carrinho
home blog empreendedorismo Como fazer fechamento de caixa dentro da sua empresa
dica varejo

Como fazer fechamento de caixa dentro da sua empresa

contabilidade, fechamento de caixa, Merchandising, negócio

Como fazer fechamento de caixa dentro da sua empresaComo fazer fechamento de caixa dentro da sua empresa

Um dos quesitos mais desafiadores da administração de um negócio é, certamente, o setor financeiro. Essa área gera constantes dúvidas e uma questão que pode trazer muitos problemas é como fazer o fechamento de caixa.

Se não feito corretamente, é possível perder todo o controle das entradas e saídas da sua empresa e assim, perder muito dinheiro.

Seja você empreendedor ou gerente, esse deve ser um processo muito bem organizado, mas é fato que até pessoas que já têm experiência podem sofrer nesse momento.

Por isso, vamos trazer um apanhado geral das principais dicas e informações necessárias para você não errar no fechamento de caixa. Confira!

Afinal, o que é fechamento de caixa?

Imagem de algumas notas de Real brasileiro, com valores diferentes, sob um fundo claro.
O fechamento de caixa deve acontecer diariamente, pois quando não há um controle rigoroso do dinheiro que entra e sai do caixa, a empresa fica sujeita a riscos.

Antes de aprender como fazer fechamento de caixa, é preciso compreender do que se trata esse conceito fundamental para a gestão empresarial.

Trata-se de um processo administrativo que consiste em verificar se os valores disponíveis no caixa estão de acordo com as movimentações financeiras realizadas pela empresa dentro de um determinado período.

Esse período pode variar de acordo com os processos internos e o que for determinado pela gerência. É possível fazer o fechamento de caixa em troca de turnos, diariamente, semanalmente e até mesmo mensalmente.

Por que fechar o caixa?

Uma repetição contínua dessa tarefa tem como intenção reduzir os erros operacionais e evitar que a empresa sofra com prejuízos financeiros ou fraudes.

Portanto, quando um empreendedor ou um funcionário do departamento financeiro encerra o expediente, é comum finalizar as atividades conferindo os valores disponíveis em caixa.

A partir da comparação dos ganhos com as saídas, incluindo também as despesas, no caso de empresas do segmento B2B, sigla em inglês business-to-business, utilizada para indicar uma empresa que faz negócio com outra empresa – é possível compreender se tudo está dentro do esperado.

E o ciclo de vida de um negócioprecisa do fechamento de caixa para que as falhas naturais de toda gestão sejam corrigidas de maneira rápida e assertiva, promovendo aquilo que conhecemos como contenção de danos.

Qual o principal objetivo do fechamento de caixa?

A imagem mostra uma mulher sentada em frente a uma pequena mesa redonda, em frente a uma grande janela de vidro. Sobre a mesa há um notebook, um par de óculos e um copo de café. A mulher usa o notebook enquanto olha o celular.
O fechamento de caixa é uma ação muito importante dentro de uma empresa, qualquer erro pode comprometer todos os ganhos de um dia.

Se você está aqui querendo entender como fazer fechamento de caixa, é de fundamental importância compreender as condições do fluxo de caixa da operação.

O fechamento de caixa é apenas uma ferramenta, embora uma das mais importantes, que ajuda a identificar possíveis erros de cobrança feitos a clientes, como produtos comercializados com um preço incompatível com aquele estabelecido. Assim, em pouco tempo, o gestor pode agir para resolver as inconsistências.

Se feito em regime diário, o fechamento de caixa já permite que sua empresa entre em contato rapidamente com o consumidor ou mesmo com a operadora de pagamento ? caso o erro identificado seja na máquina de cartão de crédito e débito, por exemplo.

Quem deseja saber como fechar caixa de maneira assertiva e eficiente, também pode, a partir de um fechamento diário,identificar um pagamento indevido que tenha sido feito por um cliente e entrar em contato para realizar a devolução do dinheiro.

Essa estratégia administrativa também é importante para lembrar a empresa de arcar com alguma despesa que, porventura, esteja sendo esquecida.

De tal forma, você não encerra o dia com um entendimento equivocado de que faturou muito mais, quando já havia um boleto prestes a ser quitado justamente naquele dia.

Como fazer o fechamento de caixa corretamente

A imagem mostra uma pessoa em pé em frente a uma mesa, dentro de um escritório, enquanto faz contas em uma calculadora e segura alguns papéis. Ao fundo, tem uma janela aberta com saída de luz natural.
Para o fechamento de caixa, você pode optar por obter um controle através de uma planilha, mas é importante ter em mente que esse tipo de registro é mais seguro quando automatizado.

Hora de entender na prática como fazer fechamento de caixa!

Para que esse procedimento se torne uma atividade organizada, a pessoa que ficará responsável por essa atividade precisa ter alguns pontos em mente:

1.    Abertura do caixa

A abertura do caixa deve acontecer logo no momento em que a pessoa dá início a suas atividades diárias.

Aqui, não existem valores relativos a vendas, apenas o valor inicial de reserva – quantia essa conhecida como fundo de troco.

Esse valor é uma reserva em dinheiro mantida para não haver sustos e para que a empresa consiga pagar pequenas despesas que podem surgir durante o dia a dia.

É muito importante contabilizar esse saldo inicial ou pelo menos conferir se está de acordo com o que consta no seu sistema de gestão financeira.

Essa conferência é um momento relativamente rápido, e vale a pena ser feito diariamente.

2.    Registro de entradas e saídas

Já o segundo momento é o registro de entradas e saídas. Na medida em que o dia avança, o operador de caixa precisa registrar todas as movimentações financeiras que tenham acontecido ? ou seja, as entradas e as saídas de capital.

Entradas, evidentemente, são as vendas efetuadas, enquanto as saídas acontecem em razão do pagamento de alguma despesa.

3.    Guarde e organize os comprovantes

Tão importante quanto registrar as entradas e saídas é anexar os comprovantes das operações, como as notas fiscais, uma vez que eles serão peça-chave para o fechamento de caixa.

Para quem deseja aprender como fazer fechamento de caixa, adotar um sistema de gestão financeira é uma ótima solução para o dia a dia.

A tecnologia tem se tornado uma ferramenta inseparável da administração dos negócios e a automação é capaz de centralizar os comprovantes para conferência posterior.

4.    Cuidado com a sangria e os documentos

O momento da sangria de caixa é a hora de alocar o dinheiro do caixa para um outro ponto – seja o cofre ou o banco. Esse valor que está saindo também precisa ser registrado.

Já com relação aos registros é preciso ter muito cuidado com eles. Busque separar documentos por tipo, para facilitar o fechamento do caixa e tenha um local adequado e organizado para armazenar tudo isso – principalmente os documentos físicos.

É preciso reunir os comprovantes de venda com cartão de crédito, por exemplo, e organizá-los de acordo com a forma de pagamento, crédito ou débito.

5.    Verificação de valores de caixa

A imagem mostra uma pessoa vestindo terno e gravata arrumando pequenos montes de moedas em ordem crescente sob uma mesa. Ao fundo, é possível ver uma calculadora, um caderno e uma caneta.
Todas as movimentações de dinheiro precisam ser anotadas, não deixe nada de fora!

Há ainda a verificação dos valores de caixa. Nesta etapa de como fazer o fechamento de caixa, os operadores precisam contabilizar as quantias de acordo com o método de pagamento.

As formas de pagamento mais comuns são:

  • Por dinheiro – moedas e notas;
  • Por cartões – compras no crédito rotativo, a prazo ou no débito;
  • Por tickets – como vale alimentação;
  • Por PIX;

Ao final, é preciso também somar pagamentos que tenham sido feitos durante o dia, como a remuneração de funcionários, a entrada de produtos para comercialização, entre outros.

Se você chegou até aqui em busca de aprender como fazer fechamento de caixa, com essas dicas já é possível realizar uma gestão mais assertiva e eficiente do fluxo de pagamentos do seu negócio!

E lembre-se do mais importante: é essencial registrar absolutamente tudo que envolva alguma transação financeira de entrada ou de saída para que o balanço fique correto, e em casos de incongruências, os erros possam ser logo identificados e solucionados.

Gostou desse artigo? Para mais dicas e informações sobre administração e empreendedorismo, confira e leia outros conteúdos como esse em nosso blog.

publicado em empreendedorismo.

tags contabilidade, fechamento de caixa, Merchandising, negócio.

assuntos relacionados
A imagem mostra um escritório, com longas janelas e uma mesa ao centro. Na mesa, há quatro pessoas sentadas usando fones com microfones enquanto digitam em computadores em frente a elas.

atendimento, negócio, varejo

Como montar uma ficha de cadastro de cliente

Todo mundo já passou por uma situação, enquanto cliente, de ter que preencher uma lista com informações pessoais para determinada loja ou empresa na hora de realizar uma transação comercial. O nome desse tipo de informação é ficha de cadastro de cliente. Nesse artigo, vamos dar algumas dicas de como montar a ficha de cadastro […]

ver mais
Imagem de cinco pessoas sentadas em volta de uma mesa em ambiente de trabalho. Em cima da mesa há um notebooks e muitas xícaras. Todos têm aparência feliz e vestem roupa social.Imagem de cinco pessoas sentadas em volta de uma mesa em ambiente de trabalho. Em cima da mesa há um notebooks e muitas xícaras. Todos têm aparência feliz e vestem roupa social.

comunicação, negócio

Comunicação assertiva: como desenvolver essa habilidade

Você já ouviu falar em comunicação assertiva? Trata-se de uma das principais habilidades que precisam ser adotadas por qualquer profissional de sucesso.  Essa competência demonstra qual o nível de inteligência social de um colaborador ? ou seja, sua capacidade de se comunicar com os outros e de fisgar a colaboração dos colegas de trabalho. Além […]

ver mais
Imagem de um homem sentado em frente a uma mesa vestindo roupa social, enquanto faz contas em uma calculadora e faz anotações em uma folha, que estão sobre a mesa. Sobre a mesa também há um notebook.

loja, negócio, varejo

Aprenda como calcular margem de lucro no seu negócio

A margem de lucro é considerada um dos indicadores financeiros mais eficazes para avaliar a saúde de uma empresa. No entanto, é compreensível que muitos gestores encontrem algumas dúvidas na hora calcular margem de lucro de seus empreendimentos.  Resumidamente, quem abre uma empresa quer sempre que ela seja um sucesso. Além disso, novos empreendedores sonham […]

ver mais
Imagem de uma mulher em frente a uma porta azul, segurando uma placa que diz ?bem-vindo, estamos abertos?, em inglês. Ela veste um avental e está com expressão contente.

Inovação, negócio, varejo

10 dicas para empreendedores iniciantes

Dar início a um projeto com fins lucrativos é um dos grandes desafios que muitos brasileiros têm enfrentado nos últimos anos. No entanto, com o aumento do número de novos negócios, a quantidade de obstáculos para uma nova empresa dar certo também se torna maior.  Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para empreendedores iniciantes que queiram […]

ver mais