carrinho
home blog inovação Empresas com responsabilidade social: o que isso significa?
dica varejo

Empresas com responsabilidade social: o que isso significa?

Vários braços de diferentes pessoas, cujas mãos se unem no centro da imagem, onde seguram um recorte em formato de globo terrestre.Vários braços de diferentes pessoas, cujas mãos se unem no centro da imagem, onde seguram um recorte em formato de globo terrestre.

Oferecer produtos e serviços de qualidade para seus clientes e consumidores, proporcionar uma experiência pessoal e profissional digna aos seus funcionários? Tudo isso é essencial para qualquer empresa. Mas, para se destacar no mercado, é preciso entregar algo a mais.

Empresas com responsabilidade social têm se tornado uma realidade cada vez mais presente. Isso porque muitos clientes e funcionários têm exigido ações e iniciativas que beneficiem a sociedade e o meio ambiente.

Neste texto, vamos explicar o que é responsabilidade social e o que você pode fazer para colocá-la em prática. Confira!

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social é o conjunto de iniciativas tomadas voluntariamente pelas empresas a fim de influenciar positivamente. Seja em prol da sociedade, do meio ambiente ou de ambos, a ideia é se responsabilizar pelo impacto de suas ações e decisões.

Dada a notoriedade que o conceito adquiriu com o tempo, normas foram criadas para estabelecer os limites de atuação das empresas com responsabilidade social.

A ABNT NBR ISO 26000, do Inmetro, regulamenta a responsabilidade social. Já a ABNT NBR 16001 é uma norma de sistema de gestão, passível de auditoria, que permite que a empresa busque uma certificação no tema.

Qual a importância da responsabilidade social?

Cada vez mais, os clientes e consumidores estão preocupados com a procedência dos produtos e serviços que adquirem ou consomem, e se durante o processo de fabricação ou desenvolvimento as empresas se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e com os possíveis impactos ambientais.

Hoje em dia, a atuação consciente pode ser a diferença entre avaliações positivas e negativas. Por isso, a importância da responsabilidade social das empresas está em mostrar o seu compromisso com a comunidade e seus trabalhadores.

Benefícios da responsabilidade social nas empresas

Além de melhorar a credibilidade e a reputação do seu negócio, a responsabilidade social ainda te ajuda a ser mais reconhecido no mercado. Consequentemente, isso gera uma vantagem competitiva para a sua empresa, aumentando seu poder de atração e retenção de talentos e de investidores.

Ela também pode ajudar a criar uma sustentabilidade financeira, já que estimula a inovação e fortalece a marca. Isso contribui para que você se torne referência quando o assunto é responsabilidade social.

E, por fim, é possível se aproximar da comunidade, por meio de iniciativas que integrem os públicos interno e externo à empresa.

Tipos de responsabilidade social

Como é um tema abrangente, a responsabilidade social nas empresas pode ser dividida em quatro tipos diferentes:

  • Responsabilidade social empresarial (RSE): envolve a gestão socialmente responsável do negócio. Se importa especialmente com o impacto de suas ações nas vidas dos indivíduos, da sociedade e dos stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas). Auxilia a empresa a ser lucrativa (responsabilidade econômica), obedecer à lei (responsabilidade legal), agir com integridade (responsabilidade ética) e ajudar o próximo (responsabilidade filantrópica);
  • Responsabilidade social corporativa (RSC): semelhante à RSE, só que mais focada no público interno da empresa, como colaboradores e diretores;
  • Responsabilidade social ambiental (RSA): talvez a mais conhecida, a responsabilidade social ambiental, ou socioambiental, se preocupa com o meio ambiente. Políticas de sustentabilidade, redução da emissão de poluentes, utilização de energia limpa, entre outras iniciativas, estão inseridas aqui;
  • Responsabilidade social individual (RSI): mais voltada para as atitudes de cada indivíduo e como elas impactam o meio em que vivem. Deixa de focar no macro para lidar com questões de nível individual, como consumo consciente, apoio a causas sociais, etc.
Pessoa segurando uma muda de planta ao ar livre. 
O replantio de árvores é uma das ações que podem ser tomadas por empresas com responsabilidade social.

Como trabalhar a responsabilidade social das empresas?

Todo esse papo de empresas com responsabilidade social é extremamente válido. Mas é preciso sair da teoria e colocá-lo em prática para que traga resultados reais para o seu negócio.

?Prática? é a palavra-chave aqui. Afinal, as iniciativas de responsabilidade social não são um botão que você liga e desliga. São hábitos que precisam ser desenvolvidos e incentivados para se tornarem parte integral da rotina individual e coletiva.

Veja, a seguir, algumas atitudes para tornar sua empresa mais responsável socialmente:

Reduzir o impacto ambiental

Essa deve ter sido a primeira coisa que veio à sua mente, certo? E não é à toa, já que é uma das iniciativas mais importantes que você pode tomar.

Além de cuidar do meio ambiente, a redução no impacto ambiental também contribui para melhorar a reputação da empresa. Isso porque você estará ajudando a cuidar do planeta e, consequentemente, das pessoas ao se tornar uma empresa verde.

Para reduzir o impacto ambiental, você pode utilizar elementos menos poluentes, controlar a quantidade de gases emitidos e diminuir o desperdício de recursos. O uso de produtos naturais ou veganos também é uma boa ideia.

Para promover essa consciência ambiental dentro da sua empresa, é legal investir no treinamento e na capacitação de líderes ambientais. Eles vão ficar responsáveis por fomentar esses comportamentos citados acima.

E, é claro, você pode estender essa conscientização para os demais stakeholders da empresa, incluindo seus clientes. Assim, você educa seu público-alvo, criando uma relação ainda mais próxima com ele.

Realizar ações voluntárias

 Pessoas realizando uma ação voluntária e entregando mantimentos para quem precisa. Essa é uma das iniciativas que podem ser promovidas pelas empresas com responsabilidade social.
Você pode começar promovendo um ?Dia do Voluntariado? como forma de incentivar os colaboradores.

Separar algumas horas do seu dia para ajudar o próximo é uma ótima forma de promover a responsabilidade social das empresas. Isso porque você estará contribuindo diretamente para melhorar o bem-estar de alguém.

É possível visitar lares de idosos e abrigos para crianças, e atuar ativamente em instituições sociais por meio de doações ou ações conjuntas. E essas atitudes podem ser tomadas de forma institucional ou não (aqui, entra também a responsabilidade social individual).

Promover ações de saúde e segurança com o público interno

Cuidar dos seus colaboradores é essencial para o bom funcionamento da empresa. Como dissemos, a responsabilidade social corporativa também envolve iniciativas voltadas para o público interno.

E, pensando nisso, você pode promover ações de saúde e segurança no trabalho. Aproveite a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), por exemplo, para conscientizar os colaboradores e criar um ambiente mais seguro e saudável.

Agora, você pode começar a colocar tudo isso em prática e entrar para o crescente grupo de empresas com responsabilidade social. E para receber mais dicas para o seu negócio, continue acompanhando o nosso blog!

publicado em inovação.

tags .

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais