Oferecer produtos e serviços de qualidade para seus clientes e consumidores, proporcionar uma experiência pessoal e profissional digna aos seus funcionários? Tudo isso é essencial para qualquer empresa. Mas, para se destacar no mercado, é preciso entregar algo a mais.
Empresas com responsabilidade social têm se tornado uma realidade cada vez mais presente. Isso porque muitos clientes e funcionários têm exigido ações e iniciativas que beneficiem a sociedade e o meio ambiente.
Neste texto, vamos explicar o que é responsabilidade social e o que você pode fazer para colocá-la em prática. Confira!
O que é responsabilidade social?
Responsabilidade social é o conjunto de iniciativas tomadas voluntariamente pelas empresas a fim de influenciar positivamente. Seja em prol da sociedade, do meio ambiente ou de ambos, a ideia é se responsabilizar pelo impacto de suas ações e decisões.
Dada a notoriedade que o conceito adquiriu com o tempo, normas foram criadas para estabelecer os limites de atuação das empresas com responsabilidade social.
A ABNT NBR ISO 26000, do Inmetro, regulamenta a responsabilidade social. Já a ABNT NBR 16001 é uma norma de sistema de gestão, passível de auditoria, que permite que a empresa busque uma certificação no tema.
Qual a importância da responsabilidade social?
Cada vez mais, os clientes e consumidores estão preocupados com a procedência dos produtos e serviços que adquirem ou consomem, e se durante o processo de fabricação ou desenvolvimento as empresas se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e com os possíveis impactos ambientais.
Hoje em dia, a atuação consciente pode ser a diferença entre avaliações positivas e negativas. Por isso, a importância da responsabilidade social das empresas está em mostrar o seu compromisso com a comunidade e seus trabalhadores.
Benefícios da responsabilidade social nas empresas
Além de melhorar a credibilidade e a reputação do seu negócio, a responsabilidade social ainda te ajuda a ser mais reconhecido no mercado. Consequentemente, isso gera uma vantagem competitiva para a sua empresa, aumentando seu poder de atração e retenção de talentos e de investidores.
Ela também pode ajudar a criar uma sustentabilidade financeira, já que estimula a inovação e fortalece a marca. Isso contribui para que você se torne referência quando o assunto é responsabilidade social.
E, por fim, é possível se aproximar da comunidade, por meio de iniciativas que integrem os públicos interno e externo à empresa.
Tipos de responsabilidade social
Como é um tema abrangente, a responsabilidade social nas empresas pode ser dividida em quatro tipos diferentes:
- Responsabilidade social empresarial (RSE): envolve a gestão socialmente responsável do negócio. Se importa especialmente com o impacto de suas ações nas vidas dos indivíduos, da sociedade e dos stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas). Auxilia a empresa a ser lucrativa (responsabilidade econômica), obedecer à lei (responsabilidade legal), agir com integridade (responsabilidade ética) e ajudar o próximo (responsabilidade filantrópica);
- Responsabilidade social corporativa (RSC): semelhante à RSE, só que mais focada no público interno da empresa, como colaboradores e diretores;
- Responsabilidade social ambiental (RSA): talvez a mais conhecida, a responsabilidade social ambiental, ou socioambiental, se preocupa com o meio ambiente. Políticas de sustentabilidade, redução da emissão de poluentes, utilização de energia limpa, entre outras iniciativas, estão inseridas aqui;
- Responsabilidade social individual (RSI): mais voltada para as atitudes de cada indivíduo e como elas impactam o meio em que vivem. Deixa de focar no macro para lidar com questões de nível individual, como consumo consciente, apoio a causas sociais, etc.
Como trabalhar a responsabilidade social das empresas?
Todo esse papo de empresas com responsabilidade social é extremamente válido. Mas é preciso sair da teoria e colocá-lo em prática para que traga resultados reais para o seu negócio.
?Prática? é a palavra-chave aqui. Afinal, as iniciativas de responsabilidade social não são um botão que você liga e desliga. São hábitos que precisam ser desenvolvidos e incentivados para se tornarem parte integral da rotina individual e coletiva.
Veja, a seguir, algumas atitudes para tornar sua empresa mais responsável socialmente:
Reduzir o impacto ambiental
Essa deve ter sido a primeira coisa que veio à sua mente, certo? E não é à toa, já que é uma das iniciativas mais importantes que você pode tomar.
Além de cuidar do meio ambiente, a redução no impacto ambiental também contribui para melhorar a reputação da empresa. Isso porque você estará ajudando a cuidar do planeta e, consequentemente, das pessoas ao se tornar uma empresa verde.
Para reduzir o impacto ambiental, você pode utilizar elementos menos poluentes, controlar a quantidade de gases emitidos e diminuir o desperdício de recursos. O uso de produtos naturais ou veganos também é uma boa ideia.
Para promover essa consciência ambiental dentro da sua empresa, é legal investir no treinamento e na capacitação de líderes ambientais. Eles vão ficar responsáveis por fomentar esses comportamentos citados acima.
E, é claro, você pode estender essa conscientização para os demais stakeholders da empresa, incluindo seus clientes. Assim, você educa seu público-alvo, criando uma relação ainda mais próxima com ele.
Realizar ações voluntárias
Separar algumas horas do seu dia para ajudar o próximo é uma ótima forma de promover a responsabilidade social das empresas. Isso porque você estará contribuindo diretamente para melhorar o bem-estar de alguém.
É possível visitar lares de idosos e abrigos para crianças, e atuar ativamente em instituições sociais por meio de doações ou ações conjuntas. E essas atitudes podem ser tomadas de forma institucional ou não (aqui, entra também a responsabilidade social individual).
Promover ações de saúde e segurança com o público interno
Cuidar dos seus colaboradores é essencial para o bom funcionamento da empresa. Como dissemos, a responsabilidade social corporativa também envolve iniciativas voltadas para o público interno.
E, pensando nisso, você pode promover ações de saúde e segurança no trabalho. Aproveite a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), por exemplo, para conscientizar os colaboradores e criar um ambiente mais seguro e saudável.
Agora, você pode começar a colocar tudo isso em prática e entrar para o crescente grupo de empresas com responsabilidade social. E para receber mais dicas para o seu negócio, continue acompanhando o nosso blog!