carrinho
home blog loja perfeita 10 dicas de como motivar uma equipe de trabalho
dica varejo

10 dicas de como motivar uma equipe de trabalho

equipe, loja

Mãos de várias pessoas juntas em uma montinho para representar como motivar uma equipe de trabalhoMãos de várias pessoas juntas em uma montinho para representar como motivar uma equipe de trabalho

Saber como motivar uma equipe de trabalho é um dos principais pilares com os quais um gestor deve estar comprometido. São muitas as razões pelas quais a motivação deve ser considerada um dos elementos mais importantes para o pleno funcionamento e sucesso de uma empresa.

Assim sendo, é perfeitamente compreensível que lideranças se tornem interessadas em aprender como motivar uma equipe, de olho em alcançar melhores resultados para a empresa. Trata-se de uma prática em consonância com as mudanças do mercado. 

Entenda os principais benefícios que uma equipe motivada pode trazer ao seu negócio e como motivar uma equipe de colaboradores através de uma série de dicas simples, mas matadoras. Boa leitura!

Dica 01: Estabeleça uma comunicação assertiva

Falhas de comunicação são alguns erros persistentes que atrapalham a rotina de quem quer aprender como motivar uma equipe. Portanto, não se esqueça de trabalhar bem novas estratégias para que a informação a ser transmitida chegue até quem precisa chegar com clareza e assertividade.

É muito comum que erros operacionais ou falhas no entendimento sobre processos tragam prejuízos a departamentos, o que acaba desestimulando colaboradores quanto à organização de projetos e demandas da empresa. Ninguém gosta de trabalhar em um lugar desorganizado, não é mesmo? 

E uma das melhores maneiras de garantir essa organização é trabalhando de maneira certeira com a comunicação.

Dica 02: Conheça seus colaboradores

Duas mulheres negras estão sentadas em um sofá, uma delas mexe em um notebook e a outra segura folhas de papel enquanto olha para o notebook também.
Ter uma relação próxima com sua equipe e conhecê-los melhor como pessoas é uma ótima maneira de motivá-los.

As novas práticas de gestão dão conta de que cada vez mais profissionais eficientes buscam trabalhar em empresas que humanizem a relação empregatícia e os valorizem enquanto seres humanos, e não como meros auxiliares. 

Para aprender como motivar uma equipe, conhecer as particularidades e os diferentes perfis de cada um é uma dica bastante útil para harmonizar o clima organizacional e para promover treinamentos e programas motivacionais direcionados.

Quando se conhece bem os seus profissionais contratados, fica mais fácil mapear as competências de cada um, mensurar o desempenho das equipes e identificar os pontos fortes e de melhoria.

Dica 03: Ofereça benefícios flexíveis

Os benefícios flexíveis se configuram como um dos principais atrativos na hora de reter talentos e acaba sendo uma ótima dica para quem deseja aprender como motivar uma equipe

Além de oferecer benefícios trabalhistas obrigatórios por lei, como o vale-transporte e o FGTS, considere ofertar outras oportunidades, tais como:

  • Plano de saúde e odontológico;
  • Cursos de especialização;
  • Vale-cultura;
  • Home office;
  • Horários flexíveis;
  • Auxílio-creche.

Quanto mais o colaborador se sentir confortável, valorizado e respeitado em seu ambiente de trabalho, mais motivado ele estará para continuar desempenhando, com maestria, suas funções.

Dica 04: Forneça feedbacks constantes

Estimular uma cultura de feedback é também uma forma de motivar uma equipe. Essa prática não é útil somente para corrigir eventuais falhas, mas para acompanhar a evolução do desempenho do colaborador.

É válido salientar que feedbacks positivos são tão importantes quanto os negativos

Enquanto os positivos deixam o trabalhador feliz e orgulhoso, com vontade de continuar dando o melhor de si, os negativos, quando passados de um jeito adequado, trazem a ele a visão de que a empresa se preocupa com seu desempenho, mas confia em seu potencial. 

Dica 05: Estimule o trabalho em equipe

Ao redor de um notebook, duas pessoas sentadas e três em pé discutem ideias representando uma dica de como motivar uma equipe.
A união faz a força e uma dica de como motivar uma equipe é promovendo o trabalho em equipe e a integração entre os colaboradores.

Se você não vem estimulando o trabalho em equipe na era da interdisciplinaridade, você está cometendo uma falha. Incentivar que os trabalhadores de distintos perfis e áreas do conhecimento criem juntos é uma excelente ideia tanto para a fomentação de novas ideias e de inovação. 

Além disso, sentir que existe uma ponte de conexão e de troca de aprendizados pode ser um fator diferencial para que as equipes se sintam mais engajadas e motivadas.

Dica 06: Considere treinamentos mais dinâmicos

Capacitar e aperfeiçoar os talentos de seus profissionais, principalmente os recém-contratados, faz parte de uma série de estratégias para quem deseja aprender como motivar uma equipe. 

Infelizmente, a maior parte dos treinamentos são monótonos e desinteressantes. Considere investir em programas de capacitação mais ágeis, atrativos e inovadores, trazendo práticas que estimulem a criatividade de seus colaboradores.

Dica 07: Estabeleça metas

Metas são comuns no ambiente corporativo. No entanto, existem maneiras de estabelecê-las que fomentam a motivação. Metas pouco realistas, que sejam além da capacidade da sua equipe, podem desestimular todos os setores da empresa. 

Conforme anteriormente mencionado, conhecer os limites e os perfis distintos de seus funcionários é muito importante para que sejam definidos objetivos e prazos realistas e justos. A sobrecarga de trabalhadores, além da insatisfação, pode trazer resultados com baixa qualidade e fora do prazo.

Dica 08: Valorize as conquistas

O estímulo à competição saudável é uma boa prática. E para fazer isso, é preciso motivar seus funcionários através de um arco de metas que tragam uma dosagem de desafio às suas rotinas. 

Isso significa que, na prática, é preciso reconhecer o esforço e os méritos daqueles colaboradores que se destacaram e conquistaram os objetivos previamente traçados

Bonificações, como bônus salariais ou folgas especiais, são muito importantes para deixar claro que a empresa valoriza o esforço e o empenho de suas equipes. E a motivação, portanto, surge para que todos trabalhem, em conjunto, em busca de premiações.

Dica 09: Seja uma liderança flexível e horizontal

Algumas pessoas estão em uma roda de conversa, prestando atenção no que um homem fala, mostrando surpresa e alegria de uma equipe motivada.
Pode parecer clichê, mas liderar pelo exemplo mostra sua motivação em trazer resultados e incentiva os colaboradores a fazerem o mesmo.

É impossível saber como motivar uma equipe quando se exerce uma liderança conservadora e analógica. Não se esqueça que a visão que os seus colaboradores têm sobre a empresa são, naturalmente, distintas da sua, e é muito importante também os ouvir a respeito disso.

Não é incomum que funcionários com muito tempo de casa ou com cargos de grande responsabilidade possam ter acesso a algumas informações que passam despercebidas aos gestores. 

Uma liderança flexível e horizontal precisa estar sempre aberta ao diálogo e dar a palavra para que os funcionários também falem. Ouvir feedbacks, críticas, elogios, sugestões, ideias e pontos de vista diferentes podem trazer uma melhoria contínua para os processos da sua organização.

Dica 10: Seja você mesmo o exemplo

Uma das dicas mais clichês, porém mais verdadeiras e coerentes, é para que gestores procurem exercer papel de líder, e não de chefe. 

O comando e a gestão de equipes se fazem pelo exemplo, e não pela disciplina. É preciso influenciar seus colaboradores com o compartilhamento de experiências, indo além de se mostrar um líder por posições hierárquicas. 

Isso significa que é essencial que você mensure suas próprias práticas e aplique à sua rotina, tanto metas pessoais, como objetivos profissionais compartilhados com os seus colegas de trabalho, mantendo ativa a sua vontade de fazer a diferença.

Como, atualmente, estamos vivendo um momento de crise, não se esqueça que ter uma equipe motivada e que acredita, visceralmente, no próprio trabalho é um diferencial como poucos para empresas de todos os segmentos.

Se você já aprendeu como motivar uma equipe com nossas dicas e quer ler outros conteúdos sobre gestão, clique aqui agora mesmo em nosso blog.

publicado em loja perfeita.

tags equipe, loja.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais