carrinho
home blog empreendedorismo Soft skills e hard skills para pequenos empreendedores!
dica varejo

Soft skills e hard skills para pequenos empreendedores!

Empreender não é uma tarefa simples! É preciso ter uma série de conhecimentos técnicos e habilidades emocionais e comportamentais para alcançar o sucesso. Neste cenário, entram em ação algumas soft skills e hard skills.

Mas você conhece o significado destes termos? Ou sabe quais são as principais habilidades que podem ajudar um pequeno empreendedor em sua jornada?

Pensando em te ajudar, neste texto preparamos um guia completo sobre soft skills e hard skills. Além disso, também vamos te auxiliar a descobrir quais habilidades são mais necessárias para um pequeno empreendedor. Confira a seguir!

O que são soft skills e hard skills?

As soft skills e hard skills são dois grupos de competências emocionais, comportamentais e técnicas, que podem ser aplicadas no ambiente profissional. 

Estes conceitos são amplamente utilizados por equipes de RH e no empreendedorismo. Aprender sobre elas pode te ajudar a crescer mais rápido profissionalmente.

O primeiro grupo, das soft skills, se refere às habilidades emocionais e comportamentais, ou seja, ao modo como uma pessoa lida com situações no ambiente de trabalho, como interage com seus colegas e como resolve problemas com os clientes, por exemplo.

Por sua vez, o segundo grupo, das hard skills, é formado pelas competências técnicas. Em outras palavras, são conhecimentos específicos de uma área que podem ser obtidos por meio de cursos ou com a experiência, como criar planilhas ou cadastrar produtos em um sistema.

A importância das soft skills e hard skills no empreendedorismo

O conhecimento e desenvolvimento de soft skills e hard skills pode ajudar um empreendedor iniciante a impulsionar o seu negócio e ter resultados concretos de forma mais rápida. 

Afinal, é necessário estar pronto para lidar com todos os tipos de desafios que surgem no dia a dia de uma empresa.

Soft skills para empreendedorismo

Existem algumas soft skills que podem ajudar empreendedores iniciantes em sua jornada. Tenha em mente que estas são habilidades emocionais e comportamentais, portanto, o desenvolvimento depende de fatores como autoconhecimento, feedbacks de clientes e prática.

Criatividade

A criatividade é uma das soft skills que mais ajuda o empreendedor em sua jornada. Em primeiro lugar, esta permite ao empresário ter ideias inovadoras de negócio e explorar nichos de mercado ainda sem concorrentes. Além de permitir criar novas ideias de divulgações para seus produtos.

Ao mesmo tempo, a criatividade também é um fator-chave na solução de problemas, permitindo explorar soluções inéditas e dando ao empreendedor a oportunidade de resolver conflitos sem grandes prejuízos.

Proatividade

A proatividade é uma habilidade que envolve tomar a frente de uma situação e resolver ou evitar problemas. Por exemplo, abordar o cliente para dizer que está à disposição caso ele precise de alguma ajuda.

Trabalhar e desenvolver a proatividade pode ser a chave para ter o seu negócio nos trilhos e evitar o acúmulo de pendências. Por isso, sempre que possível tente guiar as suas ações com esta habilidade em foco.

Liderança

Se você deseja abrir um negócio próprio e empreender, ou já iniciou suas atividades, provavelmente já possui um perfil de liderança. No entanto, pode ser uma boa opção trabalhar essa soft skill e desenvolver ainda mais esta competência.

Isso porque a liderança, além de indicar caminhos para os colaboradores, pode servir de exemplo para criar um clima organizacional desejado na empresa e inspirar colaboradores a darem o seu máximo.

Comunicação

Dentre as diversas soft skills e hard skills existentes, a comunicação é uma das mais importantes. Para um empreendedor, esta servirá para estabelecer vínculos com os clientes, resolver problemas com funcionários, negociar com fornecedores, etc.

Para estabelecer uma boa comunicação, é preciso pensar em como eliminar ruído, ou seja, não criar confusões no processo. Por isso, sempre tente fornecer informações de forma clara e assertiva para o receptor, e adequar a linguagem para o cliente ou fornecedor, por exemplo.

Uma mulher atrás do balcão de uma loja, entregando as compras de um cliente em uma sacola preta.
O cuidado e a atenção com o cliente devem estar presentes no dia a dia e em campanhas de divulgação da loja e de produtos.

Trabalho em equipe

Por fim, a habilidade de trabalhar em equipe também é uma das soft skills que devem ser buscadas por empreendedores iniciantes. Esta pode ajudar em diversos momentos, permitindo resoluções de conflito mais tranquilas e uma maior fluidez das atividades da empesa.

É importante que um líder não apenas indique o caminho, mas também se envolva e participe efetivamente em todos os processos de seu empreendimento, pelo menos no início.

Exemplos de hard skills para empreendedores

Além das soft skills, existem também hard skills cruciais para o sucesso de um empreendedor. Ao contrário das competências listadas anteriormente, estas podem ser obtidas em cursos, aulas e treinamentos, por exemplo.

Confira mais informações sobre estas habilidades e descubra como começar a desenvolvê-las nos tópicos abaixo:

Conhecimentos de informática

Noções básicas de informática são necessárias para empreendedores de todas as áreas. Afinal, mesmo que a sua empresa trabalhe apenas de modo presencial, ainda será necessário operar sistemas de caixa, estoque, etc.

Sendo assim, é recomendável que um pequeno empreendedor tenha conhecimentos básicos de Excel, Word e até mesmo busque alguns cursos sobre como criar sites em plataformas como WordPress.

Gestão de mídias sociais

A presença nas mídias sociais melhora a captação de novos clientes, cria um ?cartão de visitas? para o seu negócio e pode ajudar a alavancar as vendas. Estar presente no meio digital significa visibilidade, pois muitos clientes realizam buscas online antes de fazer uma compra.

Para desenvolver essa hard skill é possível recorrer a cursos que ensinam como produzir conteúdo para redes sociais e gerir estas mídias, ou procurar por vídeos sobre o tema no YouTube. Ao mesmo tempo, sites como o Canva podem te ajudar nesta tarefa.

Finanças

Dentre as soft skills e hard skills necessárias para ser um empresário de sucesso, o conhecimento de finanças possui grande destaque. É crucial que o empreendedor tenha controle financeiro de seu negócio e saiba como anda o pagamento das contas e a estrutura de custos

Sendo assim, vale tomar cuidado para não esquecer de calcular os impostos e definir metas para a saúde financeira do seu negócio. Neste momento, a organização e o uso de softwares como o Excel podem ser grandes aliados de um empreendedor.

Pessoa na frente de um notebook aberto com um papel com tabelas, segurando uma caneta.
O estudo de hard skills e soft skills deve fazer parte da rotina de um pequeno empreendedor.

Habilidades de vendas

Existem diversas técnicas de vendas que podem ser usadas para convencer um cliente a optar por um produto ou serviço. Portanto, empreendedores iniciantes podem estudar sobre o assunto e obter habilidades que ajudem a realizar mais conversões.

Ao mesmo tempo, é necessário lembrar que a habilidade de vender também envolve soft skills como uma boa comunicação.

Capacidade de analisar o mercado

A última habilidade de nossa lista de soft skills e hard skills é a capacidade de analisar o mercado. Empreendedores iniciantes podem desenvolvê-la ao pesquisarem sobre os seus competidores e elaborar análises de mercado.

Conhecer os concorrentes é a chave para traçar estratégias que ajudem a obter o sucesso e criar diferenciais competitivos para a sua marca, se destacando de outras empresas que oferecem produtos ou serviços parecidos.

O desenvolvimento de soft skills e hard skills deve ser constante. Sendo assim, um empreendedor deve sempre buscar por novos cursos, formações e refinar as suas competências. Se quiser saber mais sobre o assunto e receber mais dicas, continue em nosso blog e confira mais artigos sobre empreendedorismo e varejo!

publicado em empreendedorismo.

tags .

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais