O dia a dia profissional é, antes de tudo, uma extensão da nossa vida particular, uma vez que costumamos dedicar cerca de oito horas diárias dentro de uma empresa. Isso significa que é estritamente necessário que os gestores se certifiquem da existência de um ambiente de bem-estar no trabalho para todos os seus colaboradores.
Promover um bem-estar no trabalho é mais do que simplesmente proporcionar um espaço amigável e de boa produtividade. Investir e implementar este modelo numa cultura organizacional garante também que funcionários não sofram com problemas como ansiedade, depressão ou estresse excessivo, que podem desencadear uma série de malefícios à saúde.
Entenda mais sobre a relevância do bem-estar no trabalho e como incentivar esse tipo de ação dentro do ambiente da sua empresa, assim como os benefícios que ele pode trazer à sua rotina e à de seus colaboradores. Boa leitura!
O que é o bem-estar no trabalho?
Antes de mais nada, é preciso compreender que o bem-estar no trabalho diz respeito a toda e qualquer ação e estratégia arquitetada pela empresa para garantir um ambiente tranquilo e que promova saúde física e emocional para todos em seu quadro de funcionários.
Estamos falando, portanto, de qualidade de vida também em um espaço profissional. Nos dias de hoje, em que cada vez mais se fala da necessidade de se construir uma relação harmônica entre vida laboral e pessoal, é imprescindível que as organizações construam um ambiente de trabalho que seja harmonioso, agradável e seguro.
Assim, o colaborador poderá se sentir confortável para se relacionar com os gestores e também com seus colegas, se desenvolver e se aperfeiçoar profissionalmente e também exercer suas funções da melhor maneira possível.
Promover uma política de bem-estar no trabalho pode passar por uma série de programas de incentivo, além de ações que estimulem a atividade física, benefícios que ajudem a trazer lazer de qualidade na vida particular, maior flexibilidade na rotina e até investimentos na infraestrutura da empresa.
As iniciativas devem contemplar, ainda, uma cultura organizacional positiva e que coíba atitudes desrespeitosas, violentas, discriminatórias e de assédio – infelizmente ainda muito comuns em algumas instituições.
O modelo de humanização da gestão de pessoas está em alta e tem conduzido cada empresa a investir em um programa de bem-estar no trabalho que contemple as características e a realidade local, engajando seus colaboradores e garantindo maior competitividade de mercado.
Por que o bem-estar no trabalho é tão importante?
Quando corretamente geridas, essas ações estão diretamente ligadas ao aumento da produtividade, do desempenho e da motivação da sua equipe de funcionários.
Não é exagerado pensar que um colaborador tende a ser mais produtivo e dedicar maior esforço e empenho em suas funções quando está mentalmente saudável, bem-humorado e satisfeito com o tratamento que recebe em seu ambiente de trabalho.
Uma pesquisa, conduzida pela Gallup e publicada pela revista Forbes, evidenciou que, quando saudáveis e engajados, os colaboradores tendem a ser 21% mais lucrativos, proporcionando ainda um turnover 59% mais baixo.
Logo, podemos concluir que o investimento no bem-estar laboral, além de garantir um ambiente de qualidade de vida para todos, também traz retorno para a própria marca: esta torna-se mais apta à retenção de talentos e ao aumento da performance.
O bem-estar no trabalho também ajuda na redução de custos com doenças ocupacionais, como a síndrome do burnout e o absenteísmo. Precisamos ainda destacar que, após a pandemia de covid-19, cada vez mais brasileiros têm manifestado estresse crônico, desesperança e ansiedade, o que faz com que seja ainda mais crucial uma cultura organizacional saudável e equilibrada.
Estes dados são encomendados por uma pesquisa da Behup, que atesta que cerca de 60,3% dos brasileiros têm se sentido mais ansiosos desde o início do colapso sanitário e socioeconômico. Se, num geral, pessoas mentalmente abaladas não são tão produtivas quanto deveriam, é dever das empresas pensar em como reverter essa situação.
Como implementar o bem-estar no trabalho com ações práticas?
Para conseguir, de fato, implementar uma nova cultura organizacional, focada no bem-estar no trabalho na sua instituição, é preciso entender quais são as reais necessidades da sua equipe e adequar as mudanças à realidade local. Conheça, abaixo, algumas das nossas principais dicas.
Dica 1: Reavalie a infraestrutura do negócio
Até mesmo pequenos problemas na estrutura física do seu negócio, que passam despercebidos, podem acabar acarretando estresse a longo-prazo em toda uma equipe.
Vamos supor que a sua empresa conte com um quadro de mais de 50 colaboradores, mas disponha de uma copa pequena, com espaço suficiente para apenas três ou quatro pessoas almoçarem por vez.
Este é um tipo de problema que precisa ser revisto, uma vez que muitos funcionários podem acabar se vendo obrigados a irem almoçar na rua, gastando um dinheiro que lhe faria falta, por não haver estrutura correspondente para que ele se alimente com a comida trazida de casa.
Trata-se de um problema que pode ser revisto com a ampliação da estrutura local, permitindo que a copa seja acolhedora para um número maior de funcionários no horário do almoço.
Dica 2: Invista em um pacote de benefícios flexíveis
Muitas empresas acabam se limitando a ofertar apenas um auxílio-transporte e um vale-refeição ? muitas vezes com valor diário insuficiente para as necessidades básicas.
No entanto, os benefícios flexíveis e diferenciados têm se tornado indispensáveis para atrair bons colaboradores, que levam em consideração diversos fatores na hora de se candidatar a uma vaga.
Mais do que promover o bem-estar no trabalho, os benefícios tendem a ajudar na retenção de talentos no seu quadro profissional. Abaixo, algumas ideias que podem ser seguidas:
- Vale-cultura;
- Gympass;
- Assistência médica e odontológica;
- Previdência privada;
- Day off (como na data de aniversários);
- Short Friday;
- Convênios com lojas, restaurantes ou farmácias parceiras;
- Cestas básicas;
- Auxílio-creche.
Dica 3: Flexibilidade é a palavra-chave
Tem se tornado cada vez mais antiquada a exigência por horários formais em muitas empresas. Evidentemente, algumas corporações, como o comércio, necessitam que funcionários estejam presentes, pontualmente, em seus turnos.
No entanto, em muitos trabalhos, principalmente aqueles mais burocráticos e de escritório, já se mostram perfeitamente realizáveis sob um regime flexível. A pandemia demonstrou que os colaboradores valorizam o home office e o modelo híbrido, capaz de poupá-los do estresse do trânsito e transporte público, bem como lhe garantindo maior tempo de descanso e lazer.
Abraçar o bem-estar no trabalho é flexibilizar regimes arcaicos de trabalho e garantir também maior compreensão para que as pessoas consigam conciliar as atividades profissionais com a vida particular.
Dica 4: Ofereça momentos de lazer
Pequenos mimos podem fazer a diferença no dia a dia dos seus funcionários. Oferecer sessões de massagem, happy hours, lanches corporativos à tarde ou uma sala de descompressão com entretenimento, como karaokê ou videogame, pode ser uma boa alternativa de se promover maior bem-estar no trabalho.
Agora que você já entendeu da importância do bem-estar no trabalho, clique aqui e leia outros de nossos conteúdos com mais dicas para aprimorar a gestão de pessoas da sua empresa, tornando-a mais moderna e competitiva.