carrinho
home blog empreendedorismo O que é valor agregado e por que ele é importante?
dica varejo

O que é valor agregado e por que ele é importante?

empreendedorismo, loja

Imagem de uma mulher negra, de cabelos encaracolados e compridos, carregando várias sacolas de compras para exemplificar o que é valor agregado.Imagem de uma mulher negra, de cabelos encaracolados e compridos, carregando várias sacolas de compras para exemplificar o que é valor agregado.

Saber o que é valor agregado faz parte de todo um conjunto de know-how que deve fazer parte do dia a dia de gestores e estrategistas do varejo. Afinal de contas, esta denominação implica os possíveis benefícios que um consumidor pode encontrar em um determinado produto ? o que faz com que a compra seja mais do que satisfatória.

Compreender este conceito é um ganho frente à concorrência. Vamos imaginar uma situação em que o seu consumidor encontra o mesmo produto em diferentes lojas, com preços similares, mas os diferenciais da sua loja são determinantes para que ele feche negócio. 

Portanto, elaboramos este material para te ajudar a entender o que é valor agregado e como aplicá-lo na mercadoria da sua empresa. Boa leitura!

O que é valor agregado?

Foto de uma prateleira de loja com tags de preço em vermelho anunciando promoções.
Mais do que o preço na etiqueta, o valor agregado diz respeito ao que você entrega como diferencial e benefício.

Antes de mais nada, vamos entender, de fato, o que é valor agregado. É comum que haja uma pequena confusão com este termo, já que a expressão ?valor? costuma ser fortemente associada ao preço de um produto ou de um serviço. 

Um valor agregado é algo de extrema subjetividade ? trata-se, portanto, de tudo aquilo que pode ser percebido pelo cliente como um benefício extra ou um diferencial de exclusividade. 

Saber o que é valor agregado vai além de ofertar um atendimento de excelência ? embora este ponto seja cada vez mais indispensável em tempos em que a humanização do relacionamento entre marca e cliente vem ganhando cada vez mais espaço. 

Portanto, quando se agrega valor a um produto ou serviço, é preciso entregar ao cliente mais do que apenas o produto ou serviço. Um item entregue pela transportadora em uma caixa de papelão comum, por exemplo, trará menor impacto do que aquele que vier em um pacote artesanal, decorado e um cartão com uma mensagem de agradecimento da empresa, não acha?

Esta percepção acontece em razão de o estímulo visual chamar atenção, despertando curiosidade naquele que está recebendo a encomenda. Já o cartão traz uma mensagem de impacto acolhedor, levando o consumidor a se sentir especial ? sobretudo quando estamos falando de um item personalizado.

Muitas organizações precisaram aprender o que é valor agregado durante a pandemia de Covid-19 ? uma vez, que em um momento de crise e de distanciamento social, buscar estratégias para estreitar o vínculo com o consumidor se tornou imperativo.

Algumas das principais ideias esquematizadas e que ganharam o mercado mundo afora durante esta fase foi a entrega delivery com bilhete personalizado e escrito à mão, além de envio de cortesias não solicitadas. 

Uma vez que o consumidor é positivamente surpreendido, ele passa a ser cada vez mais crítico e exigente diante de suas possibilidades de compra. 

Trata-se, portanto, de uma tendência que vem invadindo o mercado e que não só impulsiona técnicas de pós-venda – o comprador volta a comprar na mesma loja e torna-se embaixador da marca -, como também modula um novo formato comercial no mercado.  

Em outras palavras, as marcas que deixam de acompanhar as tendências e não sabem o que é valor agregado, nem como oferecer um atendimento personalizado ao cliente, se veem diante da real possibilidade de serem esmagadas pela concorrência.

Como aplicar o que é valor agregado?

Uma vez compreendido o que é valor agregado, é hora de colocar a mão na massa e investir em estratégias efetivas na construção deste diferencial para a sua marca. Confira, abaixo, algumas das nossas principais dicas.

Dica 1: Comece a estudar as tendências

Foto de um celular com ícones de redes sociais na tela.
Acompanhar as tendências de mercado e marketing é fundamental para que seu negócio possa oferecer diferenciais que estejam em alta.

O comércio não segue uma lógica matemática: as tendências de consumo são mutáveis e estão sempre se transformando. Portanto, é preciso implementar um investimento somente quando este vem munido de uma pesquisa detalhada acerca do que vem sendo utilizado no setor abrangente à sua empresa.

Pode ser que algo que o cliente deseje hoje já não seja mais interessante no dia de amanhã. E nada é mais desestimulante para convencer um consumidor do que campanhas de marketing ultrapassadas e com tendências que ficaram no passado – quanto mais cedo uma tendência for identificada e aproveitada, melhor.

Dica 2: Inovação é a palavra-chave do momento

A inovação tem sido a tábua de salvação para a maioria dos negócios. Ou seja, não adianta apenas saber o que é valor agregado, mas também entender o comportamento do seu consumidor como um todo.

Só então é possível se antever às necessidades e expectativas deste perfil de público, criando inovações que façam parte de uma cadeia de valor agregado. Aqui, a dica é experimentar pequenas mudanças para medir sua recepção junto aos clientes, para só então fazer voos mais altos na elaboração de novidades.

Dica 3: Ouça ao feedback do cliente

É muito importante entender quando algumas atitudes da sua empresa vêm funcionando ? ou não ? para o seu produto ou serviço. É em razão disso que cada vez mais organizações têm investido em canais abertos de feedback

Consumidores gostam de ter um canal aberto para que comuniquem suas percepções acerca do uso dos produtos e dos serviços. E é preciso que a empresa saiba interpretar com clareza e cuidado estas devolutivas, de modo a aperfeiçoar os processos necessários.

Dica 4: Se coloque no lugar do consumidor

Em um salão de beleza, uma manicure apresenta opções de cores de esmalte para a cliente escolher. 
Conhecer quem é seu público-alvo e como seu negócio pode se conectar às necessidades dessas pessoas ajuda a pensar em estratégias de valor agregado.

Para saber o que é valor agregado e como aplicá-lo, é preciso entender quais são os motivos que levam um determinado cliente a procurar pelo produto ou serviço disponibilizado pela sua empresa. Um estudo comportamental aqui é de grande valia.

Por que um cliente costuma pintar as unhas em um salão de beleza? Evidentemente, a compra do serviço é pela própria vaidade ou até mesmo para celebrar uma ocasião especial, e é por isto que o consumidor vai até você. 

Entretanto, compreender qual é o sentido e os significados que a compra desse serviço traz faz parte do entendimento da mentalidade do cliente.

Dica 5: Trabalhe pela fidelização

Já citamos anteriormente que o valor agregado é fundamental para a fidelização do cliente ? ou seja, quando ele volta a comprar frequentemente na sua empresa e passa a considerá-los como prioridade sempre que necessita de algum produto ou serviço por vocês oferecido.

Clientes fidelizados tendem a se tornar embaixadores da marca e neste caso, o consumidor passa a recomendar o seu comércio para amigos, conhecidos ou familiares por livre e espontânea vontade.

Uma forma de trabalhar o valor agregado (voltando ao conceito de pintar as unhas no salão) é quando o seu cliente descobre que a sua empresa fornece personalizações para o atendimento e/ou que também oferece com outros tipos de serviços.

Dica 6: Parcerias são importantes

Foto de dois homens apertando as mãos.
Consumidores gostam de facilidades e é possível agregar mais valor ao seu produto ou serviço se eles estiverem associados a outros que ele também precisa. 

Empresas que não competem entre si no mesmo setor podem ser complementares. 

Vamos partir do princípio de que a sua loja forneça esmaltes. Se a sua empresa possuir uma parceria com um salão de beleza ? e uma indicar a outra para clientes que desejam um serviço de manicure ?, estamos mais uma vez falando de um item que pode agregar valor à sua marca. 

Aqui, você está oferecendo soluções e encurtando caminhos para o seu cliente.

Agora que você já aprendeu o que é valor agregado, leia outros conteúdos para aperfeiçoar a gestão e performance do seu comércio, com dicas de inovação e tendências de marketing. Confira em nosso blog!

publicado em empreendedorismo.

tags empreendedorismo, loja.

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais