carrinho
home blog inovação Ansiedade no trabalho: como evitá-la na sua empresa
dica varejo

Ansiedade no trabalho: como evitá-la na sua empresa

Inovação

Mulher sentada em frente a um notebook com a mão apoiada na cabeça mostrando ansiedade no trabalho.Mulher sentada em frente a um notebook com a mão apoiada na cabeça mostrando ansiedade no trabalho.

A ansiedade é um mecanismo emocional pelo qual todos já passamos alguma vez na vida. No entanto, quando excessiva e não controlada, pode ser sinal de um transtorno emocional que necessita de tratamento

Para muitas pessoas, um dos gatilhos para o surgimento desta sensação incômoda é a própria vida profissional ?  algo que não deve ser normalizado. 

Em poucas palavras, podemos dizer que a ansiedade no trabalho é um problema que pode ser prejudicial tanto ao trabalhador quanto à empresa, e o ideal é que o ambiente laboral seja um espaço confortável e seguro emocionalmente para todos os seus funcionários. 

Aprenda, neste artigo, alguns métodos que podem ser adotados pela gestão da sua empresa para garantir maior segurança emocional para sua equipe. Boa leitura!

O que é a ansiedade?

Funcionário apoiado em uma parede com ansiedade no trabalho.
Os sintomas de ansiedade variam muito de indivíduo para indivíduo.

A ansiedade trata-se de uma preocupação intensa, excessiva e persistente, com medo de situações cotidianas. Durante uma crise, a pessoa pode sentir até mesmo sintomas físicos, tais como:

  • Frequência cardíaca acelerada;
  • Respiração rápida e ofegante;
  • Excesso de suor;
  • Sensação de fadiga;
  • Tontura;
  • Insônia;
  • Dores no corpo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo: cerca de 18,6 milhões de brasileiros (aproximadamente 9% da população) sofrem com este mal. Este transtorno pode ter muitas causas e consequências que precisam ser investigadas para serem evitadas.

Além do problema poder se agravar e se tornar persistente, fazendo com que o trabalhador necessite de medicação psiquiátrica e psicoterapia, seu rendimento pode diminuir. Mas lembre-se: excesso de trabalho não tem a ver com produtividade, e estes dois itens podem ser até mesmo antagônicos. 

O que pode provocar a ansiedade no trabalho?

A ansiedade no trabalho pode acontecer em razão de uma série de motivos, como excesso de tarefas e demandas, falta de reconhecimento ou sobrecarregamento. 

Profissionais com muitas tarefas acabam vítimas do estresse e do medo de não conseguir cumpri-las, o que os leva a sofrerem com temor de um possível desligamento.

Essa apreensão constante pode gerar desmotivação e insatisfação com os próprios resultados, gerando também situações como depressão, pânico e síndrome do impostor. Todos podem ter relação com os fatores a seguir:

  • Comunicação agressiva no trabalho;
  • Excesso de demandas para apenas uma pessoa;
  • Metas muito difíceis de serem conquistadas;
  • Múltiplas tarefas e prazos curtos;
  • Excesso de responsabilidade;
  • Falta de comunicação assertiva no trabalho.

Assim, fica evidente que um ambiente de trabalho tóxico só tende a comprometer o rendimento e a produtividade das equipes, gerando resultados insatisfatórios em todos os aspectos. 

Como identificar as causas da ansiedade no trabalho?

Mulher em frente ao computador com ansiedade no trabalho.
Existem condições que contribuem para o surgimento da ansiedade dentro do ambiente de trabalho.

O primeiro passo para evitar que a ansiedade no trabalho seja um problema recorrente da sua empresa é investigar o que pode estar provocando este sentimento generalizado nos seus colaboradores.

É claro que uma organização não pode controlar os anseios individuais de cada funcionário, ainda mais em um cenário de crise econômica e pós-pandemia

Mas algumas medidas podem estar totalmente sob o controle da gestão de qualquer empresa, como evitar a exaustão mental e o sobrecarregamento de atividades de seus funcionários.

O papel do departamento de recursos humanos neste cenário é de fundamental importância. Aplicar constantes pesquisas de clima organizacional e de satisfação faz toda a diferença ? com perguntas elaboradas pelos colaboradores do RH e respostas anônimas.

Dessa forma, os profissionais se sentem mais à vontade para serem sinceros e apontar quais situações ou pessoas podem estar provocando estresse, ansiedade ou outros problemas que atrapalhem seu rendimento e sua satisfação em trabalhar naquela empresa.

Como trabalhar para evitar a ansiedade no trabalho?

Funcionários em pé tomando café enquanto conversam.
Momentos de descontração são importantes para evitar a ansiedade no trabalho

O primeiro passo para evitar a ansiedade no trabalho é identificar a existência de problemas que possam estar comprometendo o bem-estar e a sanidade coletiva dos seus funcionários. São muitas as ações que podem ser adotadas neste cenário, confira algumas:

  1.  Invista em ginástica laboral

Mesmo que os colaboradores não tenham tempo ou condições de realizar um esporte ou atividade física fora do ambiente de trabalho, reservar um momento do dia para uma ginástica laboral pode ser muito benéfico.

Os exercícios podem ser supervisionados por um educador físico ou fisioterapeuta contratado especialmente para isso e podem ajudar a prevenir até mesmo doenças físicas, como correção de problemas de postura ou prevenção de lesões por repetição para quem passa o dia em frente ao computador.

  1. Palestras motivacionais

A ansiedade no trabalho pode acabar sendo, muitas vezes, negada por quem sofre com este transtorno, muitas vezes em razão de um preconceito existente com doenças psicológicas. 

A conscientização da necessidade em se cuidar da própria saúde mental pode ser um tópico abordado em semanas especiais, com palestras, atividades em grupo e treinamentos.

  1. O lazer também é importante!

Empresas preocupadas com o bem-estar de seus funcionários sabem que seres humanos não são máquinas, e momentos de lazer e de descontração são essenciais para evitar a ansiedade no trabalho. 

É por esta razão que cada vez mais organizações investem em happy hours e confraternizações ao menos uma sexta-feira por mês, como forma de aliviar os momentos de tensão.

  1. Cuidados com a alimentação

Uma alimentação nutritiva e balanceada faz muita diferença no controle de uma série de problemas de saúde, inclusive na parte emocional. 

É claro que nenhuma empresa consegue controlar o estilo de vida de seus colaboradores, mas é fundamental que os bons gestores se preocupem em fornecer espaços adequados para aqueles que trazem marmitas de casa, ou para a oferta de vale-refeição com valor realista e condizente com os preços de bons restaurantes na região em que a empresa está localizada.

Muitas vezes, funcionários acabam se alimentando mal, ingerindo salgados, frituras ou fast food no horário de almoço por falta de recursos para se alimentarem adequadamente quando estão fora de casa.

  1. Abra as portas do RH

Não é à toa que o departamento de RH costuma ser integrado por profissionais graduados em psicologia. Trata-se de uma equipe fundamental para garantir o bem-estar coletivo da cultura organizacional.

Os funcionários do RH devem estar atentos não somente ao clima da empresa, como devem abrir as portas para oferecer acolhimento e apoio emocional a profissionais que estejam passando por dificuldades emocionais. 

Cabe ao RH saber mediar uma ponte entre um trabalhador e seu supervisor, para que a empresa dedique a devida atenção ao colaborador que precisa de ajuda ? e se for o caso, orientá-lo a buscar aconselhamento médico e psicológico.
São muitas as formas que as empresas têm à disposição nos dias de hoje para ajudar a prevenir a ansiedade no trabalho.

Gostou do conteúdo e quer conhecer mais dicas de como transformar o ambiente de trabalho? Acesse nosso blog!

publicado em inovação.

tags Inovação.

assuntos relacionados

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.

Inovação

Comunicação empresarial interna: o que é e como colocar em prática

Independente do tamanho ou setor de uma organização, a comunicação empresarial interna é uma prática essencial. Ela tem como principais objetivos o compartilhamento de informações e estratégias, visando a melhora dos processos! Mas para aplicar essa metodologia em sua empresa de forma eficiente, primeiro é necessário seguir alguns passos. Sendo eles, investir em diferentes canais […]

ver mais
Funcionária feliz que sabe como ser mais produtiva sentada em frente a um notebook e fazendo anotações em papéis e blocos de anotações.Funcionária feliz que sabe como ser mais produtiva sentada em frente a um notebook e fazendo anotações em papéis e blocos de anotações.

Inovação

Como ser mais produtivo no ambiente de trabalho

Uma questão que tem sido cada vez mais relevante para as pessoas no mundo corporativo é como ser mais produtivo no ambiente de trabalho. Se você deseja ter sucesso profissional e realizar suas tarefas de maneira mais eficiente, é importante seguir algumas dicas e práticas.  Pensando nisso, a Dica Varejo elaborou algumas sugestões de ideias […]

ver mais