carrinho
home blog inovação Plano de ação para atingir metas de vendas
dica varejo

Plano de ação para atingir metas de vendas

Mãos de uma pessoa sobre uma mesa azul. Ela segura um pedaço de cartolina recortado no formato de linha de crescimento logo acima de um gráfico de barras impresso em folha sulfite, representando a eficácia de um plano de ação para atingir metas de vendas.

Para um crescimento saudável, toda e qualquer empresa precisa traçar objetivos a serem alcançados. Eles vão direcionar os investimentos e focalizar os esforços do time.

E é para isso que serve um plano de ação para atingir metas de vendas. Com ele, você terá uma visão geral da situação atual da empresa e do que é preciso para alcançar as metas. Ou, então, vai ter todas as informações necessárias para traçar metas realistas.

Acompanhe o texto a seguir para ter uma ideia melhor do que é um plano de ação para atingir metas de vendas e aprender a montar o seu.

O que é um plano de ação para atingir metas de vendas?

É um documento que vai conter as principais metas estabelecidas e as estratégias traçadas para alcançá-las. Essas metas podem ser gerais, válidas para a empresa toda, ou segmentadas por área.

A elaboração desse plano de ação deve passar por rigorosas etapas de análise e monitoramento. Isso porque as metas que nele serão colocadas devem condizer com a realidade da empresa.

Agindo como um guia para escalar ou iniciar as vendas, o plano de ação pode ser usado para divulgação de um produto, redução de custos, aumento de produtividade, melhoria dos processos internos, etc.

Nele, também podem ser incluídos os KPIs (indicadores de performance) a serem monitorados, fornecendo a todas as áreas envolvidas uma melhor visão dos objetivos almejados.

Qual a importância de um plano de ação para atingir metas de vendas?

Com as metas estabelecidas no plano de ação, você pode comparar a performance real da empresa com aquilo estabelecido no documento. Isso vai te dar uma ideia sobre o crescimento, a retração ou a estagnação do negócio.

Essas informações (o que você acredita que a empresa pode alcançar vs. o que ela realmente alcançou) vão te ajudar a nutrir um crescimento sustentável.

Além disso, o plano de ação cria um maior alinhamento entre a área comercial e os demais setores envolvidos. Isso gera mais clareza sobre o que deve ser alcançado, direcionando melhor os esforços de todos os departamentos.

Toda a parte de treinamentos e capacitação da equipe também é otimizada. A rotina dos colaboradores pode ser melhor organizada com base nas metas e no que é necessário para alcançá-las.

Um alvo com um dardo cravado em seu centro. Ao redor do ponto central, há várias peças quadradas com letras pintadas, formando a palavra ?SUCCESS? (SUCESSO em português).
Um plano de ação bem elaborado não só vai te ajudar a atingir suas metas, como também superá-las.

Como elaborar um plano de ação para atingir metas de vendas

Um plano de ação, como o próprio nome sugere, exige planejamento. E todo planejamento é composto por uma fase prévia, de pesquisa, coleta de dados e informações, seguida pela adoção de metas, parâmetros e objetivos.

Em seguida, coloca-se a mão na massa, executando tudo que foi estabelecido na etapa anterior. E, por fim, mede-se os resultados para ver se todo esse planejamento foi efetivo.

Veja, a seguir, um passo a passo de como elaborar seu próprio plano de ação para atingir metas de vendas:

1. Faça um diagnóstico da situação atual

Seguindo a lógica estabelecida acima, o primeiro passo consiste em diagnosticar a situação atual do negócio. Destrinche o seu processo de vendas e veja em quantas etapas ele está dividido.

A partir daí, faça algumas perguntas (e busque nos dados as respostas): qual a efetividade de cada uma dessas etapas? Quantos clientes passam por todas elas, até chegar na conversão? Há necessidade de manter a quantidade atual de etapas? É possível simplificar esse processo, para tornar a jornada de compra mais intuitiva?

Feito isso, olhe também para o desempenho do seu time de vendas. Se o processo for efetivo, mas, mesmo assim, as vendas não estiverem acontecendo, pode ser uma questão com as pessoas.

Seu time está suficientemente motivado? Os colaboradores entendem todas as etapas do processo de vendas? A comunicação entre eles e os demais setores é eficiente?

Essa é uma etapa de muitas perguntas, na qual as respostas vão te dar um panorama completo sobre o seu atual modelo de vendas.

2. Analise o mercado e a concorrência

Ainda na linha de coleta de informações, analisar o mercado e seus principais concorrentes também vai ser útil. Observar as principais tendências do seu segmento de mercado pode te dar uma vantagem competitiva e atrair mais o público.

Ver o que os concorrentes estão fazendo pode te dar insights valiosos. Como fazer algo que eles estão fazendo e que dá certo. Ou, então, fazer algo que eles não estão fazendo e ser pioneiro na sua área.

3. Defina os objetivos e metas

Agora é hora de unir as informações colhidas nas duas etapas anteriores com o conhecimento que só você tem sobre o seu negócio para criar metas realistas:

  • Com base na situação atual do negócio, quanto é possível crescer em vendas em X meses?
  • Qual vai ser o foco do plano de ação? Ganhar mais clientes? Aumentar o faturamento?
  • Seu time está preparado para realizar essa meta? Caso a resposta seja negativa, você tem condições de treiná-los e prepará-los para estarem?
  • Há recursos humanos e financeiros para colocar em prática esse plano de ação?

Sim, mais perguntas? Mas, diferente das primeiras, focadas em entender a realidade da empresa, aqui, você vai usá-las para definir onde quer chegar.

Defina metas que estejam dentro do seu alcance. Objetivos irreais e inalcançáveis só vão gerar frustração e prejuízo mais tarde.

Mais uma dica: não foque apenas em metas abrangentes, como crescer X% em um ou dois anos. Crie metas um pouco menores, como alcançar X de vendas nos próximos três meses. Se alcançadas, essas metas menores vão gerar uma sensação de progresso mais rápido.

Mulher fazendo anotações em post-its amarelos colados em um painel de vidro.   
Dica: anote tudo que você está definindo como objetivos. Isso serve para ?materializar? suas metas.

4. Crie estratégias e ações

Agora, você já sabe as condições do seu negócio e as metas. Como vai fazer para alcançá-las? É isso que você vai definir nesta etapa.

Reúna os principais responsáveis por cada setor envolvido no processo de vendas e crie estratégias que contemplem tudo que foi discutido até então.

Por exemplo, os dados colhidos no início do processo mostraram que você precisa melhorar ou diversificar ainda mais os canais de marketing. O que fazer para resolver essa questão? Você pode investir em novos canais e explorar diferentes possibilidades dentro dos canais que já usa. Essa etapa vai ser fundamental para o que vem a seguir.

5. Monte um processo de vendas eficiente

Se você já tem um processo de vendas estruturado, use todas as informações do plano de ação para lapidá-lo. Se você ainda não tem um, monte-o da melhor forma possível.

O importante é mapear a jornada do cliente e verificar como está sua experiência de compra. O plano de ação para atingir metas de vendas deve entregar para o consumidor uma ótima experiência.

6. Treine a equipe

Com o processo de vendas montado e padronizado, você vai precisar treinar sua equipe, para que todos estejam habituados ao novo modelo.

Tanto os funcionários com algum tempo de casa, quanto os recém-chegados, precisam passar por essa trilha de treinamentos. Todos devem estar aptos a desempenhar suas funções dentro do que é esperado no plano de ação para atingir metas de vendas.

Mulher escrevendo em uma lousa, enquanto olha para as pessoas que a assistem
Reforce o treinamento sempre que necessário, com etapas de avaliação e reciclagem.

7. Monitore os resultados

E, é claro, que, depois de todo esse trabalho, você precisa ver se ele gerou resultados. Acompanhe os KPIs e métricas escolhidos lá no início, veja o quanto sua receita aumentou ou diminuiu com o plano de ação.

Mantenha um monitoramento constante das metas estabelecidas, até para que você possa ir ajustando as coisas durante o processo.

Gostou do texto e das dicas para montar um plano de ação para atingir metas de vendas? Então, acompanhe nosso blog para mais informações sobre empreendedorismo e inovação!

publicado em inovação.

tags .

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais