A gestão de pequenas empresas é uma temática de extrema importância no universo do empreendedorismo. Afinal, pequenos negócios estão no nosso cotidiano com mais amplitude do que percebemos: seja aquela padaria de bairro de quem você compra doces deliciosos ou aquela loja da sua cidade onde você sempre encontra bons descontos.
Fato é que a gestão de pequenas empresas é fundamental para manter a economia local aquecida, gerando emprego e renda, além de ser uma necessidade de primeira hora para que novos negócios cresçam e se estabeleçam.
Muitas organizações de médio e grande porte tiveram início como negócios tímidos, mas uma boa administração foi uma peça-chave matadora para que elas ampliassem seu arco de atuação.
Vamos entender, neste artigo, quais são as principais dicas para que você, microempreendedor, possa aplicá-las na gestão do seu negócio. Boa leitura!
Número de empreendedores crescendo no Brasil
Recentes políticas públicas de desburocratização têm impulsionado o empreendedorismo no Brasil. Cada vez mais brasileiros abandonam a rotina empregatícia para arriscarem abrir um novo negócio.
O desemprego crescente tem sido apontado por especialistas como um dos principais motivadores do empreendedorismo. A mais atualizada edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a taxa de desemprego alcançou 13% em agosto de 2022.
Nos primeiros cinco meses do corrente ano, cerca de 955.396 novas empresas foram registradas no país, o que é considerado um recorde para o período. Estes dados são provenientes do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas.
Uma vez superada a conquista da abertura e regularização do CNPJ, os novos empreendedores têm um novo desafio pela frente: dominar a gestão de sua pequena empresa.
Características de um bom gestor
Uma boa gestão de pequenas empresas deve ser concentrada, acima de tudo, nas características daquele que gere o negócio. Empreender não tem a ver, necessariamente, com saber administrar o orçamento da sua tarefa. Tirar a sua ideia do papel e vencer os trâmites burocráticos é o passo menos difícil da gestão empresarial.
A disciplina é uma das principais características de um novo gestor: sem foco e empenho, é fácil perder o controle sobre a organização do próprio negócio. Esta visão deve ser ampla e agregar todos os processos e metodologias das áreas da empresa ? seja marketing, financeira, comercial, operacional, entre outras.
É muito importante que o administrador conheça a realidade do próprio caixa, passando pela separação irrestrita das finanças pessoais e empresariais, por menor que elas sejam. Ser um gestor organizado, portanto, é outra necessidade de primeira hora neste sentido.
Assim sendo, a agenda deve ser uma companheira inseparável da gestão de pequenas empresas: todos os compromissos devem constar ali, dos menores aos maiores, para que nada saia do controle.
Existe ainda uma característica de fundamental relevância que é muito pertinente na organização da gestão empresarial: a liderança. Empregar outras pessoas exige as habilidades de um líder, ou seja, uma pessoa capaz de conduzir e dar exemplo aos seus liderados, delegando tarefas, apontando melhorias, trazendo feedbacks e ouvindo sugestões.
Manter uma boa comunicação também é muito importante e esta habilidade precisa estar presente no dia a dia do gestor para que ele consiga conduzir diversas ações, como negociação com fornecedores e clientes. Sem falar na compra e venda e nas necessárias interlocuções com liderados, como elogios e críticas.
Por fim, outras duas características inerentes a um bom gestor, principalmente dentro da gestão de pequenas empresas, é a flexibilidade e o senso de justiça. Os desafios dentro de um contexto de início de jornada podem ser ainda maiores do que em uma empresa mais consolidada.
Portanto, em alguns momentos, talvez seja necessário rever algumas decisões, agindo com flexibilidade e reavaliando posicionamentos. Adiar metas e ouvir mais do que falar podem ser sábias decisões para um gestor.
5 dicas para a gestão de pequenas empresas
Uma vez que as características de um bom gestor já foram explicadas, agora é hora de mesclar essas habilidades a uma gestão de pequenas empresas. Vamos entender as 5 principais dicas para aplicar nesse processo.
- Comece devagar
Começar pequeno, mas sempre pensar grande deve ser o lema que norteia o perfil de um bom gestor. Isto vai de encontro com a necessidade de desejar um grande êxito, mas saber aguardar por ele. O ditado ?a pressa é a inimiga da perfeição? pode resumir adequadamente esta dica.
Ou seja, você não precisa dar o primeiro passo da sua gestão organizacional já ambicionando a liderança do mercado. Muitas vezes, sentir os desafios iniciais para poder identificar as melhores soluções e oportunidades pode ser mais interessante do que já querer superar a concorrência em pouco tempo. Busque investimentos bem controlados para que o crescimento aconteça naturalmente.
- Conheça e domine o seu nicho mercadológico
Não é preciso viver intensamente aquele nicho mercadológico em que se deseja inserir, mas sim dominar as informações pertinentes sobre os produtos, o território, o público-alvo, a concorrência e as novidades do mercado.
- Busque a inovação como norte
Novos empreendimentos já nascem na era digital. Se o desafio de organizações antigas e analógicas é conduzir essa transformação, a gestão de pequenas empresas que tenham sido criadas recentemente passa, necessariamente, por pensar em soluções adequadas ao período em que vivemos.
Iniciar o trabalho da sua empresa remotamente, contratando equipes que trabalhem via home-office, ou utilizando softwares de gestão que facilitem processos ? a automação é palavra-chave neste contexto.
- Invista na comunicação para pequenas empresas
O marketing é a alma de qualquer negócio. E dentro da gestão de pequenas empresas, não é diferente. A comunicação é indispensável para a conquista e fidelização dos clientes.
É através do marketing também que se cria a consolidação da marca perante o público. Ter uma presença digital forte ajuda na consolidação da marca ? em todos os sentidos. Por mais que este marketing seja ainda inicial, é muito importante um site e redes sociais que se comuniquem diretamente com os seus consumidores.
- Invista em treinamentos para colaboradores
Por menor que seja a sua empresa, é necessário direcionar aos seus colaboradores um treinamento para que eles estejam alinhados à sua proposta: seja ela consolidar a sua marca, vencer algum concorrente específico ou trazer alguma novidade inédita no segmento para o mercado.
Ter funcionários que estejam conscientes do que é necessário fazer no dia a dia traz maior motivação e engajamento no desempenho de suas atividades. Profissionais desorientados podem comprometer o sucesso profissional de qualquer negócio.
São muitas as demais dicas de gestão de pequenas empresas que podem ser pertinentes para o dia a dia de quem está começando a empreender. No nosso blog, temos muitos outros conteúdos direcionados sobre a temática, clique aqui e leia agora mesmo!