Está quase na hora do Papai Noel passar pelas nossas casas entregando os presentes de Natal que pedimos. Mas, para isso, alguém precisa abastecê-lo com os melhores produtos!
Como uma data extremamente importante para o varejo, o Natal representa para muitas lojas um aumento considerável no volume de vendas e, consequentemente, de receita. E a escolha correta das mercadorias a serem colocadas nas prateleiras ajuda ainda mais a impulsionar o faturamento.
Pensando nisso, nós separamos 7 ideias de produtos para vender no Natal e faturar ainda mais durante esse mês de dezembro. Confira!
7 ideias para vender no Natal
Dentre todas as datas comemorativas do calendário brasileiro, o Natal é a que mais movimenta o varejo. O costume de presentear nessa época – em comemoração ao ano que se passou ou por participação em um amigo-secreto, por exemplo – impulsiona as vendas.
Por isso, o comércio varejista precisa se preparar muito bem para atender essa alta demanda de um período tão sazonal como o natalino. E, com clientes ávidos por produtos dos mais diferentes tipos, oferecer variedade e criatividade nas vitrines e prateleiras é uma ótima pedida.
Acompanhe, a seguir, algumas ideias para vender no Natal que vão ajudar sua loja a faturar mais:
1. Produtos alimentícios
Natal, comida, ceia? obviamente, os produtos alimentícios são muito buscados durante essa época do ano. Panetones, colombas, perus, vinhos e champanhes são só alguns exemplos de produtos que você pode vender na sua loja.
Ingredientes que compõem pratos típicos natalinos também podem ser explorados, como frutas cristalizadas, bacalhau, nozes, castanhas, amêndoas, entre outras oleaginosas, etc.
Investir em preparos caseiros, como tortas, biscoitos, bolos, cupcakes, é uma boa ideia para vender no Natal. Esses itens podem até ser vendidos sob encomenda.
2. Produtos personalizados
Sabe aquela caneca com a frase ?Feliz Natal!? estampada? É disso que estamos falando!
Ou melhor, não só de canecas, como também de camisetas, canetas, chaveiros, calendários, capas de celulares… todos esses produtos podem ser personalizados para que o cliente adicione o seu toque pessoal.
Se você tiver aquelas prensas usadas para trabalhos de estamparia, fica ainda melhor. A personalização pode ser feita na hora, na frente do cliente, e com aquilo que ele desejar!
Outras ideias para vender no Natal que também funcionam bem são gravar nomes em joias ou bijuterias e bordar toalhas (de banho ou de rosto).
3. Produtos artesanais
Mais ou menos na mesma linha dos produtos personalizados vêm os produtos artesanais. A grande diferença é que os artesanais são feitos por você ou por alguém que você contratou, enquanto os personalizados já vem prontos.
Aqui, você pode investir em roupas, bonecos e outros objetos feitos de tricô. Quadros, enfeites e outros objetos fabricados em madeira também são boas pedidas.
Também é interessante partir para o lado mais ecológico, com produtos como vasos de planta feitos de argila, ecobags personalizadas, entre outros. Pode deixar a sua criatividade fluir!
4. Cosméticos e produtos de beleza
Caso você trabalhe com cosméticos e/ou produtos de beleza, pode explorar linhas temáticas. Maquiagens, perfumes e hidratantes com cores e fragrâncias natalinas podem ser o produto que um dos seus clientes está buscando, pois são ótimas pedidas para presentear alguém especial!
5. Cestas de Natal
Nada mais natalino do que aquelas cestas cheias de guloseimas, certo? Com a criatividade como aliada, você pode montar ou adquirir os mais diferentes tipos de cestas de Natal.
Desde cestas mais tradicionais até cestas só de doces ou, então, cestas para veganos ou para o público fit. Deixe a imaginação correr solta!
E, como nem só de comida vive o Papai Noel, cestas de cosméticos ou produtos de beleza também são ótimas ideias para vender no Natal. Você pode até misturar os elementos dessas cestas com alguns dos produtos personalizados e/ou artesanais citados acima.
Uma dica: como essas cestas são bastante chamativas, utilize-as na vitrine da sua loja. Se bem montadas, elas vão atrair muitos olhares!
6. Enfeites natalinos
É claro que não podíamos deixar de fora os enfeites natalinos. Você pode vender bolinhas, estrelas, guirlandas, anjinhos e todos os outros elementos que vão em uma árvore de Natal.
Já para os clientes que não vão montar uma árvore, você também pode oferecer os tradicionais pisca-piscas ou presépios, cujos itens podem ser vendidos separadamente ou em kits completos.
7. Papelaria
Aproveitando a alta taxa da venda de produtos como presentes, você pode oferecer todo o serviço de papelaria que envolve o embrulho deles. Não só embrulhar os presentes na hora para os clientes que assim desejarem, como também vender os papéis de presente, as fitinhas, os cartões e tudo mais que for necessário.
Como montar kits de presentes para vender no Natal
Kits de presentes são ótimas ideias para vender no Natal. Isso porque te permitem entregar uma opção mais completa aos clientes. Às vezes, alguém chega na sua loja indeciso sobre o que comprar para o amigo-secreto, por exemplo, e um kit pode ser exatamente o que essa pessoa busca.
Mas não é só isso: de um ponto de vista organizacional, os kits podem te ajudar a dar vazão a mercadorias que estão paradas no estoque. Produtos que não têm tanta demanda assim ou que vão ser substituídos por uma linha nova podem ser utilizados para montar kits.
Assim como as cestas de Natal, citadas acima, os kits podem ser montados utilizando os mais diversos produtos. Desde produtos alimentícios até cosméticos e produtos de beleza, passando pelos produtos personalizados e artesanais.
Você pode utilizar diferentes técnicas para montar cada kit:
- Kits com a linha completa de produtos: você pode oferecer um conjunto que contemple todos os produtos de uma mesma linha que você vende na sua loja. Alguns exemplos são os kits vendidos pela Loja do Varejo;
- Kits de produtos semelhantes: crie kits com produtos que compartilham as mesmas características, mas que têm cores e formatos diferentes. Por exemplo, um kit de esmaltes com várias cores ou um kit de porta-retratos com diversos formatos;
- Kits de produtos complementares: também há a opção de criar kits que ofereçam produtos que se complementem. Por exemplo, um kit de proteção solar que venha com protetor solar, óleo bronzeador e óculos de sol.
Independente do kit que você vai montar, lembre-se de verificar a validade dos produtos. Além disso, os kits precisam ser harmoniosos e compatíveis com a época do ano, no caso, o Natal.
Conte com a Loja do Varejo para vender mais no Natal!
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