carrinho
home blog empreendedorismo Estrutura de custos: o que é e como elaborar
dica varejo

Estrutura de custos: o que é e como elaborar

empreendedorismo, estrutura de custo, varejo

Notebook aberto com gráficos de barras e de pizza aparecendo coloridos na tela e um tablet ao lado, mostrando um calendário.Notebook aberto com gráficos de barras e de pizza aparecendo coloridos na tela e um tablet ao lado, mostrando um calendário.

Empreender é uma tarefa complicada e a falta de controle financeiro pode torná-la ainda mais difícil. No entanto, definindo uma estrutura de custos, é possível se organizar e evitar prejuízos em uma empresa.

Você já deve ter ouvido falar sobre este assunto em alguma conversa profissional. Porém, você sabe o que realmente significa ter uma estrutura de custos? Ou quais componentes devem ser levados em conta?

Neste texto, iremos te ajudar a entender tudo sobre o tema, para que você possa trazer mais saúde financeira para a sua empresa. Por isso, continue a leitura para saber como realizar suas atividades com maior segurança!

O que é estrutura de custos?

Determinar uma estrutura de custos significa colocar na ponta do lápis todos os gastos que uma empresa tem para disponibilizar o seu produto ou serviço no mercado

Sendo assim, é preciso considerar diferentes contas e despesas neste processo. Por exemplo, o aluguel, os gastos com marketing, o pagamento de salários, etc.

Ao mesmo tempo, também existem diversos fatores que influenciam na estrutura de custos de uma empresa, por exemplo, o modelo de negócios e os potenciais clientes.

Por fim, é importante considerar o que vai direcionar seu produto ou serviço. Será o valor, isto é, oferecendo qualidade, com um preço alto, ou o custo, ofertando o menor preço possível?

Por que uma estrutura de custos é importante?

Uma estrutura de custos pode ajudar a manter a saúde financeira de uma empresa. Ela ajuda a determinar gastos, entender quais processos estão causando despesas desnecessárias e quais investimentos trazem resultados.

Ao mesmo tempo, a prática também permite análises mais detalhadas. Com uma estrutura de custos, as tomadas de decisões podem ser baseadas em dados, facilitando a vida dos gestores na hora de identificar áreas que podem receber melhorias.

Mulher montando arranjos de flores e olhando um tablet para ver os custos.
Empresas de pequeno porte também precisam de estrutura de custos.

Quais fatores levar em conta?

Existe uma metodologia simples que pode te ajudar a criar uma estrutura de custos e ter um maior controle financeiro sob a sua empresa! Ela consiste em determinar todos os custos fixos e variáveis, medindo-os mês a mês.

Em seguida, é possível usar estes dados e determinar estratégias para cortar custos ou definir quais áreas estão precisando de mais investimento.

O que são custos?

Custos são todos os gastos que uma empresa tem para conseguir disponibilizar o seu produto ou serviço no mercado. Portanto, em uma estrutura de custos, devem ser considerados aqueles que estão diretamente relacionados a isso, como os gastos com matéria-prima, aluguel comercial e propagandas.

Para tornar esta tarefa mais fácil, é possível usar uma divisão entre custos fixos e variáveis.

Custos fixos x custos variáveis

Considerando os diferentes tipos de custos, a sua empresa pode começar determinando quais são os custos fixos que ocorrem todos os meses. Estes são os gastos que possuem sempre o mesmo valor e ocorrem durante a confecção do seu produto ou serviço.

Alguns exemplos de custos fixos são:

  • Aluguel de prédios ou equipamentos;
  • Salários de colaboradores;
  • Segurança e limpeza;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Conta de internet;
  • Pagamento de benefícios dos colaboradores.

Os custos fixos são previsíveis e podem ser planejados a longo prazo em um controle financeiro.

Por outro lado, os custos variáveis são aqueles que podem mudar de valor de um mês para o outro. Alguns exemplos mais comuns são:

  • Comissões;
  • Transporte e logística;
  • Impostos;
  • Conta de água e luz; 
  • Reembolsos;
  • Matéria-prima.

É necessário ter um cuidado especial com estes custos. Ainda assim, é possível traçar médias de gastos e fazer um planejamento a longo prazo ou, até mesmo, cortar despesas.

Benefícios em ter uma estrutura de custos

Conhecer os seus custos fixos e variáveis e determinar uma estrutura de custos proporciona diversos benefícios para uma empresa.

Em primeiro lugar, o benefício mais evidente é um maior controle financeiro. Este permite analisar as despesas com base em dados reais e planejar cortes de gastos ou direcionar investimentos.

Entretanto, existem ainda outros pontos positivos, como, por exemplo:

  • Evitar riscos: uma estrutura de custos pode te ajudar a encontrar vulnerabilidades em uma empresa, como pouco investimento em segurança ou altos gastos em uma área, corrigindo esses problemas e evitando riscos;
  • Adaptação e planejamento: com uma estrutura de custos, é possível se adaptar às mudanças no mercado ou planejar o futuro da sua empresa. Afinal, um maior conhecimento das finanças permite planejamento a longo prazo.
Mesa com várias mulheres em volta em um ambiente empresarial, com notebooks sobre a mesa discutindo estrutura de custos.
Em empresas maiores, várias áreas devem conversar para elaborar a estrutura de custo.

Passo a passo para elaborar uma estrutura de custos

Para fazer uma estrutura de custos, é importante levar em conta outros fatores além dos custos variáveis e fixos. Por isso, elaboramos um passo a passo que pode te ajudar nesta tarefa. Confira as etapas e saiba por onde começar este processo:

1. Definição do modelo de negócio

Primeiramente, o empreendedor deve saber em qual dos diversos modelos de negócios a sua empresa se encaixa. Em outras palavras, é preciso entender de que forma os seus produtos são vendidos e como se obtém lucro.

Alguns exemplos de modelos de negócios são:

  • Franquias: o franqueado abre uma loja padronizada e oferece produtos de uma rede;
  • Assinatura: a empresa oferece um produto ou serviço mediante uma assinatura com valor fixo que deve ser paga em um período combinado. 
  • Marketplace: se trata de oferecer ou realizar suas vendas em um espaço online. Por exemplo, o que é feito em sites como Shopee, Americanas ou Mercado Livre.

Determinar o seu modelo de negócios te ajuda a conhecer as formas de receita. Por exemplo, a sua empresa irá lucrar com assinaturas ou cobrando taxas de uso? Aluguel ou comissão?

Ao mesmo tempo, o modelo de negócio também te permite encontrar alguns gastos necessários para a operação, uma informação importante para a estrutura de custos.

2. Determinar segmento de clientes

Em seguida, é necessário determinar os segmentos de clientes e potenciais compradores. Deste modo, é possível saber quais são as pessoas que o seu produto ou serviço busca alcançar.

Uma maneira de fazer esta análise é se questionando sobre as soluções que a sua empresa planeja oferecer, ou quais valores os seus serviços e produtos querem ofertar.

Conhecer os clientes é importante durante o processo de criação de uma estrutura de custos, uma vez que pode ajudar a planejar os gastos com marketing.

3. Mapeamento de custos

É neste momento que o mapeamento de custos entra em ação. Sendo assim, é possível criar uma tabela para anotar, em primeiro lugar, todos os custos fixos que devem ocorrer em cada mês.

Em seguida, é necessário preencher os custos variáveis e não esquecer nenhuma das despesas recorrentes.

O mapeamento é o passo mais importante da estrutura de custos. É ele que irá te ajudar a tomar decisões ou planejar ações futuras.

Mulher com várias sacolas de compras em uma avenida.
Conhecer o cliente é essencial para alocar recursos de divulgação no lugar certo.

4. Determinar possíveis atividades e parcerias

Com base nos dados obtidos e nas informações coletadas, a empresa pode ter mais assertividade e sucesso em todas as suas escolhas. É possível encontrar oportunidades de parcerias, próximos negócios que podem ser feitos e, até mesmo, estabelecer metas financeiras.

Por fim, além da estrutura de custos, existem ainda outras práticas que podem ajudar a estruturar o planejamento de uma empresa e a trazer mais clientes, como, por exemplo, o funil de marketing. Para saber mais sobre este e outros assuntos, acesse nosso blog!

publicado em empreendedorismo.

tags empreendedorismo, estrutura de custo, varejo.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais