carrinho
home blog empreendedorismo Branding pessoal: saiba como criar um posicionamento forte!
dica varejo

Branding pessoal: saiba como criar um posicionamento forte!

Vários bloquinhos com letras espalhados por uma superfície de madeira. Alguns deles estão organizados para formar a palavra ?branding?.

Posicionar-se no mercado e nas redes sociais a respeito de algum assunto em alta ou de algum tema relevante para o seu segmento é uma ótima forma de se conectar com o seu consumidor.

Para isso, surgem o branding pessoal, a branding persona, o branded content? Apesar de todo o estrangeirismo, os conceitos por trás desses termos são de fácil entendimento e podem te ajudar a alavancar seu negócio.

Neste artigo, compilamos tudo que você precisa saber sobre o assunto e o que fazer para elaborar uma estratégia eficiente de branding pessoal. Acompanhe!

O que é branding pessoal?

Antes de explicar este conceito, precisamos entender o que significa branded content!

Branded content é um termo usado para designar as estratégias de comunicação de uma marca que visam criar conteúdo de qualidade e promover uma maior identificação com seu público.

Sendo assim, o branded content busca não apenas fazer uma propaganda tradicional, mas, sim, oferecer peças de comunicação de valor!

Uma das ferramentas do branded content é o branding pessoal. Este ocorre quando um negócio possui uma pessoa que é a sua ?porta-voz? ou ?garoto propaganda?.

Pense, por exemplo, na Lu, da rede Magazine Luiza, ou no empresário Luciano Hang, das Lojas Havan. Eles são pessoas/avatares que transmitem os valores das empresas e estabelecem comunicações de valor com possíveis clientes.

Aplicações do branding pessoal em pequenos negócios

Muitos pequenos negócios têm as suas identidades atreladas aos seus donos. É comum que um comércio, por exemplo, carregue em sua razão social o nome ou o sobrenome do proprietário/fundador.

Neste cenário, o branding pessoal pode ajudar a planejar estratégias para que um empresário transmita a essência de uma marca e promova o próprio negócio.

Deste modo, é possível obter diversos benefícios, como:

  • Fazer com que o público se identifique com a sua empresa;
  • Criar uma relação mais profunda com o cliente;
  • Promover conteúdo de valor.
Duas mulheres em uma loja de produtos alimentícios. Uma está sentada em frente a um notebook, vestindo um avental e segurando uma mercadoria. A outra está de pé, logo ao lado, segurando um celular. As duas estão se olhando e sorrindo.
O branding pessoal pode ajudar a estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente.

Como se posicionar através do branding pessoal?

Antes de começar a desenvolver seu branding pessoal, é importante ter algumas informações básicas. Por exemplo: qual é o seu público-alvo? Quais são os interesses destas pessoas?

Confira algumas dicas que podem te ajudar nesse primeiro momento:

Mapeamento de público-alvo

Comece descobrindo ou confirmando as características do seu público. Faça uma análise para determinar idade, gênero, interesses e outras informações importantes sobre os seus clientes.

É possível obter estes dados observando e conversando com as pessoas que frequentam o estabelecimento, ou por meio de pesquisas, seja formais ou informais.

Se o seu negócio já tiver uma certa presença digital, dá para utilizar formulários online ou oferecer um cupom de desconto para coletar essas informações.

Entendendo os interesses

As informações obtidas na etapa anterior irão te ajudar a criar estratégias de branding pessoal compatíveis com as necessidades do seu público.

Portanto, pense quais são as dores dos seus clientes, ou seja, quais problemas estes querem solucionar quando buscam seu negócio.

A compreensão das necessidades e dos interesses dos consumidores é essencial para criar peças de comunicação e de branding pessoal que vão de encontro aos problemas.

Em outras palavras, conhecendo as dores, é possível oferecer soluções ou proporcionar uma boa experiência.

Como criar uma branding persona?

Uma branding persona é um personagem que irá representar a sua marca. Em outras palavras, ela personifica os ideais da sua empresa, utilizando-os em sua comunicação.

Confira um passo a passo de como criar essa branding persona:

1. Referências

Antes de começar a criar sua branding persona, é possível pesquisar por algumas referências. Portanto, faça uma busca em empresas similares e cheque se alguma usa esta estratégia de comunicação.

Ao mesmo tempo, também pode ser uma boa solução se inspirar no branding pessoal de empresas de outras áreas.

Nesta etapa, é essencial que o empreendedor anote ideias que podem ser replicadas e cases de sucesso. No entanto, tome cuidado para não copiar integralmente ações que foram feitas anteriormente.

2. Definição de características

Em seguida, é possível começar a definir as características de sua própria branding persona! Lembre-se de se basear nos interesses, necessidades e características dos seus clientes.

Os empresários também podem estabelecer uma série de termos, assuntos, gírias e modos de falar que são característicos do seu público-alvo. Estas informações determinarão como a comunicação irá ocorrer.

Por fim, pense também na forma de se vestir, no tom da comunicação (mais agressivo ou suave? Mais engraçado ou mais sério?) e planeje a melhor forma para criar o máximo de identificação com os seus consumidores.

3. Criação da branding persona

O processo de criação de uma branding persona depende de aperfeiçoamento contínuo. Sendo assim, após determinar todas as características do seu personagem, chegou o momento de testar a reação do público.

As peças de comunicação que tiverem resultados menos favoráveis (por exemplo, com menos comentários ou curtidas) podem indicar possíveis melhorias ou mudanças de comportamento. Procure se esforçar para manter essa persona sempre alinhada aos ideais da marca.

Cinco pessoas, sendo três mulheres e dois homens, em pé ou sentadas sobre um móvel branco, segurando molduras também brancas na frente dos seus rostos.
Definir quem vai ser “a cara” do seu negócio pode ajudar muito na conexão com os clientes.

Como divulgar produtos pelas redes sociais?

Se o seu negócio já tem uma imagem bem estabelecida no bairro ou na região que está localizado, você pode começar a expandir as fronteiras com os meios digitais. Através das redes sociais, por exemplo, é possível utilizar sua branding persona para divulgar ações promocionais ou novidades.

E tudo isso com um alcance bem maior e um retorno de engajamento bem mais rápido. Veja o que mais fazer pela internet:

Aplicando estratégias de branding pessoal nas mídias sociais

As mídias sociais são um terreno fértil para a publicação de conteúdo de qualidade para a sua marca. Utilizando as informações colhidas lá no mapeamento de público-alvo, no início do processo de criação da branding persona, é possível identificar onde seus clientes estão localizados no mundo digital.

A partir disso, você começa a moldar a presença online da sua branding persona. Por exemplo, se o seu público-alvo está mais presente no Facebook, no Instagram ou no TikTok, você pode trabalhar memes, tendências e assuntos em alta.

Ou, então, se os clientes estiverem nessas mesmas redes, mas tiverem um perfil mais sério, você pode investir em dicas, tutoriais e coisas do tipo.

Resumindo: o comportamento online do consumidor determina a rede social a ser utilizada e o tipo de conteúdo a ser produzido.

Essa estratégia te posiciona como uma referência e cria um maior contato com o público. Mesmo para um comércio varejista de bairro, essa pode ser uma iniciativa interessante para alcançar pessoas de outras regiões e alavancar suas vendas.

Testando e refinando

Como dito anteriormente, o trabalho de criar um branding pessoal exige refinação constante. E as redes sociais são o território perfeito para experimentar.

Métricas de engajamento, como o número de curtidas, a interação por meio de comentários, entre outras, podem ser indicadores do que está dando certo e sendo aceito pelo público!

Por isso, um empresário deve refinar sua comunicação e continuar sempre se atualizando, buscando novas tendências e replicando as peças que mais agradam seus clientes.

Para seguir nesse caminho do aprimoramento constante, continue acompanhando nosso blog! Aqui, você vai encontrar diversas dicas de empreendedorismo e inovação, que farão seu negócio crescer ainda mais!

publicado em empreendedorismo.

tags .

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais