carrinho
home blog inovação Tendências no varejo para faturar mais em 2024!
dica varejo

Tendências no varejo para faturar mais em 2024!

Um homem, de frente para a imagem, utilizando uma espécie de caneta para ?desenhar? na tela. Ele faz um gráfico de linha, representando o aumento no faturamento trazido pelas tendências no varejo para 2024.Um homem, de frente para a imagem, utilizando uma espécie de caneta para ?desenhar? na tela. Ele faz um gráfico de linha, representando o aumento no faturamento trazido pelas tendências no varejo para 2024.

Estar antenado nas principais tendências no varejo para os próximos meses ou anos é essencial para todo e qualquer empreendedor do setor.

Isso porque lojas que adotam as mais recentes práticas do mercado saem na frente da concorrência. E o contrário também é válido: não adotá-las vai te deixar para trás.

Para te ajudar a visualizar melhor as tendências no varejo para 2024, preparamos este artigo com algumas coisas nas quais você pode investir. Confira!

Quais são as principais tendências no varejo para 2024?

Melhorar a experiência de compra do cliente e, consequentemente, vender mais é o grande objetivo de qualquer nova estratégia para o varejo. E o que o mercado está apresentando para o futuro próximo não foge disso.

A seguir, vamos apresentar algumas das principais tendências no varejo para 2024 baseadas no comportamento de compra dos consumidores. Confira:

Critérios para escolher uma loja

Você já parou para pensar no que faz as pessoas escolherem a sua loja ou a do concorrente? Pois é, esse fator é importantíssimo até para saber como proceder com outras tendências citadas neste artigo.

No varejo físico, experiências sensoriais são um grande diferencial e, também, um ótimo chamariz. Afinal, se as pessoas estão deixando de lado a conveniência de comprar online, elas precisam ser impactadas por algo que só pode ser experimentado pessoalmente.

Elementos visuais atrativos, como uma boa vitrine, são muito bem-vindos. Além disso, em uma loja, o cliente tem a chance de tocar, cheirar e até experimentar o produto. Se o seu estabelecimento oferece essas opções, você já está um passo à frente dos demais.

Mas, é claro que não é só isso. O que também chama a atenção do consumidor é a possibilidade de comprar e já sair com o produto em mãos. Diferente do online, que tem o tempo de entrega, no varejo físico, o produto já se encontra na loja. E esse é um dos motivos para sempre manter seu estoque bem abastecido.

Mais um fator que pode ser determinante na escolha da loja por parte do consumidor é o atendimento. Por vezes, as pessoas querem ser atendidas por alguém real, para poder perguntar, conversar, tirar dúvidas, tudo ali na hora. Oferecer um bom atendimento vai fazer com que seu negócio se destaque.

Uma mulher andando pelo corredor de uma loja de cosméticos e olhando para os produtos. Ele estica um dos braços para alcançar a prateleira. 
Muitos fatores influenciam nessa decisão, dentre eles, a organização da loja.

Estratégias omnichannel

Agora, vamos começar a mesclar os varejos físico e online. Até porque uma estratégia omnichannel funciona exatamente assim: oferecendo ao consumidor uma variedade de canais que podem ser utilizados para concluir a compra.

Se você tem lojas físicas e virtuais, pode tirar proveito dessa integração. As pessoas vão pesquisar os preços através da loja virtual e comprar na física. Ou, então, comprar na virtual e retirar na física. Comprar na física e pedir para entregar em casa. São muitas possibilidades dentro dessa tendência no varejo.

Marketplaces

Existem muitas formas de se trabalhar com uma loja virtual. Você pode investir em um aplicativo, em um e-commerce, até em social commerce (como veremos a seguir). Uma opção que se tornou bastante popular em tempos recentes e virou tendência no varejo são os marketplaces.

Com eles, você não precisa criar uma loja virtual do zero. Você anuncia os seus produtos em uma plataforma já pronta. Isso facilita muito o início e a manutenção da operação.

Social Commerce

O social commerce é uma modalidade de vendas na qual os produtos e serviços são promovidos através das mídias sociais. Muita gente já usa as redes sociais para pesquisar e comprar coisas. E, considerando o alto tráfego dessas plataformas, ?muita gente? significa muita gente mesmo.

Você pode aproveitar esse intenso fluxo de pessoas e expôr seus produtos/serviços no Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e em qualquer outra rede que seus consumidores utilizem. Uma identidade visual bem construída é meio caminho andado aqui.

Fazer uma pesquisa entre seus clientes para saber quais redes eles mais usam será bastante útil. Assim, você conseguirá ter uma visão melhor e adotar uma estratégia mais assertiva.

Uma vertente do social commerce que também pode ser explorada como tendência no varejo para 2024 é a live commerce. Fazer lives, ou transmissões ao vivo, para promover produtos não é uma prática tão recente. Porém, ela ganhou muita popularidade de 2020 em diante, principalmente durante a pandemia.

Através das lives, é possível trabalhar um elemento tão buscado pelos consumidores: a interação. Por mais que seja virtual, os seguidores têm contato com quem está por trás dos produtos e serviços oferecidos. Isso pode gerar mais transparência, credibilidade e confiança.

Mulher ruiva vestindo moletom azul claro e mexendo no celular enquanto segura sacolas de compras.
Algumas das tendências no varejo para 2024 envolvem ferramentas ou tecnologias já existentes sendo utilizadas a favor das vendas.

Personalização da experiência

Muito mais do que apenas comprar em sua loja, os clientes também vão ficar atentos à experiência de compra proporcionada. Isso envolve todas as etapas do processo, desde o atendimento e recepção até a entrega do produto ou a prestação do serviço.

Uma boa experiência de compra é o que vai encantar e reter seus clientes. Sabendo disso, uma das tendências no varejo para 2024 é o próximo passo na evolução natural desse conceito: a personalização da experiência.

Para tornar a jornada de compra do consumidor verdadeiramente memorável, você precisa oferecer uma experiência de compra que pareça ter sido feita sob medida para ele.

A comunicação, o atendimento, as ofertas, tudo é personalizado para que o cliente se sinta como um indivíduo único e não apenas mais uma pessoa que entrou naquela loja.

Para alcançar esse nível de personalização, você precisa conhecer bem seu público. Aqui, aquelas pesquisas citadas acima vêm a calhar. Através delas, você vai coletar informações preciosas para ir moldando a experiência de compra dos seus clientes.
Gostou de ficar por dentro das principais tendências no varejo para 2024? Então, acesse nosso blog e confira outras dicas de inovação e empreendedorismo!

publicado em inovação.

tags .

assuntos relacionados
Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.Uma imagem close-up em uma mesa de escritório, que contém uma calculadora, um notebook, papéis e um caderno onde uma mão segura uma caneta sobre.

como calcular preço de venda

Como calcular preço de venda: veja 6 dicas

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é de como calcular preço de venda de maneira correta, com margem de lucro atrativa. Independente de você estar abrindo uma loja agora ou se já está no mercado há alguns anos, manter o produto com valor atualizado é essencial para garantir a saúde financeira da empresa.  Embora possa […]

ver mais
Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.Na imagem a filha está fazendo uma surpresa de dia das mães para sua mãe. Enquanto ela esconde a caixa de presentes nas costas, a mãe está sentada no sofá em frente a ela com uma expressão animada.

empreendedorismo, loja, negócio

8 ações de dia das mães para vender mais!

O Dia das Mães é mais do que uma simples celebração, é um momento de expressar gratidão e reconhecimento pelo amor incondicional e dedicação das mães. No Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo de maio e representa uma das épocas mais fortes para o comércio. É uma oportunidade única para os empreendedores impulsionarem […]

ver mais

comissão de vendas, loja, varejo

Como calcular comissão de vendas? Aprenda em 5 passos!

A comissão de vendas é uma das formas de bonificação mais utilizadas no mercado. Ela traz vantagens tanto para vendedores quanto para os empreendedores, pois sua ideia principal é compensar os trabalhadores conforme suas vendas, motivando-os ainda mais a entregarem resultados.  No entanto, apesar de ser uma estratégia amplamente empregada pelos negócios, muitas pessoas ainda […]

ver mais

clientes, empreendedorismo, loja

8 dicas para melhorar o fluxo de clientes na sua loja!

Construir estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja é uma das principais maneiras de manter a saúde financeira do seu negócio e potencializar a sua carteira de consumidores. E, apesar de parecer óbvio, colocar esse pensamento em prática não é tão simples quanto parece, pois exige planejamento e cuidado. Oferecer produtos de qualidade […]

ver mais