Em um mercado como o atual, em que tendências vêm e vão na velocidade da luz, tudo o que um bom empreendedor deseja para agregar à sua marca é o chamado diferencial competitivo. Essencial para se sobressair frente à concorrência, esta marca, por menor que seja, pode ser o caminho para garantir o sucesso e a consolidação de um produto ou empresa.
Pensando neste item de fundamental importância no universo corporativo, elaboramos um conteúdo trazendo os detalhes do conceito de um diferencial competitivo, bem como a sua relevância no atual cenário e os 5 passos que a sua empresa pode seguir para conseguir trabalhar na criação deste item. Boa leitura!
Afinal, o que é um diferencial competitivo?
Em primeiro lugar, precisamos compreender que um diferencial competitivo tem relação com o que uma marca pode oferecer de melhor aos seus consumidores, dentro do escopo de seus produtos e serviços, e como este item é positivamente avaliado pelos clientes e até mesmo pelos concorrentes.
Sendo assim, um diferencial competitivo pode surgir a partir de uma força-tarefa de estratégias criadas pela equipe de planejamento, e também por uma boa gestão de projetos, responsável por acompanhar e avaliar, em detalhes, todas as tendências vigentes, crescentes e decrescentes do mercado.
Uma análise de dados concisa pode ajudar no entendimento dos resultados e na montagem de estratégias para os próximos passos. Dentro do leque de serviços mais frequentemente destacados como diferenciais competitivos em organizações experts no setor, podemos elencar:
- Experiência do usuário;
- Relacionamento personalizado com o cliente;
- Uso constante da inovação no setor dentro do qual a empresa está inserida;
- Alinhamento certeiro com recursos tecnológicos, tais como a automação de processos, um dos principais pilares da transformação digital.
Ter uma cultura organizacional de marca transparente, agregadora e diversa é requisito fundamental para que uma empresa consiga explorar com maestria seus diferenciais competitivos ? interna e externamente.
Quando os valores da organização são amplamente conhecidos e reafirmados, se torna mais fácil com que a empresa consiga reter talentos alinhados com suas corretas expectativas.
Assim sendo, os colaboradores podem trabalhar com maior clareza em seus objetivos, ajudando na execução, visualização e otimização das atividades necessárias para que o diferencial competitivo se torne o protagonista da marca.
Empresas atuam com uma postura descentralizada, em geral, abrem espaço para que um caminho de sucesso seja destacado, reforçando os aspectos positivos das ideias trazidas pela equipe. É aqui que um diferencial competitivo tem maiores chances de ser germinado.
Quais são as principais características de um diferencial competitivo?
Você pode estar se perguntando: como eu saberei se tenho, em mãos, um diferencial competitivo? Bem, existem algumas características que são muito particularizadas quando o assunto é este. Dentre estes distintivos, podemos citar que este diferencial precisa apresentar tons de exclusividade ? ou seja, não ser facilmente imitado pela concorrência.
Quando a sua empresa se destaca por um atendimento ao cliente considerado único ou pela qualidade indiscutível de um produto, outras marcas podem tentar seguir por um caminho de sucesso espelhado ao seu, mas terão que trilhar um caminho muito mais árduo para conseguirem superar a original.
Quando um produto ou serviço é único, estamos certamente diante de um diferencial competitivo. Além disso, outra característica marcante nestes diferenciais é a sustentabilidade, bandeira que tem ganhado espaços de debate de corporações mundo afora.
Se o seu diferencial puder ser facilmente imitado ou não puder se sustentar ao longo do tempo, trata-se de uma vantagem passageira, e não competitiva. Manter os lucros de forma sustentável é um objetivo indispensável.
Como ter um diferencial competitivo?
Abaixo, trouxemos 5 dicas que a sua empresa pode adotar o quanto antes para que um diferencial competitivo se figure entre os principais elementos da sua marca!
Dica 1: Invista na tecnologia e na inovação
A expressão transformação digital já foi citada neste artigo. A verdade é que as empresas que seguem práticas analógicas em um cenário como o atual estão fadadas ao esquecimento.
O mundo já é digital e é preciso abusar da inovação e da criação para oferecer soluções tecnológicas que facilitem e impactem positivamente a vida dos seus consumidores.
Se você não faz uso de softwares de gestão e automação de processos para otimizar e aperfeiçoar as metodologias e procedimentos da sua própria empresa, fica difícil pensar que a sua marca conseguirá criar um diferencial competitivo para o seu público-alvo.
Dica 2: Busque trabalhar a diversidade
Diversidade não é só sobre levar oportunidades profissionais e cargos de liderança para mulheres, negros(as), pessoas LGBTQIA+, PCDs (pessoas com deficiência) e indígenas em um mercado dominado por homens e brancos.
Ter um ambiente que preze e viva a diversidade significa que o espaço em que as ideias da sua marca são criadas, testadas e validadas é um lugar plural, com abertura para vivências, experiências e visões de mundo distintas. Assim, torna-se mais fácil que um brainstorm crie um bom diferencial competitivo.
Dica 3: Aperfeiçoe o atendimento ao cliente
Sem dúvidas, o atendimento ao cliente tem sido a peça-chave para que muitas empresas se consolidem na atualidade. Hoje, os consumidores desejam, mais do que nunca, se sentir integrados à marca.
Portanto, mais do que criar um elo de personalização no atendimento, é preciso que a sua empresa pense em um diferencial que faça com que este relacionamento seja único e especial.
Dica 4: Pense nos clientes já conquistados tanto quanto se pensa nos novos
Um erro que muitas empresas cometem é ampliar, desenfreadamente, o seu leque de consumidores, negligenciando muitas vezes aqueles que já fizeram uma compra com a sua marca.
Reter, manter e fidelizar os consumidores é fundamental, uma vez que clientes satisfeitos se tornam embaixadores da marca ? ou seja, divulgam, espontaneamente, o seu produto ou serviço para terceiros.
Portanto, olhos atentos para estratégias de pós-venda e, evidentemente, de relacionamento com os clientes, como e-mail marketing personalizado, devem estar no radar da sua gestão.
Dica 5: preços menores não são, necessariamente, um diferencial competitivo
É possível que algumas empresas busquem trabalhar preços realmente acessíveis e abaixo do mercado como um diferencial competitivo. Em tempos de crise econômica, esta vantagem pode até soar interessante, mas fato é que preços muito baratos podem até mesmo afugentar aquele consumidor que busca por uma experiência de boa qualidade.
Portanto, priorizar uma indiscutível qualidade no produto ou serviço comercializado e cobrar um preço justo por esta compra é muito mais importante no desenho de uma estratégia de diferencial competitivo do que simplesmente abaixar os valores.
Agora que você já entendeu sobre a importância do diferencial competitivo e captou as principais dicas para trazer esta realidade para a sua empresa, acesse nosso blog e leia outra de nossas dicas sobre gestão e inovação!