Quando trabalhamos em vendas, torna-se indispensável saber o que é o atendimento humanizado. A prática vem se tornando cada vez mais presente nas empresas modernas, digitalizadas e focadas em proporcionar estratégias de diferenciação frente à concorrência.
Em um cenário corporativo cada vez mais agressivo e competitivo, não importa mais apresentar somente um produto ou serviço de qualidade, já que o consumidor está cada vez mais crítico e exigente. Portanto, saber o que é o atendimento humanizado é imperativo para profissionais de todos os setores.
Neste artigo, vamos mostrar as razões pelas quais o público consumidor deseja um novo tipo de atendimento, em que seja protagonista e se sinta acolhido pelas empresas, e quais são as principais metodologias que podem ser aplicadas. Confira!
Afinal, o que é o atendimento humanizado?
Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é o atendimento humanizado em termos rápidos e simples, para podermos avançar nas ações que visam oferecer este diferencial.
Ter a representação de um atendimento humanizado na sua organização é o momento em que a empresa compreende as demandas, anseios e necessidades do seu consumidor, e atende as solicitações dando mais atenção naquilo que o cliente deseja, trazendo empatia e agilidade na resolução de seus problemas.
Com esta prática, juntando os desejos do cliente com as respostas corretas dentro de um escopo de suporte humano, empático e acolhedor, é possível promover um novo método de comunicação, trazendo o comprador para o centro da ação comercial, deixando de lado somente o ímpeto de se finalizar uma transação.
Lembre-se: se você não sabe o que é o atendimento humanizado e prioriza exclusivamente a venda a qualquer custo, a sua concorrência pode não apenas dominar esta prática, levando seu potencial cliente a rapidamente buscar outra empresa que melhor corresponda às suas expectativas.
Vantagens em se adotar o atendimento humanizado
Para entender a real necessidade de implementação do atendimento humanizado, muitos gestores precisam compreender quais resultados efetivos e práticos esta mudança de posicionamento pode trazer à marca. Vamos conhecer os benefícios desta estratégia mais abaixo.
Encantamento e fidelização do cliente
Este talvez seja o principal objetivo em se aprender o que é atendimento humanizado. Ao conquistar e cativar o seu cliente pelo SAC, é possível estabelecer um conjunto de ações que vise um suporte entre pré e pós-venda.
É evidente que os resultados com um consumidor satisfeito são muito mais efetivos do que aqueles conquistados com um cliente que efetua uma venda por impulso. Marcas admiradas por seus consumidores tendem a crescer mais rapidamente.
Além do mais, o encantamento é apenas o primeiro passo para a fidelização do cliente, que certamente não se esquecerá do atendimento humanizado recebido.
Ao se sentir integrado ao ambiente da marca, ele pode não somente retornar para novas compras ? ainda que encontre preços mais atrativos na concorrência ?, como se tornar um embaixador. Ou seja, aquele consumidor que divulga os seus produtos ou serviços por livre e espontânea vontade para amigos ou familiares.
Aumento da receita
Quando se aprende o que é o atendimento humanizado na prática, estamos frente ao ponto de partida para o aumento da empresa e da sua relevância e posicionamento no mercado. Portanto, torna-se uma estratégia matadora de marketing para reter novos clientes e para fidelizar aqueles mais antigos.
Com as dúvidas e problemas dos consumidores rapidamente resolvidos de maneira eficiente, empática e ágil, a rentabilidade da sua empresa pode crescer consideravelmente.
Um bom diálogo com o público-alvo pode gerar novas vendas, frente à nova realidade de que a sua empresa está se tornando mais valorizada aos olhos destes compradores.
Como aplicar o atendimento humanizado na minha empresa?
Agora que você já entendeu o que é atendimento humanizado e as principais vantagens que ele pode trazer à sua empresa, chega a hora de esclarecer ações para que você comece a investir nesta estratégia. Vamos lá?
- Unifique canais de atendimento
A estratégia conhecida como atendimento omnichannel está em alta. Trata-se de uma unificação dos canais de comunicação através dos quais o consumidor consegue entrar em contato com as organizações.
De tal forma, ele pode perfeitamente iniciar um atendimento via telefone e acabar redirecionado a um chat no WhatsApp, sem que o seu negócio veja prejuízos frente à continuidade do processo de comunicação, já que o assunto inicialmente tratado estará devidamente resgatado pela integração dos canais de atendimento.
Os canais ainda precisam estar devidamente interligados ao histórico de relacionamento com aquele cliente, de modo que o atendimento se torne mais ágil e eficiente, evitando possíveis desgastes para o comprador.
- Invista em treinamento de equipes
Seus funcionários também precisam entender o que é o atendimento humanizado com perfeição para que esta nova estratégia dê certo. Afinal, se os colaboradores não estiverem engajados em uma mudança na maneira como se comunicam com os clientes, seus esforços serão em vão.
Seus colaboradores não podem e nem precisam aprender a realizar um novo tipo de atendimento da noite para o dia, diferente daquele com os quais estavam habituados.
Por isso, não hesite em investir em treinamentos, cursos e capacitação para seus colaboradores diretamente envolvidos no processo de compra e venda, para que eles se habilitem frente às novas estratégias do departamento comercial da sua empresa.
Além da conscientização sobre a empatia no atendimento, é indispensável que a cultura organizacional incremente novos valores importantes, como o respeito ao tempo do próximo, evitando aquelas desagradáveis transferências contínuas entre setores.
- Abra espaço para feedbacks
Ouvir o seu cliente é fundamental. Mais do que saber o que é o atendimento humanizado através de treinamento, é preciso que a sua empresa abra canais de comunicação para receber os feedbacks dos seus consumidores.
A medida, por si só, já externaliza a preocupação da sua instituição sobre a opinião de seus compradores, garantindo um relacionamento mais próximo do usuário com a marca, permitindo também um maior entendimento sobre aquele que é impactado diretamente pelo seu produto ou serviço.
Se os itens vendidos deixam de fazer sentido ou não satisfazem inteiramente os consumidores, é preciso ouvi-los para entender quais são os pontos de melhoria e os satisfatórios. Só assim é possível investir em realinhamento estratégico para aparar arestas e investir em novas ações.
Gostou do post? A virada para um atendimento humanizado traz vários benefícios e pode ser implementada com pouco esforço. Para ler mais de nossos conteúdos sobre gestão e empreendedorismo, acesse nosso blog!