carrinho
home blog inovação O que é ser produtivo? 6 dicas para otimizar seu tempo!
dica varejo

O que é ser produtivo? 6 dicas para otimizar seu tempo!

Inovação

Caderno em cima de uma mesa azul com anotação de checklist mostrando o que é ser produtivo. Em volta do caderno, alguns itens de escritório como calculadora, lápis e agendas.Caderno em cima de uma mesa azul com anotação de checklist mostrando o que é ser produtivo. Em volta do caderno, alguns itens de escritório como calculadora, lápis e agendas.

Saber o que é ser produtivo é o primeiro passo para promover uma verdadeira transformação na sua vida profissional e particular. A produtividade está relacionada com a boa gestão de seu tempo para realizar atividades que sejam proveitosas e tragam resultados em todas as esferas da sua vida.

No entanto, não é sempre que uma pessoa, quando perguntada sobre o que é ser produtivo, sabe responder com exatidão. A má gestão de tempo, a ansiedade, a procrastinação e a falta de entendimento sobre prioridades podem ser alguns dos principais fatores que explicam este fenômeno.

Para ajudar na resolução deste problema, resolvemos criar este conteúdo, auxiliando não apenas na conceituação de o que é ser produtivo, mas também apontando 6 dicas de ouro para que você aplique no seu dia a dia e consiga se tornar uma pessoa que respira produtividade. Boa leitura!

Você sabe o que é ser produtivo?

Funcionária que sabe o que é ser produtiva executando suas tarefas em um notebook enquanto está sentada em frente a uma mesa, em um escritório. Em cima da mesa, também há uma prancheta com algumas folhas de papel e um vaso de planta.
Saber o que é ser produtivo não é sobre exercer tarefas além da sua função, mas sim conseguir executar seus afazeres de maneira eficiente.

Antes de partirmos para as dicas que vão te ajudar a encarar suas atividades diárias com maior produtividade, vamos explicar o que é ser produtivo, de fato. Este conceito não está ligado com ocupar todo o seu tempo livre, mas sim com a maneira que você lida com suas horas e como as preenche.

Quando existe uma tarefa a ser concluída dentro de um determinado prazo, um indivíduo que não sabe o que é ser produtivo vai dispensar todas as horas possíveis para entregar o seu resultado.

Por outro lado, uma pessoa que sabe o que é ser produtivo e aplica este conceito na prática tende a desfrutar muito melhor deste tempo, não somente entregando a tarefa antes que o prazo termine ? e muitas vezes, com maior qualidade ?, utilizando o restante do tempo para desempenhar outras atividades.

Além disso, é mais natural que uma pessoa produtiva tenha mais tempo para aproveitar uma folga do que as que não exercem suas atividades com produtividade.

Isto acontece porque aquele que sabe o que é ser produtivo de verdade dedica totalmente seu foco na própria demanda, ignorando as eventuais distrações que possam atrapalhá-lo, como a televisão ou as redes sociais.

Paralelamente, uma pessoa ?ocupada? perde facilmente seu foco e sua atenção, deixando-se levar por qualquer distração. Com este entendimento, podemos afirmar que as empresas tendem a priorizar, dentro do seu quadro de funcionários, quem sabe o que é ser produtivo.

Esta preferência é natural, uma vez que o colaborador produtivo busca compreender o real objetivo de sua tarefa, de modo a criar um excelente planejamento antes de executá-la.

Já a pessoa ?ocupada?, por outro viés, não vai muito além do entendimento básico das tarefas, criando empecilhos na entrega destas caso aconteça alguma dúvida ou imprevisto durante o percalço.

Ter um bom proveito da produtividade é, portanto, indispensável para qualquer pessoa que deseja ser reconhecida em um ambiente de trabalho e construir uma carreira de sucesso. 

Concluída nossa explicação sobre o que é ser produtivo, vamos às 6 dicas valiosas para você colocar em prática e mudar a maneira como você lida com as suas demandas e atividades ? não só na vida profissional, como na pessoal. Confira: 

  1. Fuja de distrações e busque manter o foco

Atualmente, é cada vez mais fácil se distrair em poucos segundos, já que o celular traz um mundo de possibilidades muitas vezes mais atrativas do que fazer aquilo que deve ser feito.

Para tanto, busque um lugar silencioso e livre de distrações para iniciar o seu trabalho, deixando o celular de lado ou com as notificações desativadas.

  1. Crie uma lista de tarefas
Imagem vista de cima de homem que sabe o que é ser produtivo fazendo uma lista de tarefas em um caderno enquanto está sentado no chão.
Para começar a entender o que é ser produtivo, busque criar uma lista de tarefas para visualizar seus compromissos com mais facilidade.

Quem sabe o que é ser produtivo, em geral, tende a buscar a otimização do próprio tempo produzindo uma lista de tarefas, destacando ali as mais importantes, em escala prioritária. 

Na sequência, com a lista já devidamente criada, é preciso realizar uma análise das tarefas que precisam ser desenvolvidas. Quando necessário e possível, permita-se delegar aquelas que você sabe que não poderá cumprir no prazo para outra pessoa.

  1. Trabalho em excesso pode indicar falta de foco e fraqueza

Você certamente já conheceu uma pessoa que se orgulha da gigantesca quantidade de tarefas que precisa exercer na empresa. Acredite: este indivíduo, muitas vezes, só externaliza esta sobrecarga para destacar uma suposta importância.

No entanto, a realidade é que o excesso de trabalho não é, necessariamente, um indicador de inteligência, de importância ou de sucesso, e pode até desencadear a Síndrome de Burnout

Pessoas que efetivamente sabem otimizar o próprio tempo enxergam o trabalho excessivo como um sintoma de falta de foco e desperdício de energia, situação normalmente encontrada em funcionários que não conseguem ou não podem dizer ?não?.

  1. Conclua tudo aquilo que você começar

Um grande erro que costuma ser cometido por muitas pessoas é deixar tarefas inacabadas pelo meio do caminho. No entanto, aqui vai uma dica que pode parecer um tanto quanto excêntrica: existe uma metodologia científica atestada pelo professor de psicologia da Wharton School, Adam Grant, que deixar um trabalho importante pela metade e sair para realizar outra atividade pode deixar a conclusão desta atividade ainda mais bem acabada.

Isso se dá em razão de que quando temos uma tarefa a ser concluída em nossos pensamentos, nosso cérebro rumina a ideia de que precisamos finalizá-la enquanto fazemos outras atividades úteis, mas menos importantes.

Quando retornamos ao trabalho principal a ser desempenhado, é muito possível que tenhamos ideias mais claras para completar o que precisa ser completado, retornando no ponto em que paramos, com maior qualidade.

Todavia, lembre-se: o ponto principal desta dica é sempre buscar encerrar aquilo que começamos. Iniciar muitas tarefas e não finalizar nenhuma em tempo algum definitivamente não é sintoma de um indivíduo que sabe o que é ser produtivo.

  1. Evite a procrastinação
Mulher que sabe o que é ser produtiva fazendo anotações em diversos papéis de bloco de notas colados em uma parede de vidro.
Quem sabe o que é ser produtivo entende a importância do comprometimento com a consistência, mas não significa que deva sempre se manter ocupado.

Sabemos que esta dica também pode parecer um pouco lógica, mas muito difícil de ser seguida por muitas pessoas. Isto acontece porque a procrastinação é um ciclo vicioso. Isto significa que quando você se acostuma a deixar para depois o que pode fazer hoje, a consequência que ocorre é o acúmulo de tarefas.

Considere, portanto, que você sempre possui um prazo determinado para entregar determinada atividade, não deixando para depois. Quanto mais você conseguir adiantar suas responsabilidades e colher os frutos desta ação ? como não se sentir ansioso ou sobrecarregado ? mais facilmente você conseguirá reverter este ciclo vicioso, rompendo com a temida procrastinação. 

Trata-se de uma tarefa fácil e que pode começar a ser praticada o quanto antes.

  1. Determine um tempo para cada uma de suas ações

Por último, selecionamos uma dica para você que chegou até aqui para saber o que é ser produtivo: utilize o seu tempo para estabelecer a realização de cada ação do seu dia, por menor que ela seja. Ter uma agenda ou um planner pode te ajudar muito neste exercício.

Para tanto, basta que você calcule quanto tempo você leva para exercer cada uma de suas atividades. Ter parâmetros diários é fundamental para que você consiga, de fato, melhorar os seus processos e a sua real produtividade.

Você gostou das nossas dicas sobre o que é ser produtivo? Clique aqui e leia agora mesmo outro de nossos conteúdos para te ajudar a ser um profissional de sucesso e disputado por todas as empresas!

publicado em inovação.

tags Inovação.

assuntos relacionados
ma imagem com foco na mão de um homem segurando um tablet com dados e gráficos, enquanto ao fundo duas outras pessoas estão segurando pranchetas com gráficos.

empreendedorismo, Inovação

O que é vantagem competitiva e como ela pode ajudar o seu negócio

A vantagem competitiva emerge como um referencial para o sucesso de qualquer empresa. Compreender o que impulsiona a diferenciação e o destaque em meio à concorrência é essencial para a prosperidade no mercado. Desde a diferenciação de produtos e serviços até a eficiência operacional, cada aspecto é meticulosamente moldado para fortalecer a posição de uma […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais
Um mapa em 3d com um indicador de localização flutuando sobre o centro.

empreendedorismo, Inovação

Como o Marketing Local pode ajudar a sua empresa?

Para um comércio ou loja de bairro, conquistar a clientela da sua região é essencial. Alcançar as pessoas que vivem ou trabalham nas redondezas é uma estratégia bastante inteligente. Afinal, por essas condições demográficas, elas vão sempre considerar o seu negócio como uma opção na hora de comprar alguma coisa. O Marketing Local tem como […]

ver mais
Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.Cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam, dão risada e escrevem. Ao fundo vemos um cenário de escritório. A imagem representa a comunicação empresarial interna.

Inovação

Comunicação empresarial interna: o que é e como colocar em prática

Independente do tamanho ou setor de uma organização, a comunicação empresarial interna é uma prática essencial. Ela tem como principais objetivos o compartilhamento de informações e estratégias, visando a melhora dos processos! Mas para aplicar essa metodologia em sua empresa de forma eficiente, primeiro é necessário seguir alguns passos. Sendo eles, investir em diferentes canais […]

ver mais