Sejam positivas ou negativas, as críticas estão sempre presentes no cotidiano e saber lidar com elas é uma das habilidades essenciais para enfrentar os desafios de forma racional, intuitiva e prática. Principalmente no ambiente corporativo!
Isso porque, quando essas críticas partem do meio profissional, é preciso saber interpretá-las de forma cuidadosa, já que na maioria das vezes, elas têm algo a agregar em sua performance e expõe pontos de melhoria.
E mesmo que o feedback seja uma cultura cada vez mais comum em diversas empresas, alguns colaboradores podem não saber lidar positivamente com uma crítica negativa. Mas estamos aqui para te preparar!
Produzimos um conteúdo com foco no entendimento do que é preciso para ouvir, entender e absorver as críticas, para se tornarem ações que agregam valor em sua jornada.
Nem toda a crítica é ruim!
Todos nós já tivemos que lidar com elas em algum momento da nossa carreira. Mas o primeiro passo para aprender como lidar com críticas é exercer a empatia e compreender a mensagem transmitida.
A maioria das pessoas tem uma visão um pouco negativa da palavra “crítica”, remetendo a algo necessariamente ruim. Geralmente quando falamos mal de algo ou alguém, associamos a essa palavra.
Mas na realidade, a palavra tem como significado a avaliação de uma produção intelectual, e a partir disso, o julgamento entre algo positivo e negativo é feito.
Por exemplo, quando buscarmos ler uma avaliação sobre um determinado filme, encontramos uma análise completa do roteiro, da direção, da fotografia, da trilha sonora, do elenco, entre outros. Ou seja, uma crítica cinematográfica pode chegar à conclusão de que uma produção é excelente, ou não.
Em geral, para entender como lidar com críticas é preciso entender que estas podem ser edificantes quando são acompanhadas de um balanço de aspectos positivos e negativos sobre o desempenho.
O que são as críticas no trabalho?
Antes de aprender como lidar com críticas, temos que entender como elas funcionam no ambiente de trabalho. Podem vir no processo de feedback de um determinado gestor, mas também podem partir de colegas de área que percebem pontos de melhora.
Ambientes profissionais saudáveis já adotaram a cultura do feedback para todos os colaboradores. Uma crítica pertinente é baseada em opiniões bem construídas sobre as funções, trazendo consigo aspectos positivos e negativos sobre o funcionário.
Ou seja, quando falamos sobre como lidar com críticas, o primeiro passo é entender que elas não estão lá para somente apontar erros ou acertos, mas para estimular que o trabalho de um colaborador seja mais assertivo e eficiente. Sendo uma crítica construtiva!
Por outro lado, devemos destacar que dentro de algumas empresas existem críticas ruins, criadas para ferir a autoestima profissional de uma pessoa. Motivadas geralmente por disputa de cargos, egos e promoções.
Infelizmente, não é incomum que muitos colegas e gestores façam o mau uso da crítica para se colocarem acima dos demais em uma mesma organização. Se o comentário é puramente negativo, sem embasamento técnico, e não ajuda o indivíduo a evoluir como profissional, se trata de uma crítica destrutiva.
Portanto, é preciso aprender como lidar com críticas, sejam elas destrutivas ou construtivas, de forma que não comprometa a qualidade profissional.
Lide com as críticas seguindo 4 passos!
Para aprender como lidar com críticas boas ou ruins no ambiente profissional e como agir perante elas, acompanhe o passo a passo abaixo. Boa leitura!
Passo 1: Fuja de reações impulsivas
A impulsividade pode ser uma vilã mais comum do que se imagina no ambiente profissional. Embora esta característica possa estar presente, é preciso evitá-la ao máximo.
Isso porque pode gerar um comportamento defensivo nos colaboradores, seja se desculpando, se justificando ou retrucando os comentários recebidos. Sendo um fator que dificulta o processo de se aprender a como lidar com críticas.
Então, ao receber um feedback negativo, tente controlar as emoções e fugir da impulsividade! Assim, seus pensamentos se tornam mais racionais, fazendo com que seja possível compreender melhor as palavras e encontrar pontos de melhora.
Passo 2: Trabalhe a escuta ativa
O segundo passo para aprender sobre como lidar com críticas está diretamente ligado à prática da escuta ativa. Em outras palavras, é preciso ficar em silêncio durante todo o feedback e deixar suas dúvidas para depois da fala, para não haver interrupções.
Além disso, tome cuidado no momento de formular as perguntas. Aqui, sua missão será entender melhor os pontos levantados, sem invalidá-los. A escolha das palavras mostra a sua intenção de melhora.
Um bom exemplo de escuta ativa é trazer um questionamento útil e sutil, como: ?eu pratico esta postura com frequência??. A resposta mostra, muitas vezes, erros cotidianos que podem ser corrigidos, e que mudam a visão do superior para seu funcionário.
Também é preciso ressaltar que, se você não tem nenhuma dúvida e a crítica foi feita com clareza, não é necessário questionar. Você pode apenas refletir sobre os pontos apresentados e melhorá-los para o próximo feedback!
Passo 3: Busque aperfeiçoar os pontos fracos levantados
O grande objetivo de aprender como lidar com críticas é conquistar uma melhor postura profissional. Com uma boa reflexão, você conseguirá entender se o feedback foi construtivo ou destrutivo.
Para isso, você pode considerar a sua relação com a pessoa que trouxe a crítica. Ela é uma pessoa que já demonstrou preocupação e cuidado com você em outras ocasiões? Deseja de fato seu crescimento profissional?
Avaliando a mensagem, o remetente e a sua autoavaliação, você pode concluir se essa é de fato uma crítica construtiva, e iniciar seu processo de evolução dentro desse problema. E se bem trabalhado, garante avanços!
Passo 4: Desenvolva a inteligência emocional
Por último, mas não menos importante, preparamos um resumo sobre como lidar com críticas pode auxiliar no desenvolvimento de uma habilidade conhecida como inteligência emocional.
Isso porque, saber trabalhar as próprias emoções através de um caminho mais racional e analítico da situação, evitando explosões e julgamentos precipitados sobre outras pessoas, é crucial para uma boa harmonia no seu relacionamento com seus colegas de trabalho, dentro e fora da sua equipe.
Seguindo esses passos, você evita o medo de feedbacks negativos e transforma-os em momentos de crescimento e oportunidades. Afinal, seguir conselhos daqueles que vêm de cima, cria chances de um dia superá-los.
Agora que você já entendeu como lidar com críticas, é hora de refletir sobre outros aspectos necessários para um bom desempenho e uma melhor autogestão no seu trabalho. Acesse nosso blog e acompanhe outros conteúdos como esse!