carrinho
home blog empreendedorismo Valores de uma empresa: o que é e como construir?
dica varejo

Valores de uma empresa: o que é e como construir?

empreendedorismo

Close-up de quatro funcionários juntando as peças de um quebra-cabeça representando os valores de uma empresa.Close-up de quatro funcionários juntando as peças de um quebra-cabeça representando os valores de uma empresa.

Os valores de uma empresa são os princípios e crenças que orientam suas ações e decisões, e que servem como base para a cultura organizacional. Eles representam o que a empresa valoriza e defende, e são a base da identidade e reputação da organização. 

Sem dúvidas, construir valores de uma empresa que sejam fortes pode ser um processo desafiador, mas é essencial para estabelecer uma cultura saudável e alinhar os colaboradores em torno de um propósito comum.

Para entender mais sobre o que são estes valores e como construí-los da melhor forma possível, elaboramos este conteúdo especialmente para você. Boa leitura!

O que é a missão de uma empresa?

Close-up da mão de um homem fazendo gesto de segurar uma imagem representando o crescimento de dados e de valores de uma empresa.
Os valores de uma empresa impactam diretamente no sucesso do seu negócio.

A missão da empresa é a declaração que define o propósito fundamental da organização, ou seja, sua razão de existir. A missão representa a identidade da empresa e o que ela busca realizar em seu mercado de atuação, seus produtos ou serviços, sua relação com clientes, colaboradores, acionistas e sociedade em geral.

Trata-se, portanto, de uma diretriz fundamental para todas as atividades da empresa, e deve ser clara, objetiva e inspiradora, servindo como guia para tomada de decisões e estratégias da organização. A missão também pode ser utilizada como um diferencial competitivo, mostrando aos clientes e colaboradores o comprometimento e propósito da empresa.

E os valores de uma empresa?

Conforme anteriormente destacado, os valores de uma empresa são os princípios e as crenças que orientam as ações tomadas por ela. Eles simbolizam tudo aquilo o que a empresa defende, sendo preponderantes para a criação de uma cultura organizacional forte. 

Os valores são uma parte essencial da identidade e reputação da organização e ajudam a estabelecer um senso de propósito e missão compartilhados pelos colaboradores.

Os valores de uma empresa podem variar de acordo com o tipo de organização, o mercado em que ela atua e a sua visão de mundo. Alguns exemplos de valores comuns podem agregar: 

  • Honestidade;
  • Transparência;
  • Inovação;
  • Comprometimento com a qualidade;
  • Responsabilidade social;
  • Respeito aos colaboradores e clientes;
  • Sustentabilidade;
  • Diversidade.

Esses valores são importantes porque ajudam a estabelecer uma cultura organizacional saudável e atraem colaboradores e clientes que compartilham das mesmas crenças, se identificando com a marca.

Construindo os valores de uma empresa

Quatro funcionários felizes em um escritório juntando as mãos ao centro para o alto comemorando os valores de uma empresa.
Close-up da mão de um homem fazendo gesto de segurar uma imagem representando o crescimento de dados e de valores de uma empresa.

A primeira prática para ajudar na construção dos valores de uma empresa é definir a visão e a missão da organização. Mas como fazer isso? Conheça abaixo:

  1. Visão e missão estruturadas

Definir a missão e visão da empresa é fundamental para estabelecer uma direção clara e inspiradora para a organização. Ambas devem estar alinhadas com os valores de uma empresa e servir como guias para todas as decisões e estratégias futuras.

A missão define a razão de existir da empresa e seus objetivos principais, enquanto a visão descreve o futuro que a empresa almeja alcançar e o impacto que deseja gerar. Juntas, missão e visão ajudam a estabelecer uma cultura organizacional forte e atrair clientes e colaboradores.

Além disso, a definição clara da missão e visão também facilita a comunicação interna e externa da empresa, fortalecendo a reputação e o branding da organização.

  1. Conheça sua equipe

Conhecer a equipe é uma dica valiosa para a construção de valores de uma empresa. Ao identificar as habilidades, experiências e perspectivas de cada membro do time, é possível reconhecer valores compartilhados e promover uma cultura organizacional mais forte e coerente.

Isso também ajuda a promover um senso de propósito e missão compartilhados, o que pode motivar os colaboradores a trabalhar de forma mais eficaz e alinhada com os objetivos da empresa.

Para conhecer a equipe, é importante criar oportunidades para que os colaboradores se apresentem e compartilhem informações sobre suas experiências, habilidades e interesses. 

Além disso, é importante ouvir ativamente os funcionários e estar aberto a suas perspectivas e ideias. Isso pode ser feito por meio de reuniões individuais, grupos de discussão ou atividades de integração e dinâmicas em grupo.

  1. Evite valores vazios e superficiais

Outra importante dica para ajudar a construir os valores de uma empresa é evitar que estes sejam vazios e superficiais. Muitas organizações são tentadas a adotar valores que são vagos e genéricos, e para evitar essa armadilha, é importante que os valores sejam específicos e relacionados às atividades e objetivos da empresa. 

Eles devem ser escolhidos com base em uma compreensão profunda da cultura da organização, das necessidades dos clientes e do mercado em que a empresa atua. Isso pode exigir que os líderes da empresa realizem uma análise cuidadosa do ambiente interno e externo da organização, e levem em consideração o feedback dos clientes e colaboradores.

Os valores devem refletir o que é importante para a empresa e sua equipe, e devem ser autênticos e genuínos. Isso significa que eles devem ser escolhidos com base nas crenças e princípios fundamentais da empresa, e não simplesmente para fins de marketing ou mercadológicos.

Além disso, é importante que os valores de uma empresa sejam comunicados de forma clara e regular para toda a equipe, e que sejam incorporados em todas as áreas da instituição, desde a contratação até o desenvolvimento de produtos e serviços.

Exemplos de valores de uma empresa

Close-up do aperto de mãos de dois colaboradores, representando os valores de uma empresa.
A aliança entre líderes e liderados se torna mais forte a partir da definição de valores de uma empresa.

Aqui estão algumas dicas de valores de uma empresa que podem ser adotados pelo seu negócio:

Responsabilidade social

Toda empresa pode se esforçar para ser um agente positivo na sociedade, contribuindo para o bem-estar das comunidades onde atua e minimizando seu impacto ambiental, trabalhando com projetos de incentivo à assistência social, combate à fome, dentre outros.

Inovação

A inovação é um valor importante em um mundo em constante evolução, principalmente no que conhecemos hoje como transformação digital, era em que as empresas precisam se adaptar para se manterem competitivas. 

Ela envolve a busca por novas ideias, tecnologias e soluções para melhorar seus produtos e serviços, impactando positivamente na experiência dos usuários.

Sustentabilidade 

Este é um valor importante para a empresa que se preocupa com o meio ambiente e o futuro do planeta. Ela envolve a adoção de práticas sustentáveis em todas as operações da empresa, como a redução do consumo de recursos naturais, o uso de materiais recicláveis e a adoção de fontes de energia renováveis. 

Além disso, a marca pode promover ações que contribuam para a preservação do meio ambiente, como a reciclagem e a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Qualidade

Este é um valor que se refere ao compromisso da empresa em fornecer produtos e serviços da mais alta qualidade possível. Ela envolve a adoção de padrões de excelência, a busca pela melhoria contínua e a satisfação dos clientes.

Colaboração

Colaboração é um valor que se relaciona com a importância do trabalho em equipe para alcançar objetivos comuns. Ela envolve a promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, a comunicação aberta e a valorização da diversidade de ideias e opiniões.

Se você gostou das nossas dicas sobre a construção de valores de uma empresa, talvez seja a hora de ler outro de nossos conteúdos com dicas atuais e fáceis para aprimorar os processos e metodologias do seu negócio. Clique aqui e leia agora mesmo!

publicado em empreendedorismo.

tags empreendedorismo.

assuntos relacionados
ma imagem com foco na mão de um homem segurando um tablet com dados e gráficos, enquanto ao fundo duas outras pessoas estão segurando pranchetas com gráficos.

empreendedorismo, Inovação

O que é vantagem competitiva e como ela pode ajudar o seu negócio

A vantagem competitiva emerge como um referencial para o sucesso de qualquer empresa. Compreender o que impulsiona a diferenciação e o destaque em meio à concorrência é essencial para a prosperidade no mercado. Desde a diferenciação de produtos e serviços até a eficiência operacional, cada aspecto é meticulosamente moldado para fortalecer a posição de uma […]

ver mais
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais