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5 dicas de como se tornar uma empresa humanizada

Inovação, loja perfeita

Funcionários em uma empresa humanizada sentados numa roda e juntando as mãos ao centro enquanto sorriem.Funcionários em uma empresa humanizada sentados numa roda e juntando as mãos ao centro enquanto sorriem.

Em dias úteis, é comum que uma expressiva parte do nosso tempo seja utilizado dentro de um ambiente profissional, e dessa forma, a rotina nos permite passar apenas o período noturno em casa. 

Isto significa que não é mais possível tratar o trabalho como apenas uma página de nossa história: é ali que está inserida grande parte do nosso cotidiano.

Este entendimento nos ajuda a compreender que é cada vez mais imperativo que as organizações trabalhem pela implementação do que chamamos hoje de empresa humanizada. 

Já que as instituições abrigam pessoas por tanto tempo, é indispensável criar ali um ambiente saudável, humano e que garanta conforto e bem-estar para todos.

O conceito de empresa humanizada dá conta de que é preciso enxergar todos os envolvidos em um processo de trabalho como seres humanos com desejos, sonhos, expectativas e frustrações, e não como meros reprodutores de suas funções laborais. 

Elaboramos este conteúdo para te ajudar no entendimento do que é uma empresa humanizada e quais são as principais dicas para que você consiga implementar este novo modelo de gestão dentro do universo da sua organização. Boa leitura!

Principais características de uma empresa humanizada

Funcionários em pé em fileira abraçando uns aos outros enquanto sorriem em uma empresa humanizada.
O colaborador deve sentir que suas necessidades foram atendidas dentro de uma empresa humanizada.

Quando conceituamos uma empresa neste modelo, precisamos ter em mente alguns dos principais itens que o compõem. Não existe uma receita pronta para humanizar uma gestão, mas algumas características são recorrentes em organizações que inspiram quando o assunto é empresa humanizada.

Dentro deste conceito, os principais pontos que se destacam e que toda instituição focada em uma gestão consciente deve se atentar são:

  • Propósito;
  • Orientação;
  • Lideranças conscientes;
  • Cultura igualmente consciente.

Dentro deste processo, é preciso entender que a condução dos negócios não deve se atender exclusivamente ao lucro acima de tudo, mas sim em mesclar a administração de excelência com a criação de valores para todos – como o financeiro, o ambiental, o social, o cultural, o ético, o emocional, o intelectual e, em muitos casos, o espiritual.

Assim sendo, uma empresa humanizada visa adotar medidas que ajudem a edificar relações que sejam mais democráticas e justas, trazendo maior bem-estar e qualidade de vida no espaço profissional. 

O ambiente precisa valorizar a diversidade, combatendo qualquer forma de discriminação, e valorizando o crescimento sustentável e a melhoria contínua – profissional e pessoal – de todos os seus colaboradores.

O que fazer para tornar a minha empresa humanizada?

Funcionários de uma empresa humanizada conversando sentados em volta de uma mesa. Sobre a mesa, há um notebook, xícaras e um copo d?água.
Boas relações contribuem para a construção de uma empresa humanizada.

A humanização de empresas começa com uma série de pequenas, médias e grandes transformações. Não é um trabalho do dia para a noite, e embora algumas ideias pareçam de simples execução, é necessário um esforço conjunto para que o novo modelo de gestão seja bem-sucedido.

Confira, abaixo, 5 dicas para que você consiga implementar, com êxito, um modelo de empresa humanizada na sua instituição.

Dica 1: Entenda qual é a cultura organizacional defendida pela empresa

Uma empresa humanizada necessita, acima de tudo, entender com clareza os valores organizacionais de sua composição. São eles os responsáveis por guiar estratégias de comunicação e de gestão de pessoas.

Uma cultura organizacional forte é aquela que é compreendida e respeitada por todo o corpo de colaboradores, uma vez que todos entendem qual é o seu papel e a sua importância na gestão daquele negócio.

Posicionar os próprios funcionários no centro do escopo de ?missão, visão e valores? é um dos principais pilares de empenhar uma nova cultura organizacional. 

Ela precisa passar por diferentes princípios, tais como a sustentabilidade, o desenvolvimento das pessoas, o bem-estar e a motivação no trabalho, além da própria humanização do ambiente profissional.

Dica 2: Crie estratégias com foco nos colaboradores

De olho na dica já citada, uma empresa humanizada é aquela que coloca no centro a valorização das pessoas.

Portanto, é preciso que a sua gestão dedique atenção ao relacionamento com os funcionários em todos os momentos: desde o processo de seleção de novos colaboradores, passando pelos processos de comunicação interna, chegando à relação de pós-venda com os seus clientes.

Esta gama de estratégias precisa levar em conta o real impacto que as ações desenvolvidas geram nos stakeholders da empresa – os fornecedores, os consumidores, os sócios, os funcionários, e mesmo a sociedade em que a sua organização está inserida.

Dica 3: Trabalhe com lideranças eficientes e humanas

Não é possível criar uma empresa humanizada sem que as lideranças das equipes sejam alinhadas aos valores que a organização prega. Quando falamos em liderar com humanidade, estamos pensando em gestores que escutam seus liderados e demonstram empatia e respeito no dia a dia.

Equilibrar a cobrança profissional com a prestação do suporte necessário para que os colaboradores entreguem os resultados com eficiência e aperfeiçoem seus pontos de melhoria, sentindo-se valorizados e motivados dentro do ambiente laboral, é um dos grandes desafios de um líder de uma empresa humanizada. 

A gestão da empresa precisa estar atenta à formação dos líderes, buscando trabalhar na formação destes, capacitando-os e orientando-os para esta nova trajetória.

Dica 4: A cultura precisa ser de alta confiança 

Os elementos fundamentais de uma empresa humanizada ? que coloca o ser humano no centro ? envolvem exercer, com plenitude, a confiança.

Ter uma cultura de alta confiança é consequência de relações de trabalho baseadas em fé mútua entre todos os profissionais envolvidos nos processos da organização. Colaboradores tendem a ter confiança pela instituição quando:

  • Confiam na capacidade de gestão de seus líderes;
  • Se asseguram de que serão tratados com respeito no exercício de suas funções e como seres humanos;
  • Acreditam que estão inseridos em um ambiente de trabalho justo e equilibrado.

É preciso destacar que empresas de alta confiança têm menor rotatividade de funcionários. Ter colaboradores motivados, engajados e com o desejo de constante aprendizado é o que faz com que as organizações tenham mais elevados níveis de inovação e de satisfação dos seus consumidores.

Dica 5: Cuide da saúde mental dos seus liderados

Faz-se cada vez mais necessário que uma empresa humanizada se preocupe com o bem-estar mental de seus colaboradores, uma vez que uma má gestão pode ser responsável por problemas emocionais, como ansiedade, estresse, síndrome do impostor e burnout.

Cada vez mais empresas têm trabalhado para incentivar seus funcionários a buscarem hábitos de vida mais saudáveis, priorizando os momentos de lazer e de descanso com a mesma dedicação e importância dedicada ao trabalho.

O conceito de empresa humanizada, definitivamente, veio para ficar. Se você gostou deste conteúdo, acesse nosso blog e confira mais conteúdos como esse sobre dicas de gestão e inovação para a sua empresa!

publicado em loja perfeita.

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