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Comunicação empresarial interna: o que é e como colocar em prática

Inovação

Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.

Independente do tamanho ou setor de uma organização, a comunicação empresarial interna é uma prática essencial. Ela tem como principais objetivos o compartilhamento de informações e estratégias, visando a melhora dos processos!

Mas para aplicar essa metodologia em sua empresa de forma eficiente, primeiro é necessário seguir alguns passos. Sendo eles, investir em diferentes canais de comunicação, estudar a melhor maneira de adaptar a linguagem interna, e até mesmo enriquecer o processo através do uso de tecnologias.

Pensando em te auxiliar nessa jornada de comunicação empresarial, preparamos um conteúdo repleto de informações e dicas para implementação. Boa leitura!

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é o processo de troca de informações e de mensagens entre os colaboradores de diferentes áreas, de uma mesma organização. 

Ela garante que todos os membros da equipe estejam informados sobre as atividades, objetivos, políticas e estratégias do negócio. Assim como abre portas para que os mesmos possam expressar suas opiniões, ideias, sugestões e críticas.

A metodologia pode ocorrer em diferentes níveis e formatos, sendo os canais mais comuns:

  • Reuniões;
  • Boletins;
  • E-mails;
  • Murais;
  • Intranet;
  • Redes sociais corporativas.

Principais objetivos da comunicação interna!

Quando um colaborador se sente representado e visto dentro da empresa, seu rendimento tende a aumentar.

O objetivo dessa ferramenta super importante é a manutenção de colaboradores informados e engajados com a própria cultura organizacional da empresa. 

Sendo fundamental para que todos operem em sintonia, a cultura organizacional ajuda na produtividade e na eficiência do negócio. Outro objetivo é estabelecer uma relação transparente e aberta entre os colaboradores e a liderança da empresa!

Isso permite que os colaboradores sintam-se ouvidos e valorizados, sendo parte necessária para manter um clima organizacional saudável e evitar atritos desnecessários. 

Além disso, uma comunicação interna eficaz também permite ajudar a identificar problemas de determinadas áreas ou insatisfações dos funcionários, para que assim a empresa tome medidas que ajustem a situação.

Por fim, mas não menos importante, a comunicação empresarial interna também pode ser uma ferramenta para que os profissionais se mantenham atualizados sobre as mudanças e novidades da instituição.

O negócio lançou novos produtos? Passou por mudanças na estrutura organizacional? Implementou novas tecnologias? Todos ficam sabendo!

Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?

A comunicação interna visa manter os colaboradores informados e engajados com as estratégias e objetivos da empresa, promovendo um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. 

Já o endomarketing foca em promover a marca da empresa e seus produtos/serviços entre os funcionários, criando um clima de valorização e identificação com a empresa. 

Ou seja, enquanto a comunicação interna é mais focada em manter os colaboradores atualizados, o endomarketing busca estimular o orgulho de pertencer à empresa, incentivando os funcionários a se tornarem defensores da marca. 

Isso pode ser feito por meio de ações como eventos internos, programas de reconhecimento, campanhas de incentivo, entre milhares de outras possibilidades!

5 dicas para implementar a comunicação empresarial interna

Ter tempo de qualidade durante o trabalho é uma ótima maneira de promover integração e produtividade!

Separamos as melhores dicas para você colocar esse tipo de comunicação em prática dentro da sua empresa, com eficiência e assertividade. Vamos começar? 

Elimine os ruídos

A primeira dica para melhorar a comunicação empresarial interna é eliminar os ruídos existentes. Sendo eles quaisquer obstáculos que possam interferir na transmissão da mensagem e prejudicar o entendimento entre os colaboradores.

Para eliminá-los, é preciso investir em uma comunicação clara, objetiva e transparente, além de utilizar canais adequados para cada tipo de informação. 

Muitas empresas também investem em uma cultura de feedback recíproca, permitindo que os colaboradores tenham espaço para expor seus posicionamentos acerca das políticas da empresa. Formulários anônimos, por exemplo, são uma forma de incentivo a essa liberdade de expressão!

Realize reuniões semanais gerais

A realização de reuniões com frequência é uma ótima estratégia para melhorar a comunicação. Elas permitem que os gestores exponham os principais projetos e novidades para todos os colaboradores, criando um senso de pertencimento

Além disso, as reuniões podem ser uma oportunidade para que os funcionários possam expressar suas dúvidas e opiniões, estimulando a participação e a troca de ideias entre as equipes!

Para que as reuniões gerais sejam efetivas, além de serem organizadas de forma intuitiva, com um roteiro bem definido, é preciso haver transparência e honestidade, compartilhando aspectos positivos e negativos.

Estimule eventos corporativos

Uma excelente maneira de manter uma boa política na comunicação interna é promover a integração entre áreas e colaboradores através de eventos, sejam eles corporativos ou de confraternização, como festas e happy hours.

Essas celebrações são uma oportunidade para que os colaboradores possam interagir de forma descontraída e fora do ambiente de trabalho, criando laços de amizade e fortalecendo o espírito de equipe. 

Ademais, podem ser uma oportunidade para que a empresa premie e reconheça os seus colaboradores pelos seus esforços e realizações, estimulando o engajamento e a motivação!

Valorize a diversidade

Ao promover um ambiente inclusivo, que valoriza a diversidade de pensamento, cultura e habilidades, a corporação pode estimular a criatividade e a inovação, além de atrair e reter talentos diversos. 

Para isso, é importante adotar políticas de diversidade e inclusão, que valorizem a pluralidade e incentivem a representatividade em todos os níveis hierárquicos.

Assim sendo, investir em um ambiente que seja culturalmente diverso, com a presença de mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência em cargos de liderança, é uma boa alternativa.

Esse tópico serve não apenas para fomentar a inovação através de diferentes visões de mundo, como valorizar e modernizar a própria gestão da empresa. Organizações ricas em diversidade são cada vez mais reconhecidas, e são nelas que os melhores talentos do mercado têm buscado trabalhar. 

Um ambiente acolhedor e inclusivo, que não compactua com abusos e outras formas de violência também só tende a gerar frutos positivos. E para que essas práticas sejam descobertas e coibidas, é preciso que a comunicação empresarial seja bem-sucedida!

Aposte nos benefícios 

Ações flexíveis e programas de bem-estar, podem contribuir para aumentar a satisfação e a motivação dos funcionários. Criar momentos de alongamento, pausas para estudo, horário para tomar café, e muito mais, são ótimas opções!

Além disso, esses benefícios podem ser uma forma de a empresa demonstrar o seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores, promovendo assim, o rendimento dos funcionários!

Gostou desse artigo sobre comunicação empresarial interna, e quer aprender ainda mais sobre o varejo? Acesse nosso blog e continue acompanhando os conteúdos!

publicado em inovação.

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