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O que são habilidades socioemocionais e como desenvolvê-las?

Grupo de pessoas reunidas em uma roda, estão sorrindo enquanto olham para baixo. A imagem representa habilidades socioemocionais em um ambiente de trabalho.Grupo de pessoas reunidas em uma roda, estão sorrindo enquanto olham para baixo. A imagem representa habilidades socioemocionais em um ambiente de trabalho.

Você sabe o que são habilidades socioemocionais? Gestores e líderes de empresas têm se tornado cada vez mais conscientes a respeito desse tema e do impacto das relações humanas em um empreendimento.

Conhecer as principais competências socioemocionais e auxiliar seus colaboradores a desenvolvê-las pode ser o primeiro passo para tornar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Pensando nisso, criamos um guia completo sobre este tema. Se desejar saber mais sobre o assunto e descobrir como promover essas habilidades em sua equipe, confira nosso artigo a seguir.

O que são habilidades socioemocionais?

As habilidades socioemocionais, também chamadas de soft skills, são qualidades relacionadas à interação, comunicação e resolução de conflitos, entre outros aspectos necessários para uma boa convivência no ambiente de trabalho.

As competências socioemocionais abrangem tanto o relacionamento entre diferentes colaboradores (habilidades interpessoais) quanto a relação que uma pessoa estabelece consigo mesma (habilidades intrapessoais).

Sendo assim, esse tema engloba assuntos relacionados à boa comunicação, assertividade, autoconhecimento e evolução pessoal.

Por fim, é importante ressaltar que estas habilidades se manifestam no modo de agir, pensar, se relacionar, se comunicar e também na forma como as pessoas encaram o mundo.

Exemplos de habilidades socioemocionais

Cinco pessoas estão sorrindo reunidas em uma sala, estão unidas em frente a um único computador. 
Colaboradores que identificam suas habilidades emocionais, conseguem gerenciar melhor as suas emoções e se organizar no ambiente de trabalho!

Para que você possa entender melhor o que são habilidades socioemocionais, preparamos uma lista na qual detalhamos algumas das principais competências deste grupo e explicamos a sua relação com o mercado de trabalho.

Empatia

A empatia é a habilidade de entender o ponto de vista, os sentimentos ou se colocar no lugar de outra pessoa.

Sendo assim, essa competência socioemocional ajuda a criar vínculos mais fortes e a integrar uma equipe no ambiente de trabalho.

Curiosidade e criatividade

Por sua vez, a curiosidade e a criatividade são habilidades socioemocionais intrapessoais, ou seja, são próprias de uma pessoa e não se baseiam no relacionamento de diversos colaboradores. 

Incentivar funcionários a desenvolver estas competências é de grande importância, pois pode promover a inovação, descobertas e aumentar a produtividade de uma empresa.

Liderança e iniciativa

Tomar iniciativas, assumir a liderança de projetos e assumir responsabilidades são habilidades socioemocionais que possuem relações entre si. 

É importante que um colaborador, além de estar disposto a tomar a frente, saiba como respeitar seus companheiros de trabalho neste processo, desenvolvendo a empatia, por exemplo.

Adaptabilidade

No mundo corporativo diversos imprevistos acontecem. Por exemplo: mudanças de prazos, desfalques inesperados na equipe, mudança de posicionamento por parte de um cliente etc.

Por isso, neste momento é importante ter adaptabilidade, ou seja, a capacidade de se ajustar a novos desafios e resolver problemas de forma rápida.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é a capacidade de avaliar e interpretar de forma objetiva os acontecimentos ou interações que ocorrem durante um dia, respondendo da melhor forma possível a diferentes situações.

Trabalhar essa habilidade em um ambiente de trabalho pode fazer com que sejam evitados conflitos e as atividades do dia a dia sejam feitas de forma mais eficaz.

Qual a importância das habilidades socioemocionais?

Agora que você já sabe o que são habilidades socioemocionais e conhece alguns exemplos, deve estar percebendo os motivos pelos quais estas são tão importantes.

Em primeiro lugar, enfatizamos que desenvolver as qualidades listadas acima pode ajudar uma pessoa a ter uma comunicação melhor, reduzindo conflitos e embates, por exemplo.

Ao mesmo tempo, as habilidades socioemocionais também permitem a criação de relacionamentos mais fortes, uma vez que os envolvidos podem se expressar de maneira mais assertiva.

Por fim, desenvolver essas competências também auxilia um indivíduo a ter sucesso em sua carreira! Afinal, habilidades como facilidade para trabalhar em grupo e liderança são cruciais para o mercado de trabalho.

Habilidades socioemocionais e o ambiente de trabalho

Incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais proporciona diversos benefícios para o ambiente de trabalho, como a criação de um espaço mais saudável e produtivo.

A melhora do clima organizacional ocorre, por exemplo, porque os colaboradores passam a resolver conflitos de forma mais pacífica. Sendo assim, o número de atritos diminui e a cooperação se fortalece.

Uma empresa que foca em aprimorar habilidades socioemocionais também retém mais talentos e aumenta a produtividade, já que cria um ambiente no qual os colaboradores sentem prazer em trabalhar.

Por fim, ressaltamos que as habilidades interpessoais também envolvem uma comunicação bem estruturada e assertiva, o que ajuda a evitar problemas, simplifica tarefas e previne mal entendidos ou execução errada de trabalhos.

O papel do gestor neste cenário

Homem parado de costas para uma mesa com uma equipe de colaboradores, está sorrindo enquanto olha para frente. Em sua mão, há um notebook fechado.
Desenvolver treinamentos para a equipe é essencial para trabalhar as habilidades socioemocionais do time!

O gestor tem papel fundamental no desenvolvimento socioemocional dos colaboradores de uma empresa! Este pode fomentar as habilidades socioemocionais e ajudar os colaboradores a criarem um ambiente mais saudável e produtivo.

Ao mesmo tempo, também cabe ao gestor ser um exemplo. Sendo assim, é necessário saber com detalhes o que são habilidades socioemocionais e trabalhar estas em si mesmo, para incentivar os colaboradores em seguida.

Por fim, existem ainda outros métodos que podem ser utilizados para este objetivo. Por isso, trouxemos uma lista com algumas das atividades que uma empresa pode adotar.

Treinamentos

Workshops, palestras e outros tipos de treinamento são modos de desenvolver habilidades socioemocionais em colaboradores de uma empresa.

O gestor pode organizar eventos deste estilo e promover uma maior conscientização sobre estas competências. Ao mesmo tempo, convidar palestrantes externos e profissionais da área também pode ser uma boa ideia. 

Feedbacks

Os feedbacks podem ser usados de duas maneiras diferentes. Em primeiro lugar, como um reforço positivo, dando ênfase a comportamentos assertivos dos colaboradores e incentivando a repetição destes.

Por outro lado, os feedbacks também podem ser negativos. Neste cenário cabe ao gestor demonstrar em que pontos o colaborador deve melhorar e quais habilidades socioemocionais devem ser construídas.

Exemplos práticos

Uma outra atividade que ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais são os exemplos práticos. O gestor pode fornecer algumas situações e pedir para que os colaboradores respondam como resolveria este caso.

Por fim, é possível debater as respostas e chegar a um consenso sobre a melhor saída para a situação. Esta prática envolve os funcionários e, ao mesmo tempo, desenvolve competências socioemocionais na equipe.

Fomentar a comunicação assertiva

Expressar com clareza o que deve ser feito em uma tarefa e transmitir ideias de forma precisa é uma competência socioemocional que permite evitar diversos problemas no ambiente de trabalho. 

Um gestor pode fomentar essa habilidade promovendo workshops, incentivando a comunicação entre diferentes setores ou promovendo um ambiente seguro para comunicação.

Recompensas

Por fim, uma última estratégia que pode ajudar a tornar os colaboradores de uma equipe mais habilidosos na questão socioemocional é oferecer recompensas por resultados positivos.

Portanto, os gestores podem criar um sistema que forneça prêmios para equipes que conseguirem resolver conflitos de forma positiva ou tiverem bons exemplos de comunicação assertiva.

Um ambiente de trabalho mais saudável

Além de trabalhar o desenvolvimento destas competências e ajudar os colaboradores a entenderem o que são habilidades socioemocionais, existem ainda outras formas de tornar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Um exemplo é aplicar técnicas da Psicologia Organizacional, otimizando rotinas e promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo.

Ao mesmo tempo, saber como lidar com a pressão e evitar sobrecarregar colaboradores também é necessário!

E se quiser saber mais sobre gestão de empresas e obter dicas para sua companhia, continue a leitura de artigos em nosso blog e aprenda mais sobre este assunto de forma fácil e rápida.

publicado em inovação.

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