Saber o que é atendimento remoto é apenas o primeiro passo para a chamada transformação digital, que está cada vez mais em alta em razão da pandemia do Covid-19.
Tendo em vista este cenário, com todos os consumidores confinados em suas casas, muitos gestores de todo o Brasil, de diferentes segmentos, se depararam com a tecnologia mais presente em suas rotinas, principalmente através do home office.
Hoje, podemos dizer que o hábito dos consumidores mudou e se tornou cada vez mais digitalizado. Portanto, se sua empresa ainda está no campo analógico e ainda não sabe o que é atendimento remoto, é chegada a hora de mudar essa perspectiva.
Vamos lá?
O que é o atendimento remoto?
Para responder essa pergunta é preciso entender que os avanços da tecnologia e da digitalização dos processos vem permitindo que essa estratégia seja executada de diferentes maneiras.
Esse tipo de atendimento permite que você consiga entrar em contato com os seus clientes sem o deslocamento físico, trazendo economia de tempo e recursos para ambas as partes.
A tecnologia permite que as empresas entreguem um suporte remoto de qualidade, solucionando o problema do seu consumidor até mesmo com mais agilidade.
Conforme já mencionado, é preciso salientar que o hábito dos consumidores mudou radicalmente nos últimos anos e a tecnologia é a principal responsável por isso.
Cada vez mais, as pessoas apresentam um perfil imediatista, com a ambição de resolver suas pendências o mais breve possível, sem maiores burocracias, e com a melhor solução disponível.
Por isso lembre-se: se a sua empresa não se adequar a essa nova realidade e não aprender o que é o atendimento remoto, é muito provável que a concorrência já esteja devidamente equipada e preparada para atender às demandas dos seus potenciais clientes.
O atendimento a distância pode ser feito através de:
- Chats;
- Uso de bots;
- Telefone;
- Videoconferência;
- WhatsApp;
- E-mail;
- Redes sociais;
- SMS.
Assim sendo, você também amplia as possibilidades de levar os produtos e serviços da sua empresa a qualquer lugar, superando barreiras físicas.
Em empresas ligadas à tecnologia, por exemplo, já é possível acessar o computador do cliente remotamente, resolvendo o problema dele com praticidade e agilidade.
As vantagens de aprender o que é o atendimento remoto
Quando você aprende o que é o atendimento remoto e como aplicá-lo da melhor maneira possível, logo você se vê diante dos múltiplos benefícios que essa estratégia pode trazer no dia a dia do seu negócio.
- Aumento da produtividade
Se a sua empresa está ligada à prestação de serviço técnico, saiba que o atendimento remoto é a palavra-chave para otimizar os processos e aumentar a produtividade da sua equipe.
Seus colaboradores não perdem tempo indo até a casa dos clientes e ganham tempo realizando o suporte de maneira remota, por exemplo.
Em organizações de outros segmentos, já é notório que funcionários que trabalham de maneira remota se sentem mais motivados e sentem um ganho de qualidade de vida com o home office, prática da inovação que chegou para ficar.
- Redução de custos
Além da economia de tempo, também se economiza em recursos. Em casos de empresas que antes deslocavam seus colaboradores até a casa do cliente, aqui não é mais preciso arcar com transporte.
Além do mais, manter uma equipe trabalhando a distância faz com que a empresa tenha menos gastos com locação de espaço, manutenção, IPTU, luz, internet, água etc.
- Maior rapidez no feedback dos consumidores
Saber o que é o atendimento remoto é permitir uma otimização na organização da empresa, para acompanhar o histórico do consumidor.
Se a empresa está apta a entregar respostas rápidas e precisas, o relacionamento entre organização e cliente também melhora.
Lembre-se que a satisfação do seu cliente está diretamente ligada à experiência que ele vivencia na sua empresa. Ou seja, investir em atendimento remoto pode ser uma solução para estancar índices de insatisfação dos clientes.
Se os consumidores aguardam por contatos e respostas ágeis, e você corresponde às expectativas, a consequência é uma melhora na imagem da empresa.
- Atendimento diferenciado e para vários clientes ao mesmo tempo
Se com o atendimento convencional e analógico, um colaborador precisa dedicar seu tempo com exclusividade a apenas um cliente, ao praticar o atendimento remoto, este cenário muda drasticamente.
Através do uso de meios digitais, sua equipe pode direcionar esforços simultâneos para diferentes demandas de clientes de perfis distintos.
Assim, o atendimento remoto te permite efetuar mais vendas e satisfazer mais consumidores no mesmo período de tempo que você antes levava em apenas uma tarefa.
- Menos gargalos no atendimento
O atendimento remoto é sim capaz de elucidar os principais problemas e gargalos apresentados pela sua equipe de atendimento.
Investir em um bom software capaz de facilitar o acesso remoto dos seus funcionários também permite monitorar as atividades e garantir maior otimização dos processos.
É com este recurso que o seu colaborador terá acesso às informações que precisa com apenas um clique, possibilitando vendas e tarefas operacionais de qualquer lugar.
Atendimento remoto no varejo
Dentro do varejo, para que o atendimento remoto seja interessante para o cliente, é preciso criar um planejamento de venda e atendimento para que a experiência seja eficiente. Por isso, entender as necessidades, escolher os canais de comunicação corretos e entender o comportamento de consumo é essencial.
Um exemplo prático é o atendimento feito pelo WhatsApp, que é realizado em tempo real e oferece contato imediato com o cliente.
Essa interatividade pode agilizar os processos de venda e atendimento, em que o cliente pode pedir para separar peças mesmo antes de chegar na loja, ou deixar reservada para pegar depois, por exemplo.
Além disso, as listas de transmissão disponíveis no aplicativo permitem que as promoções sejam encaminhadas para múltiplos clientes ao mesmo tempo, facilitando a interatividade.
Na hora de realizar o pagamento, diferentes formas de pagamento remoto, como o Pix facilitam a compra para o cliente, bem como o processo de delivery.
Resumidamente, a partir do momento em que a sua empresa desvenda o que é o atendimento remoto e investe em dispositivos, ferramentas e treinamento para a aplicação desse novo modelo, ela está se destacando frente às concorrentes que ainda insistem em práticas analógicas.
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