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Como evitar a autocobrança excessiva no ambiente de trabalho

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Funcionária sentindo a autocobrança excessiva no ambiente de trabalho. Ela está sentada em frente a uma mesa com um computador e com alguns papéis.Funcionária sentindo a autocobrança excessiva no ambiente de trabalho. Ela está sentada em frente a uma mesa com um computador e com alguns papéis.

É comum que muitos profissionais lidem com um sentimento de inferioridade no ambiente corporativo. A sensação de autossabotagem e a chamada síndrome do impostor podem comprometer até mesmo a qualidade das entregas de profissionais de excelência.

Muitos destes problemas podem ter relação direta com a autocobrança excessiva, que é uma característica que muitos profissionais acabam aderindo em razão da possível pressão que alguns cargos demandam ? afinal, dentro de um ambiente corporativo, sempre se espera o atingimento de metas, o reconhecimento e a promoção. 

No entanto, a autocobrança excessiva, como o próprio nome já conceitua, pode ser extremamente prejudicial. O excesso pode trazer malefícios em muitas situações, e buscar trabalhar pelo equilíbrio é essencial para o bom desempenho de qualquer característica do cotidiano.

Neste artigo, vamos abordar como evitar a autocobrança excessiva e apontar o porquê de ela ser tão prejudicial não só para a integridade emocional dos profissionais de uma empresa, como também para a própria organização. Boa leitura!

O que é a autocobrança excessiva no trabalho?

Imagem vista de cima de uma funcionária sentindo a autocobrança excessiva no trabalho. Ela está em frente a uma mesa com um notebook, um celular e algumas folhas de papel amassadas enquanto apoia as duas mãos na cabeça.
A constante sensação de não se sentir bom o suficiente é um dos sintomas da autocobrança excessiva no trabalho.

Certamente, não foram poucas as situações em que você se perguntou se estava fazendo, de fato, o suficiente para atingir os resultados aguardados. Não é incomum o surgimento de uma voz interior com autocrítica trazendo levantamentos como ?você deveria ter feito isso?.

Este sentimento tende a surgir com maior força quando existe alguém apontando o dedo e fazendo cobranças de maneira incisiva. O tom patronal de ?ordem? ajuda no surgimento da autocobrança excessiva.

Dentro deste contexto, acaba se tornando cada vez mais comum que nos deparemos frente a desafios e cobranças que nos colocam na perspectiva de que estamos sempre em débito e que nunca somos suficientes dentro do exercício de nossa função.

Este sentimento acaba sendo algo que pode dominar e incapacitar um profissional, já que surge a já citada síndrome do impostor. Esta pode ser conceituada como uma situação em que uma pessoa, realmente eficiente e capacitada para o desempenho de uma atividade, não consegue enxergar em si própria suas qualidades e sua capacidade.

Por mais que as entregas sejam eficazes e o trabalho seja bem executado, a síndrome do impostor encontra na autocobrança excessiva uma válvula para crescer e deteriorar o quadro de saúde emocional de uma pessoa. 

Situações como estas podem trazer a autossabotagem no trabalho e o desenvolvimento de agudos problemas emocionais corporativos, como o estresse crônico, a ansiedade e a depressão.

Quando muitos transtornos emocionais surgidos dentro do ambiente profissional são somatizados, podemos nos deparar à síndrome de burnout, que indica um esgotamento mental crítico do colaborador, tornando-o realmente incapaz de continuar exercendo sua função com maestria, sanidade e equilíbrio.

A autocobrança excessiva também pode ser a porta de entrada para estas desagradáveis situações. E empresas realmente focadas no bem-estar de seus colaboradores devem estar sempre atentas e vigilantes para garantir que as cobranças feitas às equipes sejam dentro de um sistema de respeito, empatia e humanidade

No entanto, mesmo quando os gestores de áreas externalizam esta preocupação, pode ser que a autocobrança excessiva persista. E para evitá-la, é preciso que cada um trabalhe dentro de si as próprias emoções, evitando que este sentimento domine o intelecto e traga os já citados malefícios.

Dicas para evitar a autocobrança excessiva no ambiente de trabalho

Mulher sentada no canto de uma cama em um quarto iluminado com luz natural vindo da janela. Ela apoia as duas mãos juntas perto do rosto enquanto sofre a autocobrança excessiva. 
A autocobrança excessiva aumenta os níveis de estresse e ansiedade, afetando também a vida pessoal.

A tradicional cobrança dentro de um ambiente de trabalho é comumente temida por todos e pode deixar tudo mais tenso, uma vez que o medo de errar durante uma reunião ou de ver uma reação negativa do chefe são sempre situações temidas. Mas como é possível saber se você está diante de um quadro de autocobrança excessiva e desnecessária?

Abaixo, vamos conhecer algumas dicas para aprimorar o autocontrole:

  1. Tenha paciência com o seu processo

Em todas as empresas, existe o período de experiência, tempo em que os novos colaboradores se inteiram dos processos e da rotina do novo trabalho e do seu departamento. 

Assim sendo, nesta fase os erros fazem parte e tendem a reduzir de maneira gradual. Compreender que o ambiente corporal pode ser positivo é um grande espelho das ações de cada profissional.

  1. Se desafie para aprender sempre novas coisas

O perfil de um bom profissional inclui a busca por melhoria contínua. Isto inclui, portanto, buscar estudar, aprender e se aperfeiçoar como profissional, de modo a se preparar para novos desafios. 

Desempenhar com maestria a própria função em uma empresa é fundamental, mas é fato que as organizações tendem a valorizar mais colaboradores que querem buscar por inovação e pela criação de novas soluções.

  1. Quando necessário, procure por ajuda

Quando você perceber que autocobrança excessiva já ultrapassou os limites do aceitável, sentindo insatisfação, irritabilidade e cansaço crônico, não hesite em procurar por ajuda. Este auxílio pode iniciar com uma conversa com seu gestor. 

Caso ele seja uma das causas do seu desgaste, vá até o departamento dos recursos humanos e de uma ajuda psicológica especializada para que esta fase delicada seja enfrentada de maneira séria.

Dependendo da criticidade da situação, talvez seja hora de repensar e buscar alternativas de trabalho, uma vez que nenhum emprego vale sua integridade física, emocional e espiritual.

  1. Celebre suas vitórias
Funcionária em pé no ambiente de trabalho jogando folhas de papel para cima enquanto sorri e se livra da autocobrança excessiva. Ao fundo, alguns vasos de plantas.
Aprenda a identificar a autocobrança excessiva e trabalhe para que ela não se torne uma realidade no seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Profissionais que padecem de síndrome do impostor podem acreditar, conforme já dito, que nada do que faz é suficiente. 

No entanto, mudar esta postura pode fazer parte de uma decisão para superar a autocobrança excessiva: passe a celebrar suas vitórias e conquistas, por menores que sejam, como aprender a utilizar uma nova ferramenta de trabalho.

  1. Valorize seus pontos fortes

Evite comparações desnecessárias do seu trabalho com outras pessoas. Ao combater a autocobrança excessiva, você deve trabalhar para mudar esta postura e começar a se comparar mais consigo mesmo: perceba quem era você antes e quem é você agora ? quais são os pontos fortes que você conseguiu ressaltar e as dificuldades que conseguiu superar nos últimos anos.

Agora que você conseguiu entender os problemas da autocobrança excessiva e quais são os principais passos a serem adotados para superar esta adversidade, que tal ler outro de nossos conteúdos? Acesse nosso blog e fique por dentro das melhores dicas sobre gestão!

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