésticos de baixo consumo de energia

A sustentabilidade passa também pela economia de recursos ? tanto para o meio ambiente, quanto para o seu bolso

Se, dentro da sua casa, você tem uma geladeira ou um aspirador de pó que consome menos energia elétrica do que eletrodomésticos convencionais, a ideia de levar estes itens para dentro da sua instituição é indispensável.

Além do mais, fazem parte da rotina de um consumidor ambientalmente consciente as atitudes a seguir:

  • Preferência pela compra de produtos orgânicos;
  • Utilização de embalagens reutilizáveis ao invés das opções plásticas, que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente;
  • O estímulo a meios alternativos de mobilidade urbana, como bicicletas e transporte coletivo;
  • Planejamento estratégico de compras para fugir dos exageros e dos desperdícios.

Agora que você já entendeu o que é consumo consciente e o porquê de sua importância para a sociedade, o meio ambiente e para os consumidores de um modo geral, é hora de colocar em prática essas mudanças que farão sua empresa se tornar cada vez mais sustentável. Faça parte dessa mudança!

Gostou do post? Acesse nosso blog e confira mais conteúdos sobre sustentabilidade e empreendedorismo!

publicado em inovação.

tags Inovação, sustentabilidade.

assuntos relacionados
ma imagem com foco na mão de um homem segurando um tablet com dados e gráficos, enquanto ao fundo duas outras pessoas estão segurando pranchetas com gráficos.

empreendedorismo, Inovação

O que é vantagem competitiva e como ela pode ajudar o seu negócio

A vantagem competitiva emerge como um referencial para o sucesso de qualquer empresa. Compreender o que impulsiona a diferenciação e o destaque em meio à concorrência é essencial para a prosperidade no mercado. Desde a diferenciação de produtos e serviços até a eficiência operacional, cada aspecto é meticulosamente moldado para fortalecer a posição de uma […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.

Inovação

Comunicação empresarial interna: o que é e como colocar em prática

Independente do tamanho ou setor de uma organização, a comunicação empresarial interna é uma prática essencial. Ela tem como principais objetivos o compartilhamento de informações e estratégias, visando a melhora dos processos! Mas para aplicar essa metodologia em sua empresa de forma eficiente, primeiro é necessário seguir alguns passos. Sendo eles, investir em diferentes canais […]

ver mais